Você sabe qual o significado para a expressão
maioridade penal?

Leia os artigos abaixo,
em seguida responda a questão:

Após conhecer o universo de vida dos meninos do trapiche de Jorge Amado, a criação de leis que lidam com os menores infratores torna a realidade dos meninos moradores de rua diferente?
Ao responder, posicione-se e argumente em favor daquilo que acredita.

Vale 1,0 na média se articular uma resposta convincente.



Sobre a redução da maioridade legal
Redução da maioridade penal


José Heitor dos Santos
Promotor de Justiça no Estado de São Paulo
Mestre em Direito Público
Professor de Direito Processual Civil na Unip, no Estado de São Paulo
Sócio-fundador da AREJ – Academia Riopretense de Estudos Jurídicos





No Brasil, a maioridade penal já foi reduzida: Começa aos 12 anos de idade. A discussão sobre o tema, portanto, é estéril e objetiva, na verdade, isentar os culpados de responsabilidade pelo desrespeito aos direitos e garantias fundamentais da criança e do adolescente, previstos na Constituição Federal.

O maior de 18 anos de idade que pratica crimes e contravenções penais (infrações penais) pode ser preso, processado, condenado e, se o caso, cumprir pena em presídios. O menor de 18 anos de idade, de igual modo, também responde pelos crimes ou contravenções penais (atos infracionais) que pratica.

Assim, um adolescente com 12 anos de idade (que na verdade ainda é psicologicamente uma criança), que comete atos infracionais (crimes), pode ser internado (preso), processado, sancionado (condenado) e, se o caso, cumprir a medida (pena) em estabelecimentos educacionais, que são verdadeiros presídios.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, ao adotar a teoria da proteção integral, que vê a criança e o adolescente (menores) como pessoas em condição peculiar de desenvolvimento, necessitando, em conseqüência, de proteção diferenciada, especializada e integral, não teve por objetivo manter a impunidade de jovens, autores de infrações penais, tanto que criou diversas medidas sócio-educativas que, na realidade, são verdadeiras penas, iguais àquelas aplicadas aos adultos.

Assim, um menor com 12 anos de idade, que mata seu semelhante, se necessário, pode ser internado provisoriamente pelo prazo de 45 dias, internação esta que não passa de uma prisão, sendo semelhante, para o maior, à prisão temporária ou preventiva, com a ressalva de que para o maior o prazo da prisão temporária, em algumas situações, não pode ser superior a 10 dias. Custodiado provisoriamente, sem sentença definitiva, o menor responde ao processo, com assistência de advogado, tem de indicar testemunhas de defesa, senta no banco dos réus, participa do julgamento, tudo igual ao maior de 18 anos, mas apenas com 12 anos de idade. Não é só. Ao final do processo, pode ser sancionado, na verdade condenado, e, em conseqüência, ser obrigado a cumprir uma medida, que pode ser a internação, na verdade uma pena privativa de liberdade, em estabelecimento educacional, na verdade presídio de menores, pelo prazo máximo de 3 anos.

A esta altura, muitos devem estar se perguntando: Mas a maioridade penal não se inicia aos 18 anos de idade?

Sim e não!

A Constituição Federal (art. 228) e as leis infraconstitucionais, como por exemplo o Código Penal (art. 27), o Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 104) dizem que sim, ou seja, que a maioridade penal começa aos 18 anos, contudo o que acontece na prática é bem diferente, pois as medidas sócio-educativas aplicadas aos menores (adolescentes de 12 a 18 anos de idade) são verdadeiras penas, iguais as que são aplicadas aos adultos, logo é forçoso concluir que a maioridade penal, no Brasil, começa aos 12 anos de idade.

Vale lembrar, nesse particular, que a internação em estabelecimento educacional, a inserção em regime de semiliberdade, a liberdade assistida e a prestação de serviços à comunidade, algumas das medidas previstas no Estatuto da Criança e do adolescente (art. 112), são iguais ou muito semelhantes àquelas previstas no Código Penal para os adultos que são: prisão, igual à internação do menor; regime semi-aberto, semelhante à inserção do menor em regime de semiliberdade; prisão albergue ou domiciliar, semelhante a liberdade assistida aplicada ao menor; prestação de serviços à comunidade, exatamente igual para menores e adultos.

É verdade que ao criar as medidas sócio-educativas, o legislador tentou dar um tratamento diferenciado aos menores, reconhecendo neles a condição peculiar de pessoas em desenvolvimento. Nessa linha, as medidas deveriam ser aplicadas para recuperar e reintegrar o jovem à comunidade, o que lamentavelmente não ocorre, pois ao serem executadas transformam-se em verdadeiras penas, completamente inócuas, ineficazes, gerando a impunidade, tão reclamada e combatida por todos.

No processo de sua execução, esta é a verdade, as medidas transformam-se em castigos, revoltam os menores, os maiores, a sociedade, não recuperam ninguém, a exemplo do que ocorre no sistema penitenciário adotado para os adultos.

A questão, portanto, não é reduzir a maioridade penal, que na prática já foi reduzida, mas discutir o processo de execução das medidas aplicadas aos menores, que é completamente falho, corrigi-lo, pô-lo em funcionamento e, além disso, aperfeiçoá-lo, buscando assim a recuperação de jovens que se envolvem em crimes, evitando-se, de outro lado, com esse atual processo de execução, semelhante ao adotado para o maior, que é reconhecidamente falido, corrompê-los ainda mais.
O Estado, Poder Público, Família e Sociedade, que têm por obrigação garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente (menores), não podem, para cobrir suas falhas e faltas, que são gritantes e vergonhosas, exigir que a maioridade penal seja reduzida.

Para ilustrar, vejam quantas crianças sem escola (quase três milhões) e sem saúde (milhões) por omissão do Estado; quantas outras abandonadas nas ruas ou em instituições, por omissão dos pais e da família; quantas sofrendo abusos sexuais e violências domésticas por parte dos pais e da família; quantas exploradas no trabalho, no campo e na cidade (cerca de 7,5 milhões), sendo obrigadas a trabalhar em minas, galerias de esgotos, matadouros, curtumes, carvoarias, pedreiras, lavouras, batedeiras de sisal, no corte da cana-de-açúcar, em depósitos de lixo etc, por ação dos pais e omissão do Estado.

A sociedade, por seu lado, que não desconhece todos estes problemas, que prejudicam sensivelmente os menores, não exige mudanças, tolera, aceita, cala-se, mas ao vê-los envolvidos em crimes, muito provavelmente por conta destas situações, grita, esperneia, sugere, cobra, coloca-os em situação irregular e exige, para eles, punição, castigo, internação, abrigo em instituições.

Ora, quem está em situação irregular não é a criança ou o adolescente, mas o Estado, que não cumpre suas políticas sociais básicas; a Família, que não tem estrutura e abandona a criança; os pais que descumprem os deveres do pátrio poder; a Sociedade, que não exige do Poder Público a execução de políticas públicas sociais dirigidas à criança e ao adolescente.

O sistema é falho, principalmente o da execução das medidas sócio-educativas, para não dizer falido, mas o menor, um ser em desenvolvimento, que necessita do auxílio de todos para ser criado, educado e formado, é quem vem sofrendo as conseqüências da falta de todos aqueles que de fato e de direito são os verdadeiros culpados pela sua situação de risco.

Não bastasse isso, o que, por si só, já é extremamente grave, pretendem alguns reduzir a maioridade penal, tentando, com a proposta, diminuir sua culpa e eliminar os problemas da criminalidade, esquecendo-se, porém, além de tantos outros aspectos, que metade da população é composta de crianças e adolescentes, os quais, contudo, são autores de apenas 10% dos crimes praticados.

A proposta de redução busca encobrir as falhas dos Poderes, das Instituições, da Família e da Sociedade e, de outro lado, revela a falta de coragem de muitos em enfrentar o problema na sua raiz, cumprindo ou compelindo os faltosos a cumprir com seus deveres, o que é lamentável pois preferem atingir os mais fracos - crianças e adolescentes -, que muitas vezes não têm, para socorrê-los, sequer o auxílio da família.

Por estes motivos e outros, repudiamos a proposta de redução da maioridade penal, que, se vingar, configurará um "crime hediondo", praticado contra milhões de crianças e adolescentes, que vivem em situação de risco por culpa não deles mas de outros que estão tentando esconder suas faltas atrás desta proposta, que, ademais, se aprovada, não diminuirá a criminalidade, a exemplo do que já ocorreu em outros países do Mundo.

Disponível em http://www.mp.rs.gov.br/infancia/doutrina/id102.htm


Pretérito- Eu não estudei
Tu não te responsabilizaste
Eles não investiram em educação

Presente: Eu depredo, me drogo e agrido
Tu choras
Eles não investem em educação

Futuro: Eu sofrerei
Tu sofrerás
Eles se elegerão.



o

Prazo máximo para publicação no BLOG: 21 de setembro


Comentários

  1. Pelo que deu a entender trago 3 tópicos que,em minha opinião,são alarmantes:
    1º:Quando no artigo é abordado a culpa no Estado(governo)"Ora, quem está em situação irregular não é a criança ou o adolescente, mas o Estado, que não cumpre suas políticas sociais básicas"
    Porém isso não é verdade, pois a culpa pode ser tanto da família que,sem condições necessárias para cuidar de seus filhos, o deixam para conseguirem arranjar dinheiro à família sendo o único modo o furto e outros delitos, e também da sociedade que julga sem mostrar um possível auxílio a esses jovens,também mostrado no trecho: "A sociedade, por seu lado, que não desconhece todos estes problemas, que prejudicam sensivelmente os menores, não exige mudanças, tolera, aceita, cala-se, mas ao vê-los envolvidos em crimes, muito provavelmente por conta destas situações, grita, esperneia, sugere, cobra, coloca-os em situação irregular e exige, para eles, punição, castigo, internação..."
    2º:O artigo não pode mostrar sua posição mas,pelo que EU entendi,não garanto a veracidade,é que ele mostra que diminuir a maioridade penal é o melhor jeito para conter os crimes e delitos que tal jovens cometem antes de chegar a "antiga" maioridade penal que é de 18 anos.Mostra que é o jovem que mata precisa de auxílio psicológico e deixa outros criminosos,apenas que já ultrapassou a maioridade penal
    ,fica ,como auxílio psicológico,na cadeia.
    3º:Por incrível que pareça após mostrar o lado da oposição mostram, também a negatividade do redução da maioridade penal!!Onde é dito a seguinte afirmação:"A questão, portanto, não é reduzir a maioridade penal, que na prática já foi reduzida, mas discutir o processo de execução das medidas aplicadas aos menores, que é completamente falho, corrigi-lo, pô-lo em funcionamento e, além disso, aperfeiçoá-lo, buscando assim a recuperação de jovens que se envolvem em crimes, evitando-se, de outro lado, com esse atual processo de execução, semelhante ao adotado para o maior, que é reconhecidamente falido, corrompê-los ainda mais."
    José Heitor disse que não é necessário a redução mas que é necessário a punição de outra forma para os jovens criminosos...porém,até o momento desta opinião,não consegui imaginar uma maneira possível de outra punição, já que a redução diminuiria a "força" em que o castigo é aplicado por causa de jovens de 12 a 18 anos estarem numa fase de desenvolvimento podendo rebelar-se contra as regras impostas pelo Governo que está em uma decisão aceita por parte da sociedade e rejeitada pelo mesmo.

