Que são Figuras de Linguagem?

As figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva a mensagem transmitida. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, porque desta forma é possível:

  •  Compreender melhor diferentes textos. 
  • Compreender e saber usar figuras de estilo 
  • Capacita-nos a usar de forma mais eficaz a linguagem como fenômeno social
  • Ajuda-nos a vislumbrar o simbolismo de algumas conversas e obras escritas.

Algumas mais usadas podem ser divididas em:
Figuras de Palavras
  • Catacrese: emprego de uma palavra no sentido figurado por não haver um termo próprio. Ex.: a perna dos óculos.

  • Metáfora: estabelece uma relação de semelhança ao usar um termo com significado diferente do habitual. Ex.: A menina é uma flor.
  • Comparação: parecida com a metáfora, a comparação é uma figura de linguagem usada para qualificar 1 característica parecida entre dois ou mais elementos. No entanto, no caso da comparação, existe uma palavra de conexão (como, parecia, tal, qual, assim, etc). Ex: "O olhar dela é como a lua, brilha maravilhosamente.".
  • Metonímia: substituição lógica de uma palavra por outra semelhante. Ex.: Beber um copo de vinho.
  • Onomatopeia: imitação de um som. Ex.: trrrimmmmm (telefone)
  • Sinestesia: mistura de diferentes impressões sensoriais. Ex.: o doce som da flauta


A atividade a seguir foi realizada pelos alunos dos primeiros anos A e B e esta consiste em apresentar trechos de músicas (nacionais ou não) e nestas apontar figuras de linguagem.

 

Comentários

  1. Música:Medo de mulher
    Intérprete:Tom Zé
    "A Benta me acorrenta
    Teresa no pé da mesa
    Joana no pé da cama"
    Figura de linguagem:Catacrese-‘’pé da mesa’’ e ‘’pé da cama’’.

    Música:Refrão de Bolero
    Intérprete:Humberto Gessinger(Engenheiros do Hawaii)
    ‘’Ana, Teus lábios são labirintos Ana.
    Que atraem os meus instintos mais sacanas
    E o teu olhar sempre distante sempre me engana