    Se houve algum argumento que não houve sentido ou ficou muito implícito,por favor esclarecer para consultar e melhorar meu texto.Obrigado

    Natan Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Ops! faltou esse trecho:Com base nas informações acima acredito em minha opinião,que é possível sim os jovens se tornarem melhores, se as leis impostas forem aplicadas corretamente fazendo que os jovens não se rebelem.Grato
    Natan Olivera

    P.S.:A falta deste trecho no comentário anterior foi que mostrei meus tópicos que fizeram eu criar a opinião sobre a pergunta e como queria mostrar como cheguei na conclusão,acabei esquecendo o mais importante: A resposta! Se houve algum argumento que não houve sentido ou ficou muito implícito,por favor esclarecer para consultar e melhorar meu texto e modificar minha opinião sobre a resposta. Grato desde já pela sua compreensão

    ResponderExcluir
  3. Realmente, Natan, não ficou claro o teu posicionamento. Você trabalhou bem o texto ao ponto de quebrá-lo e assim discutir com o autor de acordo com os eixos que lhe permitiram tal debate, entretanto, não houve um posicionamento... você disse que não conseguiu resolver o problema e isto é esperado de vocÊs, pois ainda não possuem maturidade e nem conhecimentos sociológicos suficientes que lhes permitam, mas é possível ditar se vocês concordam ou não com a redução da maioridade penal... sendo assim, eu espero a reorganização do teu pensamento e a articulação daquilo que lhe convem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora eu me posiciono a favor a lei da diminuição da maioridade penal,pois não importa se uma criança de 12 anos roubou um mercado e um jovem de 18 anos matou uma pessoa,crime,por menor que seja,ainda é crime,o que realmente muda é o fato de a punição ser maior.Existem as Fundações Casa,que tratam desses jovens,porém eles se rebelam porque não existe uma lei no Brasil que dê extremamente certo,o que torna os jovens mais propícios a rebeldia,ou seja,é necessário uma forma mais rigorosa da lei brasileira em cima dos jovens, pois todos eles tem direito à educação,saúde e moradia, mas também é necessário impor regras.

      Excluir
    2. É verdade, Natan. Existe uma punição que não converge o jovem para o arrependiento e sim para a rebeldia e a prática de novos delitos.

      Compare tuas colocações... note que a última está sintética, há maior clareza na exposição. Melhorou bastante.

      Você conquistou teu ponto.

      Excluir
  4. Matheus Vinicius 9ªano A
    profª na minha opnião o ato de uma criança responder aos seus atos criminosos da mesma forma que um adulto não é correto. porque nessa idade vc ainda está aprendendo o que é certo e errado, aliás vc passa a vida aprendendo.
    mas puni-los dessa forma os revoltará. vc os tratara como adultos e não como o que verdadeiramente são,crianças.
    crianças ainda tem que aprender entre o certo e o errado e a puniçao usada não trará isso a eles.
    portanto essa puniçao deve ser corrigida, revista e aplicada de uma forma que possa puni-los e educalos a fazer corretamente.assim puni-los e fazendo que eles aprendam com seus proprios erros.
    e a redução da maioridade penal não trata isso a eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, meu papel é corrigi-lo como produtor de texto e nesta situação em especial, observe a escrita a fim de ver que durante um registro formal (atividade escolar) é preciso utilizar as normas discursivas da LP, tal como uso da inicial maiúscula.
      Quanto ao conteúdo do texto, faço uma reflexão: "Crianças ainda têm de aprender entre o certo e o errado..." Por que, para você, elas têm de aprender o errado? Não seria coerente elas saberem diferenciar o certo do errado?
      Releia a tua conclusão, há incoerência nela: ".. A punição deve ser corrigida para que possam ser punidos e educados.... puni-los a fim de que aprendam com os próprios erros..." Estão faltando elementos (expressões) que denotem relação entre as partes informadas.

      Excluir
    2. Professora, estou aqui novamente tentando conquistar meu ponto na média e corrigir meus erros.
      Como havia dito uma criança, menor de idade, responder como um adulto não é correto, ainda mais para crianças moradores de rua, que normalmente não teve afeto e carinho dos pais para lhe ensinar e dar um bom exemplo a eles.
      Uma criança, desde pequena ela tem um "espelho", que nos caso, são seus pais. quando isso não aconteçe eles se espelham no que veêm na rua, que é o crime, a bandidagem, elas aprendem que pra sobreviver na rua, tem que fazer de tudo para conseguir o seu sustento.Mas reduzindo a maioridade penal não irá mudar isso nessas crianças, elas foram criadas assim, o que elas precisam é de amor e carinho, alguem que lhes mostrem o que se deve fazer.
      A puniçao deve haver mas nao da forma de um adulto, pois isso não trará nenhum beneficio a eles, mas trará revolta.
      Uma pessoa que lhes de um bom exemplo, afeto e carinho, irá ensina-los muito mais que uma pena e a redução da maioriadade penal.
      espero ter conseguido atender o que a senhora me pediu.

      Excluir
    3. Agora sim, Matheus.

      1 ponto na média.

      Excluir
  5. Professora, como diz o texto de José Heitor dos Santos, a maioridade penal na verdade já foi reduzida.Pois, as crianças que cometem delitos e tem acima de 12 anos vão para instituições que dizem educá-las e reestruturá-las para assim aprenderem a serem pessoas melhores.Mas, na verdade, essas instituições são verdadeiras prisões, que apenas pioram a situação da criança e do adolescente colocando-os em precariedade emocional e deixando-os mais revoltados ainda.
    Para mim, não iria fazer diferença nenhuma se eles reduzissem a maioridade penal,pois os adolescentes já vivem em prisões,são julgados e cumprem pena da mesma forma de adultos, mas isso não quer dizer que sou a favor, pelo contrário, sou contra essa lei.
    O Poder Público quer reduzir o trabalho de ter que cuidar desses menores infratores, colocando-os de vez em detenções piores ainda do que as Fundações Casa.
    A maioridade penal não deve ser reduzida e o Estado deveria investir melhor o seu dinheiro.As pessoas gastam tanto dinheiro com coisas fúteis e esquecem que têm crianças passando fome, usando drogas e precisando de uma mão para se reerguerem e mostrarem para a sociedade que não precisam apanhar nem serem presos, o que precisam é de atenção e carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelyn, vocÊ consquistou seu ponto na média. PArabéns pelo desenvolvimento da atividade: obter visão crítica a partir da leitura global dos fatos.

      Excluir
    2. Ana Beatriz; 9 ano A

      Concordo com a Evelyn. Quando ela diz: "O Poder Público quer reduzir o trabalho de ter que cuidar desses menores infratores, colocando-os de vez em detenções piores ainda do que as Fundações Casa." seria realmente o que está ocorrendo, pois hoje em dia crianças estão entrando mais cedo na marginalidade e diante dessa situação o Poder Publico quer lavar a suas mãos jogando a responsabilidade para à prisão temporária ou preventiva. Como Evelyn disse, também, essas crianças não precisam apanhar e nem serem presos e sim de atenção e carinho!

      Excluir
    3. Ana Beatriz, e no caso os meninos do Capitães da Areia, a redução da maioridade penal melhoraria ou pioraria a vida deles? Esta era a pergunta e você não a respondeu.

      Excluir
    4. Bom, no caso deles é lógico que pioraria a vida deles, pois com a redução da maioridade penal os meninos do trapiche teriam que arcar com seus atos como adultos.

      Excluir
    5. Pioraria a vida dos Capitães da Areia, porque se eles são menores infratores a maioridade penal os faria responder por seus atos como adultos, ou seja eles seriam julgados ou até "presos" por seus crimes.

      Se não tiver certo eu desisto!

      Excluir
  6. Professora,eu acho que a maioridade penal deve ser reduzida,sabemos que a partir de 12 anos os adolescentes já são punidos e internados em fundações casa,porém vale lembrar que existem muitas famílias que choram por seus parentes que foram assassinados,sequestrados,roubados por menores de idade e que infelizmente nada acontece.
    No texto de José Heitor dos Santos ele lembra bem a importância do estado nesses casos,mas não podemos deixar de lembrar que a muitas crianças e adolescentes que vivem ou já viveram em situações extremas de pobreza e desigualdade social que não deram para o crime,e que também há muitos adolescentes ricos que roubam e agridem mendigos por puro prazer de machucar o outro,e ai eu pergunto? Os riscos que tiveram estudo,boa comida,boas roupas,atenção da família porque roubam,matam e torturam pessoas?
    O estado tem sim culpa de muitas coisas ,mas também devemos levar em conta o caráter das pessoas,um adolescente que tem coragem de matar uma pessoa e muitas vezes com crueldade como no caso que minha mãe me contou de menina Liana Friendenback chocou o Brasil, um dos acusados era menor de idade que hoje está solto e com todo seu histórico apagado.
    Acredito que com o estado atuando para diminuir as desigualdades e as famílias procurando melhorar o convívio as coisas vão melhorar e até diminuir crimes,mas não podemos deixar de punir aqueles que tiram a vida e roubam pessoas inocentes só por serem adolescentes.

    Julio César Melo dos Santos n°21 9D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora, eu concordo com o Julio Cesar, pois hoje em dia a maior parte de furtos e coisas do gênero tem jovens envolvidos, e se o governo não tomasse esta decisão, eles voltariam para as ruas e cometeriam os mesmos erros de novo.
      Assim pelo menos com esta nova lei, pode não reduzir à zero a participação de jovens em atividades como essa, mas já é um começo.
      A hora da saída do Matarazzo(não só o Matarazzo, muitas outras escolas sofrem com o mesmo problema) é um exemplo, alguns alunos são roubados por outros alunos na frente da escola mesmo, e se essa lei não entrasse em vigor, eu acho que a tendencia seria apenas piorar.

      Gustavo Souza De Melo Nº17 9º Ano C

      Excluir
    2. Júlio, você expôs que deva existir a redução da maioridade penal, entretanto não explicou o porquÊ disto. Seu apontamento veio para casos de menores que cometem delitos, mas não explicitou o que a redução mudaria na rotina dos meninos.
      Reveja este conceito a fim de obter o seu ponto na média.
      Um outro ponto: Quando fizer uma pergunta indireta, não coloque o sinal de interrogação; ele é utilizado quando fazemos perguntas diretas.
      Ex.: Preciso saber quando é o teu aniversário. (situação de questionamento indireto).
      Quando é teu aniversário? (situação de questionamento direto)

      Excluir
    3. Gustavo, ao expor teu posicionamento, utilize informações claras e objetivas a fim de ser bem compreendido por qualquer leitor. Veja: "Assim pelo menos com esta nova lei, pode não reduzir à zero a participação de jovens em atividades como essa, mas já é um começo. ".. Essa lei, qual nova lei? Cite-a. Atividade como essa, qual essa?
      Teu texto está recheadíssimo de termos assim.

      Outra posição: quando nos referimos a EE. Dep. Benedito Matarazzo, sabemos que EE. significa escola estadual (escola é um substantivo feminino) então não podemos dizer estudo no Matarazzo, e sim na Matarazzo. Há aqui uma figura de linguagem chamada metonímia que indica que por vezes não preciso mencionar o nome completo, pela referência através de um nome sei do que se trata.... Ex... O Bieber fez sucesso há dois anos... Bieber, já sei que se trata do cantor canadense.

      Refaça teu texto a fim de obter seu ponto.

      Excluir
    4. Professora, eu acho que a redução iria inibir mais as ações erradas, como citei no texto não estou excluindo a culpa do estado até porque têm muitas, mas muita coisa iria ser contida se tivéssemos a redução da maioridade penal, o que precisa é os menores infratores saberem que seus atos terão conseqüências, e que deverá pensar duas vezes antes de fazer coisas erradas.
      Independente de ser menino de rua ou não, precisa existir leis que ajude a conter a violência no País e a redução da maioridade penal já é um começo para conter isso.

      Julio César Melo dos Santos n°21 9D

      Excluir
    5. Agora,sim... Júlio, compare as duas produções e veja como na segunda você foi claro e objetivo. PArabéns.

      Preciso chamar tua atenção apenas para os verbos...
      iria inibir, troque por inibiria
      iria ser contida, troque por conteria

      Ainda, sobre o verbo, atente para o sujeito no plural e o verbo concordando com ele..
      ... menores infratores.... deverão pensar ... fazerem ....
      ... precisam existir leis...

      Você conquistou seu ponto.

      Excluir
    6. Agora,sim... Júlio, compare as duas produções e veja como na segunda você foi claro e objetivo. PArabéns.

      Preciso chamar tua atenção apenas para os verbos...
      iria inibir, troque por inibiria
      iria ser contida, troque por conteria

      Ainda, sobre o verbo, atente para o sujeito no plural e o verbo concordando com ele..
      ... menores infratores.... deverão pensar ... fazerem ....
      ... precisam existir leis...

      Você conquistou seu ponto.

      Excluir
  7. Professora Alexandra.
    Apos a leitura do artigo Sobre a redução da maioridade legal
    Redução da maioridade penal,Concordo que hoje nem sempre os jovens são de hoje em dia são culpados pelo atos que cometem,ou seja,as pessoas tem que pensar mais sobre a vida de cada um deles hoje não é por a caso que exitem muitos jovens abandonados nas ruas há uma grande porcentagem de jovens abandonados no mundo sem o grau de escolaridade como diz o próprio José Heitor dos Santos muitos jovens saem de casa por violência doméstica por exploração,ou seja,cometem certos atos pela falta de carácter ou por pessoas hoje cobrirem ou suborna-los.Nem sempre as pessoas levam em conta que hoje muitas pessoas não querem saber de respeitar essas crianças pensam que só porque hoje eles estão nas ruas é aa cometer crimes,não pensam que eles sofrem por mas condições de vida ou porque há uma certa pessoa que anda mandando eles cometerem esses crimes para dar,algo de bom as famílias como vemos hoje em dia até os ricos como disse o aluno Julio Cesar comete crimes matam,roubam,acabam com a vida de milhares de pessoas inocentes tantos jovens como também pessoas de idade.
    Temos sempre que ver a situação de todos não só das crianças mas sim de jovens e idosos muitos,hoje em dia só pensam e julgar mas ninguém vê que a lugares hoje que podem dar uma vida melhor a essas crianças,porém,existem pessoas que são preparadas para lidar com qualquer uma dessas situações.Muitas pessoas tem que aprender a observar e criar uma opinião justa, e deixar de criticar e pensar que só porque uns hoje cometem erros devem ser castigados.

    Barbara Alves Nº 38 Série: 9 ano D

    P.S:Obrigada pela oportunidade se caso haja algum erro professora espero que a senhora me mostre e eu farei novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, realmente há erros no texto e para não ficar frustrada, vários...rsrs... assim, minha linda, refazer será a próxima tarefa.

      Teu texto está incoerente, não há desenvolvimento de ideias distribuídas em parágrafos. Siga aqui o molde da carta do leitor... Apresente o tema, posicione-se, opine, argumente e conclua; cada um destes em um parágrafo.

      Outra situação, seja clara - vá direto ao ponto que pretende desenvolver, seja objetiva... não faça rodeios... o texto ficou cheio de hoje em dia... uma explanação, somente hoje em dia os meninos moram e vivem da rua? Você acredita que este seja um problema atual? Reflita e refaça a fim de ganhar seu ponto.

      Excluir
  8. Professora, acho errado essa lei que uma pessoa só pode responder pelos seus crimes depois dos 18 anos de idade. Por exemplo, se alguém tem 16 anos, ou 17 anos, 11 meses e 29 dias não é presa pelos seus crimes. Acho errado pois uma pessoa a partir dos 13 anos já tem consiência do que é certo ou errado e do que pode ou não fazer.
    Você pode até ver, está sempre passando nos canais de TV e jornais de pessoas que roubam ou até matam, e não são presas e não respondem pelos seus crimes pois ainda não são maiores de idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaac, ótimo. Você se posicionou, mas faltou o mais importante: argumentar... Lembre-se das respostas para tornar as informações explicitadas, bem explicadas.

      Sem argumento, sem ponto na média.

      Excluir
  9. com as minhas palavras eu vou falar sobre a maioridade penal,eu acho que se abaixase nao ia adiantar nada porque muitos dele iriam continuar na mesma vida de crime ou até pior,com esses progrma sócio-educativa.esses estabelecimentos educacionais,onde são punidos como adultos.Eu acho que dessa forma a mudança da maioridade penal faria diferença sim para os garotos de rua de Jorge Amado, pois eles seriam punidos da maneira que mereciam e pagariam o preço de seus crimes.seriam punidos da maneira que mereciam e pagariam o preço de seus crimes.
    Cristian alves Gonzaga n:11 9:C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Cristian, seja muito bem vindo a este espaço... Gostei de ter encontrado uma exposição tua.

      Mas, eu preciso solicitar correções... reveja a questão escrita e a refaça, afinal, estamos numa atividade de LP e ela é tão importante na tua vida que requer encontrar em você o mesmo.

      Excluir
  10. Guilherme de Azevedo Alves 9ºA

    Professora,pelo que vi no texto acima de qualquer jeito o sujeito praticante do crime vai preso.Se o cara que praticou o crime com menos de 18 anos ele tem q ser punido sim, com alguns meses de detenção, e se depois de cumprido sua pena não adiantar nada o justiça terá que puni-lo com mais tempo de detenção, se for o caso de furtos e agressão.Isso tambem seria o caso da justiça investigar a familia da pessoa para ver se não é a familia que está incentivando o adolecente a cometer essa coisa indecentes.
    Agora , uma pessoa que já é maior de idade que ja tem noção das coisa que comete o crime uma ou duas vez ele tem que ser punido e não por pouco tem , no caso deveria passar o resto da vida na cadeia, com uma punição bem rigida.
    Algumas pessoa falam que é´culpa do governo, mas o governo não tem nada a ver porque nas escola tem uma boa educação para todos e alimentação também, agora tem alguns que vão preso e faalam que estão ali porque não tiveram condições de uma vida boa;pode ter certeza que alguns desse tiveram preguiças~de estudar e matava aula ou parava de estudar.
    Por isso professora eu acho que a maioridade penal está correta e tem que punir sim todas esta pessoas que cometem os erros, independente de suas idades!!!Por que o que agente planta agente colhe , e eles nao tiveram a paciencia de plantar e agora nao tem o que colher e estão nessa vida !! Fazer o que agora né? eles que escolheram isso!!!!

    Obrigado professora :)

    ResponderExcluir
  11. Guilherme Alves, ao responder o questionamento vocÊ se posicionou, opinou e argumentou... Você conquistou seu ponto na média.

    REF.: Atenção com os aspectos que envolvem o registro escrito. Teu texto tem muitos desvios, como falta de pontuação, ausência de vírgula ou colocada em lugar errado, inicial minúscula após ponto final...
    Estes aspectos são fundamentais para qualificá-lo como autor textual.

    ResponderExcluir
  12. Naiara Nataly Batista dos Santos 9ªD
    Após a leitura do texto Maioridade penal eu :
    Vi que ,independente da idade todos nós sempre vamos responder pelos nosso atos.
    Porque se a gente faz isso ,é porque a gente ja deve ter noção daquilo , as vezes os menores de idade ,nao tem noção , faz por curtiçao , ou até para se ''mostrar'' para os colegas,ja os maiores de 18 anos , dependendo da pessoa tem consiencia sim do que está fazendo , mais por muitas das vezes ,as pessoa tem preguiça de arrumar um emprego digno, e porisso vai fazer as coisas que veem mais de preça o que eles querem, mais eles nao param pra pensa que tudo que vem rapido ,vai rapido também!
    Dizem que é culpa do Governo que não abrem vagas para trabalho.Abrem sim , porém as pessoas que tem priguiça de preocurar .
    O Governo também nao irá pegar na mão da pessoa e levar até os lugares né ?
    As vezes são culpa sim dos Pais , as vezes eles comentem coisas que revoltam a cabeça da criança ou do adolecente.
    Como falar que : Esta na hora de arruma um emprego OU você nao faz nada ! Até mesmo quando eles pedem dinheiro , e os pais simplesmente respondem : vaitrabalha pra ter seu dinheiro !
    As crianças hoje em dia nao tem idade para arrumar um emprego , porisso vai cometer esses atos ilegais . Ai sim eles conseguem o dinheiro que eles querem !
    Mais no final sempre teem as consequencias .
    Minha opinião : eu acho que deveriam ir até a casa da criança ou adolecente , para ver a conduta dos pais , pra ver se isso nao vem de casa , Agora de maiores de idade , ja acho que tem que ter ''punição'' pelo ato , porque ter 18 anos nas costas e nao criar juizo ai é demais !
    Acho que a diminuição da maioridade penal nao iria adiantar .
    Porque se os adolecentes de 18 anos (grande maioria), vao preso depois saem , continuam a cometer atos ilegais , quem dira um adolecente de 16 anos ! acho que nao adiantaria.

    Ta ai professora (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara, li e reli o que escreveu, e sinceramente, terá que fazer outro texto... não consegui ver neste aqui possibilidade de reescrita.
      É certo que você escreveu bastante, trouxe diversidade de assuntos, mas eles não têm ligação entre si... e todos partem de pontos que não estão relacionados com os textos acima, por isso, você não aproveitará a maior parte das ideias defendidas.
      Outro aspecto muitíssimo importante: Quando você conversa com qualquer pessoa, tem liberdade garantida pela linguística (matéria que estuda a evolução da língua)de falar apenas com a preocupação de ser entendida, assim, pode cometer desvios como o "ta ai professora" ao invés de " Está aí, professora".
      Agora, quando a fala vem representada pela escrita, desvios como ausência da concordância verbal e nominal NÃO PODE acontecer. Interferência da fala como " muita das vezes" em lugar de "muitas vezes" também não.
      Em suma, pense como a língua deve ser representada na escrita e não como um falante se manifestando.
      Caso deseje seguir meu conselho, você melhorará ainda mais pois te vejo como uma ótima escritora, uma vez que tem facilidade para se comunicar, então a escrita será apenas uma das formas das tuas falas chegarem até outras pessoas.

      Excluir
  13. Bem, após ler o texto acima pude concluir duas coisas, primeiro: o sistema do Brasil é falho, pois uma pessoa mesmo sendo criança ou adolescente que tira a vida de uma pessoa cometeu um crime que , na minha opinião é gravíssimo e o punimento deve ser severo, pois não temos o direito de tirar a vida de NINGUÉM. Segundo: a partir de uma certa idade ( 14 anos, por exemplo ), a pessoa saberá o que é certo ou errado, ela terá consciência de suas ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel Silva, gostei de saber que você tenha conseguido observar dois pontos importantes a partir da leitura dos textos... Isto prova que você tem se preocupado com a sociedade num todo. Em contrapartida, o mais importante da atividade você não fez: responder a questão. E... não argumentou também. Desta forma, como darei teu ponto?
      Não tem jeito.
      Mais um aspecto: não existe punimento e sim punição.. e a punição severa.

      Excluir
  14. Gabriela Coutinho Soares N°14 9°A
    Professora Alexandra, minha opinião sobre o texto sobre a maioridade penal é: Eu acho que é culpa se divide e alguns momentos a culpa é dos seus pais por essas crianças e adolescentes estarem nessas situações, alguns não ligam para seus filhos, e nem para o que eles irão fazer no futuro. Outros momentos a culpa é da própria criança e adolescente que o pai e a mãe fazem de tudo, mais o filho prefere ir por outros caminhos e os pais não conseguem segurar. Eu acho que o governo não faz muita questão dos jovens que estão na rua, ou estão nas penitenciarias, porque se ligassem eles iam providenciar melhorias nos locais de educação e moradias. Tambem o governo faz novas leis como por exemplo: a nova lei que fizeram em que os pais não podem mais bater nos seus filhos para educa-los senão vão ser processados.
    Para mim eles precisam ficar la o tempo em que o juiz determina, pois fazer uma coisa errada e não pagar, isso sim iria ser muito mais culpa do governo.
    Eles fazem o crime e tem que pagar então ficam la o tempo que o juiz determina.
    O governo põe eles la para tentar fazer eles sairem de la pessoas melhores mais nem sempre é isso que acontece.
    Essa é minha opnião!

    ResponderExcluir
  15. Gabriela, releia tua resposta. Há algumas informações incoesas, como entre a primeira e segunda linhas do primeiro parágrafo... Depois, no correr do texto notei que alguns pontos, como quando citou que o governo não liga para os menores infratores, neste ponto você se posicionou, mas não argumentou... não liga em qual situação? Por que não liga? E ao invés de argumentar sobre teu posicionamento, você lançou a lei da palmadinha, mas qual a relação entre a lei da palmadinha, que é uma situação doméstica com o governo que manda prender? E para finalizar o teu texto, vocÊ fala em lá, mas onde é lá?
    Releia o texto e verá o quanto há informações desconexas, faltando argumentos.

    É preciso fazer outro texto e aproveitar daqui algumas informações que respondam a questão: A redução da maioridade penal resolveria a questão dos meninos como de Os Capitães da Areia?

    ResponderExcluir
  16. Guilherme... de acordo com o que postou vejo que o conhecimento apresentado está fragmentado.
    Primeiro falou que a diminuição da maioridade penal é uma polêmica, mas não citou porque.
    Segundo, abordou o que acontecia na época do Capitães da Areia e só.
    Terceiro, disse que as pessoas devem ser punidas e parou por aí.

    Cadê a resposta e o argumento para a pergunta que fiz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o meu conhecimento, venho falar de um assunto polemico, trata-se da diminuição da maioridade penal, existem diversas opiniões sobre este assunto. No caso dos capitães da areia esta lei não faria diferença, pois naquela época naquela época as autoridades batiam, tratavam mal e usavam quase sempre a violência e a brutalidade sendo adolescentes ou adultos.
      Já hoje em dia, seria ótimo que essa lei fosse colocada m pratica, pois todo ato tem sua conseqüência e o fato do criminoso ser menor de idade não deveria mudar isto.

      Guilherme Oliveira Paiva n°16 9°C

      Excluir
    2. Guilherme, por que vocÊ acredita que os meninos reclusos por delitos eram tratados nos reformatórios de maneira diferente de atualmente?

      E por que hoje essa lei, que ainda não sei qual é, seria bem colocada?

      Texto sem argumentos, há citações de fatos, entretanto não houve posicionamento e nem argumentação em prol daquilo que acredita.

      Excluir
  17. Cara professora Alexandra eu percebi que no texto dizia que essas instituições para menores infratores são como prisões, só que modificando tudo para parecer q não acontece nada ali e as punições também parece como as de maiores de dezoito anos, assim o menor infrator se acostumará a esses locais, como: prisões, e continuará a cometer esses crimes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maylon, a redução da maioridade penal mudaria a vida dos meninos moradores de rua? Sim ou não? Por que?

      Excluir
    2. Não, pois depois que eles saíssem dessas instituições de menores infratores eles voltariam para as ruas.

      Excluir
    3. POR QUE COMETERIAM MAIS CRIMES? COMO ACONTECERIA? QUAL A MOTIVAÇÃO PARA O RETORNO?

      Excluir
  18. Professora Alexandra
    Após a leitura do texto do José Heitor dos Santos acerca do Artigo sobre a redução da maioridade legal e redução da maioridade penal concordo que no mundo há muitos jovens infratores existentes no mundo,ou seja,há organizações que se responsabiliza pelos atos de crianças e jovens com 12 anos incompletos,o ECA por exemplo é uma das organizações que ajuda esses jovens a terem mais responsabilidade,a fazerem com que eles hoje possam entender que nem tudo que o mundo fornece é bom.
    Como todos nos sabemos hoje há a medida penal que já é adotada no mundo inteiro ,ou seja,sabemos que crianças e jovens,são utilizados pelo crime organizado para acoberta suas ações com isso o Congresso nacional discute sobre a alteração da menoridade penal tendo de retirar a previsão de inimputabilidade para menores de 18 anos. A falta de incentivo do governo também ajudam com que os jovens comecem cedo a cometer crimes ,ou seja, o governo hoje deveria implantar ações que incentivam jovens a terem uma boa vida e não dependerem do crime para dar uma qualidade de vida melhor a suas famílias.
    O governo tem como responsabilidade implantar mais escolas,cursos profissionalizantes nas áreas carentes,algo que jovens não precisam do crime para viver.Concluindo se o governos desse mais estabilidade para classe pobre hoje não haveria desigualdade social e o índice de crimes pelos jovens infratores talvez diminuiria.
    Barbara Alves Nº38 9 ano D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, tirando alguns erros de concordância verbal, e..., você conquistou teu ponto. PArabéns.

      Excluir
  19. Atenção e carinho de fato, são o que as crianças precisam para terem uma vida digna, fora do crime e de qualquer coisa ruim que o mundo possa oferecer. Os crimes que eles cometem na verdade, são para chamar a atenção de todos de que ELES são alguma coisa para a sociedade. Para mim, de certa forma, os jovens, até mesmo por esse "chamar atenção", são considerados um grande mal da sociedade, poucos acreditam em um sucesso de jovens hoje em dia.
    Nesta história, é um tentando passar a culpa para o outro! Poder publico para os pais ; os pais para o poder publico; Só que esquecem, que a culpa é geral, todos nós temos a nossa parcela de culpa nisto. Porque a partir do momento em que nos acostumamos com jovens na rua, momento em que damos dinheiro a eles em semáforos, por pequenos shows, estamos colaborando com o que eles estão fazendo, sem fazer NADA e procurar ajudar, é como se uma venda estivesse em nossos olhos!
    O fato de estarem nas ruas, passando talvez, fome, sem dinheiro nem nada, os levam a cometer crimes gravíssimos, então, as pessoas começam a exigir do Governo atitudes severas que levam a por exemplo, a redução da maioridade penal para 12 anos.
    Com 12 anos, a criança deveria estar na escola, se dedicando e não trancafiado em uma instituição onde mexe com o emocional dela, tornando-a mais revoltada com as pessoas, com a vida e pode de certa forma, fazer com que quando ela sair de lá, cometer crimes MUITO piores.
    A redução da maioridade penal, torna tudo mais fácil para o Poder Público, porque oras, se cometeu algum crime e é menor, já pode mandá-lo para um julgamento como se fossem adultos e depois para algum lugar de "readaptação". Melhor para eles, com uma parcela a menos da sociedade para se cuidar! O Estado deveria investir melhor seu dinheiro, como investir mais nos jovens, em campanhas anti-drogas, em educação, em SAÚDE também para os jovens.
    As pessoas deveriam tirar a "venda" que tem em seus olhos e passar a olhar para os outros, parar de gastar dinheiro com bobagens e investir em "casas de recuperação de drogas", pequenas doações que com toda a certeza fariam muita diferença.
    Os jovens que cometem crimes precisam apenas de alguém para ajudá-los a se reerguerem do "buraco negro" do crime. E somos NÓS que podemos ajudá-los !

    João Victor Ferraz 9ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, tua argumentação está muito boa, embora você utilize algumas expressões como "talvez, "de certa forma" que indicam falta de certeza naquilo que deveria demonstrar posse, portanto, aconselho-te a observar tais colocações.

      Outra situação, entendi teu posicionamento, mas em situações em que se pede uma resposta e argumentos, faça-os explicitamente, resposta e argumento.

      Para completar, ..."E somos nós QUEM podemos ajudá-los!" Usem "quem" ao referir-se a pessoas.

      Você conquistou seu ponto.

      Excluir
  20. apos a leitura do texto sobre maioridade penal que seria a partir de 12 anos,eu achou certo porque muitas crianças de 12 cometem crimes graves e ficam na prisão por apenas meses como outros maiores de 18 cometente crimes menos grave ficam na cadeia por mais tempo.
    Acho que o estado tinha que mudar a lei penal para 12 anos e fazer cadeias especiais para estas crianças,com psicologo para fazer tratamentos e ter uma estrutura melhor em que outra cadeias.
    As crianças que morar na rua cometem crimes talvez por comida este já e outro caso pois muitos tem casa e família e ficam na rua porque querem para ganhar dinheiro,este e um caso em que o juiz de menor tem que resolver levando eles para seus familiares ou abrigos.
    O estado investe muito em coisas desnecessária em vez de investir com coisas mais polemicas que acaba prejudicando ate a sociedade por a ver muito furto nas cidades.
    Maiara dos santos menino 9°C

    ResponderExcluir
  21. Realmente, Maiara, até mesmo os gastos públicos são polêmicos... Que bom que você se posicionou e argumentou.

    Desconsiderarei os erros de construção de enunciado, e te darei seu ponto na média.

    ResponderExcluir
  22. Condições básicas de vida, estrutura familiar e segurança são essenciais na vida de crianças e adolescentes. Mas o que ocorre atualmente não é isso. Crianças e adolescentes, que deveriam estar nas escola estudando, e construindo seus futuros, estão nas ruas, roubando, muitas vezes para sobreviver, e usando drogas. E o poder público quer diminuir ainda mais a maioridade penal, sendo que hoje, um adolescente de 12 anos já é punido igualmente a um adulto, porque vai para as Fundações Casas, onde não há melhoria nenhuma no caráter delas, mas sim faz crescer um ódio muito grande contra a sociedade. O grande problema nosso é sempre dizer que a culpa é do outro, mas mesmo você não tendo ligação com os problemas você é culpado. Primeiramente, porque quando vemos crianças moradoras de rua nos afastamos, então vamos criticar o governo para tirá-las de lá, e se não tira fazemos cobranças e reclamamos, mas a culpa é nossa, porque quem elege o representante da sociedade somos nós, então se nós escolhemos por que reclamar?
    E a redução da maioridade penal é mais uma tentativa da sociedade tirar o "peso das costas" e de resolver o problema da criminalidade, que na verdade a maioria dos crimes são cometidos por adultos e não por adolescentes. Em minha opinião, a diminuição da maioridade penal não deve ser aceita, porque essas crianças e adolescentes não têm culpa de a sociedade deixá-las de lado (incluindo seus pais), de eles se preocuparem mais com gastos que só trazem vantagens e melhorias para uma pequena parcela da população, como a Copa do Mundo etc.
    E para finalizar, nós (sociedade e poder público) devemos priorizar e investir pesadamente em educação, qualidade de vida para que adolescentes e crianças não sejam punidos e tenham suas vidas destruidas por uma população egocentrista!

    Matheus Augusto Pinto 9ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, eu dei seu ponto no meu registro, mas não sei o que aconteceu não saiu por aqui. Peço-te perdão.

      Concordo com vocÊ em todas as colocações e faço isto porque vocÊ utilizou argumentos convincentes. Foi objetivo e pensou na sociedade como um todo.

      Parabéns, você receberá o teu ponto na média... se possível o outro que estou lhe devendo.

      Excluir
  23. Professora, eu não concordo com a diminuição da maioridade penal para os 12 anos de idades, pois isto não adiantaria nada pois quando um menino ou uma menina rouba ou mata ele já vai para uma prisão a Fundação Casa.
    E o Governo deveria investir o nosso dinheiro com coisas uteis, em mais policiais para combater as bocas de fumo pois umas das grandes causas dos meninos(a)roubarem é pra usar drogas, programas para famílias irem, pois a maior causa das crianças irem parar nas ruas brasileiras é por brigas com sua família e se não ouve-se brigas familiares não haveria tantas crianças nas ruas.

    Geovanni Cardoso Amaral 9ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovanni, vocÊ se posicionou, mas ao argumentar não demonstrou conhecimento de causa, pois citou o governo como problema e brigas familiares, além do problema das drogas... mas, note que você citou não argumentou em nenhuma situação.
      Assim, é preciso melhorar esta colocação.

      Excluir
  24. Bom professora, eu acho que o governo não da a mínima aos jovens realmente, eles deveriam investir na segurança, saúde e educação. E também acho que todo ato tem uma consequência. Acho certo diminuírem a maioridade penal para 12 anos. Pois jovens até de 12 anos roubam, no entanto... diminuindo a maioridade penal eles vão saber que mesmo sendo novos, já podem pagar pelo crime cometido, então, tomam consciência do que fazem, assim evitando problemas!
    Helder Eduardo dos Santos 9°C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helder, você enxerga que o que o governo dá não é suficiente, por isso o menor comete o crime? Então, como o governo não dá o que o indivíduo quer, ele sai cometendo delitos?

      Excluir
  25. Professora, eu sou a favor da diminuição da maioridade penal, pois apesar de haver pessoas que não acham justo crianças de apenas 12 anos irem para a Fundação Casa , são essas mesmas crianças de apenas 12 anos que roubam de trabalhadores honestos para comprar drogas ,podendo até subir cada vez mais o índice de usuários de crack no Brasil.Nós brasileiros ,temos pessoas (acima de 18 anos)ás vezes presas por pequenos furtos e crianças traficantes soltas ,comprando e vendendo drogas.
    O certo seria organizarem uma cadeia para crianças criminosas e uma para adultos criminosos,mas como o Brasil "não tem" dinheiro para um país mais seguro e até talvez limpo de usuários de crack,então os brasileiros vão ter de se acostumar a ver o país cair em decadência nas ondas de crime e morte causadas pelo crack agindo na cabeça de assassinos juvenis. E ainda há o fato dessas verdadeiras crianças se acharem adultas por cometerem crimes, usar drogas e fugirem de casa ( assim como Os Capitães da Areia eram crianças ,e se achavam adultos por beber, fumar e roubar).
    Enfim, lugar de criminoso é na cadeia não importando a idade, pois como o próprio livro (Capitães Da Areia ) demonstra : De criança ,eles só tem a cara.

    Giovanna Gracita 9º A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna, parabéns! Você atingiu em cheio o meu objetivo: enxergar o problema não isolado e sim como algo que avança os padrões convencionais da sociedade.

      Você conquistou seu ponto!

      Excluir
  26. Eu sou a favor da diminuição da maioridade penal.
    Porque crianças e adolescentes a partir de ir para a rua tem conhecimento de todo o mal que o mundo oferece.
    Por exemplo , Japão maioridade penal é de 14 anos, e Estados Unidos é de 6 a 12 anos. Isso, de países que tem uma criminalidade baixa.Na China adolescentes entre 14 e 18 anos estão sujeitos a um sistema judicial juvenil, e suas penas podem chegar à prisão perpétua.
    Esses países citados tem uma criminalidade baixa,e a maioridade penal deles é baixa,então devemos usar esses países como exemplos.


    Gustavo Maldonado Saffiotti n°21 9°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhn,..., pesquisou para construir seu argumento... MUITO BOM!!! PARABÉNS.

      Gustavo, é certo que você mostrou países culturalmente muito diferentes... o Japão, por exemplo, há muitos princípios em jogo, por isso há menos infração... um filho não pode envergonhar o pai, caso contrário será deserdado pela sociedade.
      Já nos EUA, é preciso entender como funciona todo o processo, porque é um país de migrantes como o Brasil, mas lá se presa muito pelos valores familiares.

      1 ponto na média.

      Excluir
  27. Professora

    Apos a leitura do texto de Jose Heitor dos Santos,eu sou a favor da diminuicao da maioridade penal.Os menores 12 anos cometem erros e sao levados para verdadeiras prisoes que chamam de instituicoes.Instituicoes que em vez de ajuda-los so pioram a situacoes das criancas e adolescentes.Hoje as criancas e os adolescentes cumprem pena igual os adultos.As criancas precisa que na instituicoes ensinam elas,a corrigir os erros delas, nao tratar elas como uma coisa qualquer e preciso de muito amor e carinho. As veses cometem delitos por que dentro de casa nao recebeu amor,atencao,carinho da sua propria familia, atraves das brigas domesticas,eles ficam revoltados e isso leva a vida do crime, a vida do crime leva-os ser condenador e ser levados para as instituicoes que em ves de cuidar so piora.



    Carol Urbano Ferreira , n 02 9ano D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, vocÊ respondeu direitinho a minha pergunta. Posicionou-se e argumentou..., mas,... não gosto de deixar prá lá e por isso cutuco os alunos:

      O fato de a criança não ter o que gostaria, como carinho e atenção, é motivação para ser criminosa?

      Independente de tua resposta, que eu quero ler aqui, você conquistou seu ponto.

      Excluir
  28. professora acho que seria muito bom para os meninos de rua pois nessas instituição terão horário para tudo e eles não gostam disso então iram para de cometer delitos e terão uma vida digna como os outros adolescentes
    bianca cicala numero 5 9 ano d

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca Cicala (com letra minúscula), seria muito bom o que? Em qual instituição?

      Bianca, nomeie, não tenha medo de dar os nomes corretos para as situações... isto ajudará muito na interpretação do seu texto.

      Aqui, é preciso melhorar também a argumentação, levando também em conta a situação de meninos como de os Capitães da Areia.

      Excluir
  29. Tainá Saldanha da Silva. nº32 9ºC
    Professora, após a leitura do texto,
    tive a conclusão de que os menores de 12 anos também devem ser punidos. Sou a favor da diminuição da maioridade penal, pois, acho que ao cometerem o crime, o menor esta convicto do que esteja fazendo, seja qualquer um o crime cometido, e assim acho que como qualquer maior de idade, também tem que ser punido por aquilo que fez, para que não seja um criminoso ja desde pequeno.
    Acho também, usando as palavras da Maiara, que o estado investe muito em coisas desnecessárias ao invés de investir nas coisas mais polêmicas, o que acaba prejudicando a sociedade por não haver uma pena para os menores infratores, que ficam presos apenas por alguns dias e quando soltos, cometem o crime novamente. Bom professora, acho que foi isso, sou a favor da diminuição da maioridade penal, pois, acho que os menores desde pequenos devem aprender a pagar pelo que cometeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainá, você se posicionou e argumentou, mas se lidarmos com meninos como os infratores e moradores de rua, como os Capitães da Areia?

      Excluir
  30. professora acho que não seria bom pois os meninos iam ficar mais revoltados ainda,e o problema esta em casa ai que tinha que mudar os pais desisti muito rápido dos filhos e os filhos dos pais acabam fazendo o que quer e acabam indo no mundo das drogas e acabando na rua
    esta é a minha opinião
    barbara cicala numero 6 9 ano c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara Cicala (com letra minúscula)....,

      "...acho que não seria bom..." o quê? Por que? Como?
      Qual problema está em casa, cite-o e explique porque é um problema.

      Refazer!

      Excluir
  31. Profª Alexandra
    Depois da leitura do artigo de José Heitor dos Santos sobre a redução da maioridade legal e redução da maioridade penal, eu acredito que no mundo há muitos jovens infratores, mas não concordo com a redução da maioridade legal, pois um adolescente com 12 anos de idade que na verdade ainda é psicologicamente uma criança, que comete crimes (atos infracionais), pode ser presos (internado), processado, condenado (sancionado) e, se o caso, cumprir a pena em estabelecimentos educacionais, que são verdadeiros presídios.
    Como uma criança poderá agir a tudo isso e não piorar? Para mim essa medida só vai contra todos os valores e direitos que o ECA tanto defende, não vou fala que não existe menores infratores de 12, 11, 10 ou ate mesmo 9 anos de idade.
    Mas você já parou pra pensa o que levou eles a fazer tudo isso? Já pensou que eles podem ser forçados pelos pais ou responsáveis? Que eles podem esta fazendo isso para se defender? Eu também sei que é necessário uma punição pra eles como todos nós temos quando fazemos algo de errado. Mas isso não esta sendo muito exagerado?.
    Segundo a redução da maioridade penal um menor com 12 anos de idade, que mata seu semelhante, se necessário, pode ser internado provisoriamente pelo prazo de 45 dias, internação esta que não passa de uma prisão, sendo semelhante, para o maior, à prisão temporária ou preventiva, com a ressalva de que para o maior o prazo da prisão temporária, em algumas situações, não pode ser superior a 10 dias. Custodiado provisoriamente, sem sentença definitiva, o menor responde ao processo, com assistência de advogado, tem de indicar testemunhas de defesa, senta no banco dos réus, participa do julgamento, tudo igual ao maior de 18 anos, mas apenas com 12 anos de idade. Não é só. Ao final do processo, pode ser sancionado, na verdade condenado, e, em conseqüência, ser obrigado a cumprir uma medida, que pode ser a internação, na verdade uma pena privativa de liberdade, em estabelecimento educacional, na verdade presídio de menores, pelo prazo máximo de 3 anos. Lembrando que a internação em estabelecimento educacional, a inserção em regime de semiliberdade, a liberdade assistida e a prestação de serviços à comunidade, algumas das medidas previstas no ECA (Estatuto da Criança e do adolescente) (art. 112), são iguais ou muito semelhantes àquelas previstas no Código Penal para os adultos que são: prisão, igual à internação do menor; regime semi-aberto, semelhante à inserção do menor em regime de semiliberdade; prisão albergue ou domiciliar, semelhante a liberdade assistida aplicada ao menor; prestação de serviços à comunidade, exatamente igual para menores e adultos.
    Essas ações só estão isolando o problema não solucionando pois assim eles já iram saber como e uma prisão o que pode ou não ocorrer com eles, que o tempo que ficaram la dentro passa e eles poderão esta livres em poucos meses e assim estarão livres pra volta a cometer infrações. Por esse motivos sou contra a redução da maioridade penal se for pra punir seja mudando a vida deles para melhor não os revoltando cada vez mais e os deixando sem opção ou incentiva-los como projetos de cursos superiores e estágios dando uma chance pra que parem de cometer infrações.

    - Karmen Lúcia Melo Ferreira Nº 22. 9º ano C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karmen, muito interessante a maneira como vocÊ propôs uma solução para o problema de um menor assassinar uma pessoa e ficar recluso por 45 dias... realmente, eu nunca pensei assim.

      Ponto na média garantido.

      Excluir
  32. Professora após a leitura do texto,tive a seguinte conclusão:Sim concordo que as crianças,a partir de 12 anos devem ser punidas pelos seus atos,pois nessa idade sabe-se muito bem o que se faz,acho também que não precisaria diminuir a maioriadade penal se os próprios pais dessem mais educação aos filhos,para que aprendam o certo e errado o mais cedo possivel, digo isso pois muitos pais tem filhos e os abandonam,que por consequencias acabam entrando no mundo das drogar e para sustentar o vício roubam de pessoas que trabalham honestamente. Thiago Amorim n°38 9°Ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, e como seria esta punição, sabendo-se que meninos infratores que cometem delitos por conta da sobrevivÊncia e não têm orientações que lhes indique se estão certos ou errados?

      Excluir
  33. Eu não acho que iria fazer diferença se eles reduzissem a maioridade penal, pois adolescentes não precisam de intituições que os façam se sentirem piores do que já estão, e sim de apoio e de orientação. Sei que se todas as intituições não fossem como prisões e sim como um lugar que pode influenciá-los a serem melhores, eles não ficariam mais revoltados quando saissem de lá. Deveriamos compreender que o que eles precisam é de atenção e de oportunidades para mudar.

    Fernanda 9°ano C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, e no caso de os meninos que vivem nas ruas e usam do furto para a busca da sobrevivÊncia, no caso de Os Capitães da Areia, como lidar com uma situação assim?

      Excluir
  34. Professora,

    Eu sou contra a maioridade penal que começa aos 12 anos, pois jovens a partir desta idade já tem consciência do que é crime, entretanto, não se sabe por que elas foram parar nas ruas e na criminalidade. Quando eles cumprem a pena em estabelecimentos educacionais, não deveria ser um verdadeiro presídio, estes lugares deveriam ser um centro de recuperação educacional, que funcionasse corretamente para que os jovens refletissem o que fizeram no passado e não repeti-los no futuro. Ou seja, haver instituições para acolher essas crianças, ter tratamentos psicológicos e ter uma atenção maior a elas, não levando direto aos estabelecimentos ``educacionais´´.
    Quando a sociedade é vítima das crianças de rua, são furtadas, mortas por esses bandidos mirins, antes de criticá-los, a sociedade deve ter conhecimento sobre essas crianças, pesquisar, comunicar, se informar, por que elas estão ali. Adultos sabemos pelos jornais que entram na criminalidade para ganhar dinheiro, ser superior, porque eles não tem estudo eficiente para trabalhar em um lugar de grande porte que ganhe um salário eficaz, porém, crianças temos que dobrar a atenção, porque elas são o futuro da nossa nação e se continuarem nas ruas, quando forem adultas continuarão ainda roubando. A sociedade deve parar com a essa arrogância, só tomam atitudes quando são afetadas, ou seja, assaltadas; e quando criam atitudes, são ridículas, exige punição, castigo e acabam colocando os jovens em abrigos. Por que não pesquisar qual o motivo dessas crianças estarem nas ruas?
    O poder público deve trabalhar para a diminuição de jovens nas ruas. Investir em instituições contra o vício e consumo de drogas. Instituições que abriguem essas crianças para educar, pois ainda são jovens e até tornarem adultos passarão por diversos tratamentos e mudarão o seu próprio destino para melhor.

    Leonardo Augusto Moraes do Carmo Nº 26 9ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Leonardo... Ponto garantidíssimo.

      Atenção apenas para a concordância quando o sujeito for representado por um coletivo, como "... a sociedade... só toma atitude..." e não "... a sociedade... só tomam atitudes...".

      Excluir
    2. Obrigado pelo ponto e ainda bem que o consegui, pois foi um pouco trabalhoso, mas por um boa causa. Esta matéria sobre maioridade penal deixou uma visão mais real do que está acontecendo atualmente e eu nem sabia que a maioridade já foi reduzida. Adorei trabalhar com este tipo de assunto.

      Excluir
  35. prof° Alexandra, como diz o texto de José Heitor dos Santos a maioridade penal na verdade já foi reduzida,Pois as crianças maiores de 12 anos vão para instituições que falam que vão educa-las e reestrutura-las mais na verdade Só fazem eles se tornarem piores do que eles já eram pois, essas instituições são verdadeiras prisões eles acabam colocando as crianças em situações constrangedoras.
    Bom para mim não iri fazer diferença nem uma pois os jovens vivem em prisões, e são julgados e cuprém pena como um adulto, mais isso não fala que eu sou a favor, pelo contrario sou eu contra essa lei.
    O governo esta tentando se livrar de ajudas essas crianças, o estado deveria pensar em uma forma melhor de punir as criança e os adolescentes , pois eles só precisão de atenção,amor,e muito carinho.
    Tem muitas e muitas crianças passando fome e o ESTADO GOSTA DE GASTAR DINHEIRO COM COISAS MUITO FÚTEIS , E ELES NÃO GASTÃO DINHEIRO PARA EDUCAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTE.
    TEM CRIANÇAS PASSANDO FOME, SE DROGANDO,ROUBANDO, MAIS ELES PRECISÃO DE ALGUÉM PARA AJUDAREM,MAIS ELES TAMBEM
    TEM QUE QUERER SER AJUDADOS POIS ELES PRECISÃO DE AMOR E MUITO CARINHO. ENTÃO eu n sou a favor dessa lei pois pra uma criança ser feliz eles precisão de atenção pois agente se preocupa mais com agente do que com eles por isso eu n apoi isso essa lei pois eles são crianças e n adultos. Joyce Wilze 9°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, vamos aos pontos positivos?

      Gostei de vê-la participando de maneira tão consistente neste espaço, vocÊ atendeu ao meu questionamento quando se posicionou e argumentou a favor do que acredita... isto demonstra que você tem noção dos acontecimentos, dos reflexos do problema dos meninos infratores ante os demais cidadãos... Parabéns.

      Mas, além de se preocupar com o discurso, com o conteudo - exatamente como fez - é preciso se preocupar também com o registro, como você utiliza as palavras, ou seja, usar a ortografia adequadamente, pontuações e concordÂncia entre sujeito e predicado.

      Em suma, parabéns pela participação. VocÊ conquistou seu ponto na média.

      Excluir
  36. Apos A leitura do texto de José Heitor dos Santos, acho que o estado tinha que mudar a lei penal para 12 anos e fazer cadeias especiais para estas crianças,com psicologo para fazer tratamentos e ter uma estrutura melhor em que outra cadeias.
    Independente de ser menino de rua ou não, precisa existir leis que ajude a conter a violência no País e a redução da maioridade penal já é um começo para conter isso.Nem sempre as pessoas levam em conta que hoje muitas pessoas não querem saber de respeitar essas crianças pensam que só porque hoje eles estão nas ruas é aa cometer crimes,não pensam que eles sofrem por mas condições de vida ou porque há uma certa pessoa que anda mandando eles cometerem esses crimes para dar,algo de bom as famílias como vemos que hoje em dia qualquer pessoa comete crime, pessoas ricas classe média pobres. Então acho que os jovens de menor de idade ou de 12 anos a cima, devem ser punidos , porque eles já têm a noção e as consequências do que estão fazendo!
    É isso!! :D

    Leonardo Lopes Gomes nº21 9ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo Lopes, você se posicionou e argumentou, embora não tenha se referido aos casos de meninos infratores que moram nas ruas. Achei válida tua argumentação, portanto você receberá seu ponto.

      Agora, temos que rever tua escrita que veio mais elaborada, com a preocupação da apresentação e objetividade da argumentação. PArabéns.

      Há-se no entanto que melhorar ao utilizar os sinais da vírgula, pontuação e concordância entre sujeito e verbo.

      Excluir
  37. Eu sou a favor dessa lei , porque crianças de 12 anos já sabem o que é certo e o que é errado , se elas cometerem crime quem pagará são elas e não seus pais .Faz diferença sim , se querem educar os menores infratores que comecem pelas instituições que tratam as crianças e adolescentes como lixo e como se fosse cadeia , então que melhorem as instituições . Antonielle Panzéri da Silva n°05 9°ano C

    ResponderExcluir
  38. Antonielle, vamos corrigir a situação desde o início, você é a favor de qual lei? A que está em vigor ou a que está sendo estudada?

    Corrija tua colocação.

    Qual a relação entre a redução ou não da maioridade penal e meninos infratores, como os Capitães da Areia?

    ResponderExcluir
  39. Professora Alexandra, após ter lido o artigo Sobre a redução da maioridade legal, não concordo, porque uma criança ou adolescente que comete crimes geralmente tem sérios distúrbios psicológicos, ou falta de exemplo, entretanto prendê-lo não vai resolver o problema e sim criar outro muito maior, pois só o fato de ter cometido um crime já vai marcar suas vida para sempre e se forem presos será ainda pior. Ao invés de prisão é melhor oferecer-lhes tratamento psicológicos, incentivá-los a mudar e se arrepender de seus atos, ensinar o que é certo, tratá-los com carinho e mostrar que viver honestamente é muito melhor.

    Giovana Keila Alves Nº16 9ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovana, vocÊ se posicionou e argumentou.
      Conquistou seu ponto na média.

      Excluir
  40. Eu acho que não fará diferença mudar a maturidade penal e sou contra a lei, pois os menores a partir de 12 a 18 anos são julgadas pelos seus delitos como adultos pelo juiz , porém só será mandado para uma instituição para aprender e repensar sobre seus crimes. Porém, só piorará porque os fará se revoltar ainda mais.
    Acho também que o dinheiro do governo poderia ser usado para ajudar as crianças pobres tanto de rua ou que já tenham moradia,dando alimento, educação e outras necessidades. Pois todos possuem direitos humanos e podem ter pelo menos uma oportunidade para recomeçar sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthya, por que todos merecem os mesmos direitos, se nem todos reconhecem o direito de todos?

      Excluir
  41. A publicação anterior é de: Cinthya Miyuki Takesaki 9ºA Nº9

    ResponderExcluir
  42. com relação ao artigo e as aulas dadas e discutidas tiro me conclusão de que um pouco de amor para com esses pequenos elementos não seja ruim, pois as unicas vitimas dessa historia são eles proprios.
    Todos dizem que estes fazem mal para sociedade quando na verdade a pessoa que diz isto e uma das principais culpadas, pois ao inves de apontar a uma solução para o problema sempre coloca a culpa em alguem,isto e ser e egoista e e por esse motivo que estas pobres crianças estão nas ruas, porque hoje em dia as pessoas so pessam em si proprias se deixar espaço para o proximo, ou melhor, se deixar oportunidade ao proximo.
    Em relaçao a lei penal vejo isso como uma estupides, e se for aprovada a lei os menores infratores de rua de hoje teria sim uma relação igual a dos meninos do trapiche,pois seriam mal tratados muito novos e não devemos deixar com que isso aconteça, pois são apenas crianças e so estão praticando a criminalidade porque as vezes não tem outra opção. Aponto o fato de que não devemos colocar estes em cadeis muito menos nas famosas "fundações casas" ate porque todo mundo sabe que toda crinçca que sai de la sai bem mais revoltada do que entrou, então do que adianta abaixar a lei penal se teremos bandidos mais perigosos nos proximos anos se a lei for aprovada.
    Por isso aponto como solução que o governo junto com o apoio da sociedade se imponha perante o problema e encare a situação de frente e com novos tipos de projetos, como por exeplo: centro de rebilitamento onde la os jovens infratores possam ter uma alimentação adequada, estudos com acompanhamentos de psicologos, esportes e etc... Ou seja, um lugar onde eles possam aprender e se divertir ao mesmo tempo para que saiam do local se sentindo mais importante e com uma nova visão da vida, ate porque a culpa não e do governo como disse acima o "Matheus augusto" somos nos que elegemos estes, por isso se devemos culpar alguem a culpa e da sociedade!

    Esta e minha visão professora, perante esses menores infratores!

    Peço perdão pela falta do acento agudo, pois estou usando um teclado americano no qual não possui alguns tipos de acento. Grato!

    Jonas F. Brumatti Silveira 9.A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas, como você tem amadurecido como cidadão, que bom poder verificar esta conduta!

      Bom, seu texto a princípio trouxe informações conflituosas de ao ponto de não saber como terminaria, mas à medida em que foi desenvolvendo percebi que argumentou com maior propriedade inclusive dos recursos da língua, portanto, vocÊ conquistou seu ponto.

      Detalhe: encarar de frente é pleonasmo, pois encarar é= por a cara, se é por a cara, só pode ser de frente, portanto, não existe no Português clássico o encarar de frente.

      Excluir
  43. Naiara Nataly Batista dos Santos 9ªD nº 30

    Apos A leitura do texto de José Heitor dos Santos eu :
    Não sou a favor da Maioridade Penal diminuir , por que .
    Porque acho que se os adolecentes de 18 anos a maioria que saem de dentro da cadeia nao mudam , quem dira uma ''criança'' de 16 anos , ai que nao irá levar a serio mesmo , irá sair e continuar fazendo tudo novamente .
    Acho que deveriam continuar com a idade da '' Maioridade Penal'' , mais a ''penalidade'' seja mais rigorosa , que seja mais tempo , mude o tempo dos artigos , concerteza vai ter adolecentes que vao sair , vao continuar a fazer as mesma coisas , mais irá ter adolecente que vai pensar no que fez e irá parar de fazer esses atos ilegais !
    Minha Opinião : Não iria adiantar nada .

    Está ai Professora Alexandra !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naiara, ainda não está bom, mas melhorou bastante em relação ao texto anterior.

      Outro ponto importantíssimo, EVITE usar o verbo IR como locução verbal: "iria adiantar" troque por "adiantaria"
      "vão continuar a fazer" por "farão"
      "vão sair" por "sairão"

      Já estudamos este conceito no ano passado, portanto...

      VocÊ receberá seu ponto na média.

      Excluir
  44. Profª Alexandra
    Depois da leitura do artigo de José Heitor dos Santos sobre a redução da maioridade legal e redução da maioridade penal , penso que em todo o mundo há muitos jovens infratores , ou seja , que cometem crimes ...
    Contudo, não concordo com a redução da maioridade legal, pois um adolescente com 12 anos de idade que na verdade ainda é psicologicamente uma criança, que comete crimes , pode ser presos (internado) . Condenado (sancionado) e, se o caso, cumprir a pena em estabelecimentos educacionais, que são verdadeiros presídios.
    Como essas crianças vão reagir ao mesmo, será que eles melhorariam ou piorariam ? No meu consenso isso só vai contra os conceitos e direitos da ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente ) que tanto preserva , não estou afirmando em hipótese alguma que não há infratores inferiores a 12 anos de idade .
    Mas nós somos uma sociedade ignorante e não pensamos em que motivo levará a essas crianças a cometer tal ato irresponsável. Temos que abranger estes acontecimentos de forma ampla para que não venhamos á julga-los de maneira “ipoquetra”.
    Já paramos para pensar o que eles já passaram ? Se eles são forçados a cometer delitos por familiares ou responsáveis ? Se eles sofreram decepções e acharam que através de crimes eles superariam aquele vazio interior ? Que eles podem esta fazendo isso para de uma certa forma se defender? Tenho a plena convicção que devemos responder por nossos atos (erros) , mas não de modo extremamente exagerado como está sendo .
    “A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente entende que é forte e justa a pressão da sociedade em busca do aumento da segurança e de medidas efetivas de combate à criminalidade e é solidária a esta demanda. Mas alerta para o fato de que, neste momento, é importante resistir à adoção de medidas imediatistas e de cunho punitivo, que a médio e longo prazos tendem a tornar ainda mais precárias as condições de segurança e as possibilidades de reinserção destes adolescentes na sociedade.”( Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente 27/04/2007) E eles pensaram em como essas crianças poderiam voltar as ruas ? Com o trauma ocorrido em sua vida desde de sua infância , na adolescência ... Como eles poderiam acabar com a violência na sociedade se estão revoltando ainda mais os mesmos ?
    Devemos sim puni-los mas de maneira que eles não se sintam ‘ameaçados” mas , sim abrigados ... Eles precisam de apoio psicológico , mostrar a eles o que é certo e o que errado ... Falamos tanto em violência , mas estamos usando isso contra nós mesmos ... Vocês acham que eles vão sair da “prisão” e vão falar APRENDI A LIÇÃO , é claro que não eles vão sair revoltados ainda mais com a sociedade , onde poderiam praticar erros maiores do que possamos imaginar.

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispõe de medidas sócio-educativas adequadas a adolescentes autores de ato infracional. Já a redução da maioridade penal reforça a visão punitiva em detrimento de medidas de recuperação capazes de reconstruir a vida destes jovens.
    Essas ações só isolam o problema não solucionam, pois assim eles já terão noção de como é uma prisão o que pode ou não acontecer com eles, que o tempo provisório que ficaram lá dentro passa e eles poderão estar em liberdade em poucos meses e assim estarão livres pra voltar a cometer infrações.
    Por esse motivo sou contra a redução da maioridade penal se devemos puni-los que seja de maneira que eles ponham a mão na consciência e revejam seu erros , com educação , respeito , com amor , dignidade, incentivá-los a sonhar com o futuro diferente onde poderão surpreendê-los diante deles mesmos... Não fazerem que se revoltem a cada vez mais....


    Simara Vitória Barboza da Rocha - 9°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ícaro N.Dias-9:A
      Professora,o governo diz que predende,reduzir a maioridae penal,para 12 anos,mas o fato é que ja aconteceu a muito tempo.
      Mas como o proprio nome ja diz,é para maiores de idade,ou seja,para pessoas que ja pode conhecer as consêquencias que pode trazer um crime e,realmente tem que ser punido da forma correta.Mas ja crianças não tem a mesma visão do crime que uma adulto tem,por isso,uma criança não teve ser presa,apanhar,comer comidas estragadas,que muitas vezes acontece em presidios,pois elas não fazem aquilo por opção,porque não há oportunidades de emprego,ou de apoio familiar.AS unicas opções delas são:roubar e se alimentar ou se não morrer de fome.
      A sociedae até se lamenta,se sensibiliza,mas não age em pós aquelas crianças e jovens,o que não ajuda em nada.
      o que realmente deve se fazer,é de vez o governo gastar dinheiro fazendo mais prisões,pois assim como as prisões de adultos lotam,as para os jovens tambem vai lotar,deve ser feitos abrigo e investir forte mente em:educação,saude e principalmente a esses jovens e criançãs,que necessitam somente de uma abraço e respeito,pois quem sofre mesmo são eles.A sociedade só tem remorcio,entretando não faz nada para ajudar,a não ser questionar o governo para uma atitude de imediato e o governo só faz pensando não se preojudicar e não pensando em,realmente que se deve ser pensado.
      Esse é meu posicionamente sobre a mudança da MAIORIDADE PENAL.

      Excluir
    2. Ícaro, vocÊ se posicionou e argumentou a favor do que acredita. PArabéns, você conquistou seu ponto na média.

      Obs.: Estude as regras de colocação da vírgula. Já vimos esta matéria no ano passado e nos trÊs primeiros bimestres deste ano.

      Excluir
    3. Simara, parabéns, com este texto muitíssimo bem escrito por você, lógico que ele merece um ponto na média.

      Excluir
  45. Professora,eu não acho certo um adolescente de apenas 12 anos ser comparado com um jovem de 18.Pois um adolescente de 12 anos na verdade ainda é psicologicamente uma criança que não sabe bem o que é certo e o que é errado. Ao contrário de um jovem de 18 anos que sabe muito bem o que faz,pois já é considerado um adulto.Essa vida de crimes que esses adolescentes levam é um problema que todos podem colaborar com a ajuda, mas muita das vezes a sociedade finge que não está acontecendo nada e isso acaba piorando as coisas pois ao invés da sociedade julgá los sem saber, ela deveria proucurar entender o que acontece com esses adolescentes,o que eles passam de verdade e o que os levaram a cometer crimes,mas não a sociedade não faz isso ela julga fala mal e não quer nem saber o que acontece com eles,mas não é assim que as coisas funcionam eles também precisam de ajuda e compreensão pois afinal são pessoas que só querem ser compreendidas e precisam de apoio,talvez se a sociedade largasse o orgulho e proucurasse ajudá los eles poderiam ser diferentes.

    ResponderExcluir
  46. A maioridade penal nada mais é que idade da responsabilidade criminal, é a idade a partir da qual o indivíduo pode ser penalmente responsabilizado por seus atos, em determinado país ou jurisdição ou imputabilidade penal que significa a partir de que idade uma pessoa já é considerada maior de idade.
    Com 12 anos você já é responsabilizado pelo seus atos, medidas socioeducativas que nada mais é que as penalidades aos adolescentes, como existência de processo criminal; julgamento do jovem num tribunal.
    Acho que tem que corrigir quem comete crimes mais acho que com limites, pois nessa idade já começa a ter noção das coisas mais mesmo assim a maioria é inocente ainda.
    Quem rouba ou já faz esse tipo de coisa nessa idade tem um motivo óbvio, não sabemos a vida que ele ou ela leva dentro de casa, se ela (e) faz isso pra sobreviver, se é obrigado ou algo do tipo e de acordo com os meninos de rua para eles tarem aonde chegaram tem um motivo, que pode ter sido briga entre eles e os pais, ou porque quiseram e para viver na rua não é fácil, e se eles moram na rua e não numa casa de parente é porque não se sentem bem, ou talvez sejam mal tratados, então para não morrer de fome ou algo do tipo eles roubam etc.
    Acharia melhor se O Estatuto da Criança e do Adolescente arrumassem uma forma melhor de mostrar o certo para esses meninos ou meninas, pois se a partir de 12 anos agente já é prejudicado se fazer algo de errado (responsável pelos atos), deveriam também liberar para dirigir, casar etc.
    Não acho certo querer comparar uma pessoa de 18 anos com uma de menor, como que uma pessoa de 12 anos pode ser punida igual a uma de 18? Tem muita diferença, idade, maturidade, cabeça, noção da vida.


    O Estatuto da Criança e do Adolescente acho que deveria parar de perde tempo tentando prender ou punir crianças que cometem erros e colocar elas numa escola, oferecer uma qualidade de vida para essas crianças que não tem aonde morar, que não tem o que comer.
    Eles deveriam parar para pensar como essas crianças e adolescentes se sentem como é a vida deles.
    Barbara Rosa de Oliveira n°:42 9°C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, seja bem vinda ao Blog.

      No começo do texto fiquei com medo de você ter se perdido e falar de situações que não estivessem atreladas ao conteúdo estipulado, mas ainda bem que voltou para a proposta, apresentou posicionamento e argumentou.

      Você conquistou seu ponto na média.

      Excluir
  47. Ana Carolina, você se posicionou e argumentou.
    Atingiu o objetivo, portanto, merece seu ponto na média.

    ResponderExcluir
  48. Prof:Alexandra
    Após a leitura do artigo, José Heitor dos Santos,sobre o assunto da Maioridade Penal,por um lado concordo com ela se reduzida aos doze anos,por "crianças" que praticam delitos e crimes,e que devem ser punidos.Mas por outro lado é claro que essas "crianças" vão acabar fazendo esses tipos de coisas,roubos,crimes...
    Porque???
    Ai está o problema,como o próprio artigo diz.
    Essas "crianças" e jovens são vítimas de violência doméstica,abuso sexual,falta de atenção e proteção da família,são forçados (obrigados) a trabalho escravo como:em lavouras,matadouros,corte da cana-de-açúcar,em depósitos de lixos (lixão) por ação dos pais,e por omissão do estado.
    Minha opinião:Para ter a "maioridade penal",também devemos nos preocupar como tem sido a vida desses jovens e "crianças"que até os pais deles que permitem seus filhos praticarem esse tipo de problema na sociedade.A falta de escola,de estudo,só obrigando o "coitado" a tantas coisas,que acaba praticando crimes,entrando no mundo do roubo,da droga.
    Tudo isso é por causa da lei,que deve ir atrás dos pais,tenta resolver o problema,até como eu disse,que o problema vem de casa.
    Os pais desses jovens e "crianças" são o principal alvo culpado,por permitir esse tipo de vida deles,e não tem a menor preocupação do que eles praticam ou deixam de praticar,de como roubar uma "balinha" ou cometer um crime,matando um pai de família,trabalhador.

    Carlos Henrique M.
    9D


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, você tem razão quando diz que é preciso olhar primeiro para a pessoa antes de determinar leis que possam condená-la;

      Bom, você se posicionou e argumentou. PArabéns.
      Ganhou seu ponto na média... Este e mais aquele que fiquei te devendo...rsrs.

      Excluir
  49. Bom professora eu acho que os menores de idade não devem serem punidos como os maiores de 18 anos mas devem sim receberem uma punição e bem rigida.
    Também acho que a culpa toda são das familias desses meninos que são irresponsáveis e não cuidam de seus filhos os deixam largados nas ruas e acabam usando drogas, e roubando.
    Acho que os maiores de 18 anos que cometerem algum crime devem serem gravemente punidos e os menores de idade também devem ser punidos pois querendo ou não eles cometeram um crime.
    Também alguns menores saem de casa por brigas e revoltados podem acabar cometendo algum crime.
    Os maiores de idade que roubam ou fazem algo parecido devem cumprirem alguns meses de prisão e depois que sairem devem prestar serviços, já os que matam outras pessoas devem passar o resto da vada na cadeia.
    Então eu acho que isso tudo deveria acontecer e como você disse professora on governo não tem culpa de nada e sim a população.
    Também acho que os pais devem ser mais rigidos com seus filhos pois assim conseguem fase com que eles os respeitem, mas não tão rigidos mas que coloque respeito nas crianças e que sejam amigaveis com seus filhos.
    E para mim esses jovens são os que matam aula na escola e não estudam pois se estudassem não estariam nessa vida criminosa e sim estudando para que tivessem uma vida melhor no futuro.

    Nome: Arthur Henrique de Oliveira Nº06 série:9ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur, você demonstrou seu posicionamento, mas não o fez por explícito, portanto, espero que na próxima atividade em que eu lhe pedir que se posicione, faça de maneira explícita.

      Bom, teu texto traz argumentos, entretanto, você gastou bastante tempo e palavras para se referir aos maiores de idade legal, que não é o meu foco, e sim, os menores de idade legal, portanto, é preciso atentar para o que a questão pede para não correr o risco de por a tua nota em risco.

      Você conquistou seu ponto, embora haja no texto muitos desvios, problemas com concordância entre sujeito e o verbo.

      Excluir
  50. Não acho certo a lei pois um adulto ele tem consciencia do ato e mesmo assim pratica o delito,agora um adolescente com menos que maturidade que um adulto comete um delito e preso do mesmo jeito,alguns adolescentes muitas vezes cometem crimes em busca de um sustento ,claro que não podemos generalizar pois alguns cometem e crimes em busca de um divertimento,mas o lugar onde o adulto e o adolescente pagam pelo crime não é muito diferente apenas o nome que diferencia,a sociedade em vez de ajudar os adolescentes apenas isolam eles e ainda dizem que resolveram o problema mas apenas escondem tudo debaixo do tapete, o reformatório deveria ser um lugar para a criança poder aprender a conviver com a sociedade e sair de lá como um cidadão melhor,e não saírem de lá com raiva da sociedade trazendo caos para poder se vingar.A sociedade deveria não só para os adolescente mas também para os adultos dar uma chance de pagar o erro com prestações de serviços públicos pois assim pagaria pelo erro e ajudaria as pessoas.A sociedade pensa que o reformatório e como uma escola mas já era uma cadeia a muito tempo e a lei não vai mudar nada na vida desses adolescentes,apenas vai esclarecer para a sociedade que o reformatório não vai ser mas uma escola e sim um verdadeiro presidio de menores oque não é muito diferente de agora.

    Guilherme Daigo Ueda Casimiro n:18 9A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, que bom perceber que você enxerga o problema olhando a sociedade como um todo... gostei disto. PArabéns...

      Você conquistou seu ponto.

      Excluir
  51. Professora, eu sou a favor da menoridade penal, mas intidades que passam as crianças por um exame, tratamento psicologico, pode fazer melhor, há familias que incentivam as crianças a fazerem tais atos. Pais preguiçosos que na infancia nao tiveram paciência, vontade de estudar e nao pensaram nas consequencias de se ter um filho nem no futuro dos seus, sem condiçoes de influenciar positivamente na vida dos filhos. Os filhos nao deveriam pagar pelos erros que nao cometeram.
    Uma criança se espelha nas pessoas mais proximas, os pais, e se eles tiveram de infringir a lei quando crianças, por exemplo, os filhos deles nao deveriam ser responsabilizados, se tivessem recebido discernimento sobre o certo e o errado ha pais que precisam de mais ajuda psicologica do que os filhos.
    Ha filhos, nao so falando dos pais, que roubam por diversao, outros por necessidade. Uma criança que foi moradora de rua e foi adotada , por exemplo, sofre preconceito, por colegas nas escolas, nao consegue arranjar um emprego e talvez acaba voltando para as ruas onde ela sabe que vao conseguir alguma coisa
    Resumindo há casos que diferentes um dos outros, o governo, a sociedade, as instituições nao podem cuidar de tudo isso de uma só maneira para todos.

    Lucas Atsuo Ito 9.A No.27

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, vocÊ argumentou muito bem... cada caso é um caso e precisa ser visto também com o olhar míope. A lei generaliza as ações, mas todas as ações possuem precedentes.

      Você conquistou seu ponto.

      Excluir
  52. Sim, porque se eles cometerem algum crime sabem que serão punidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog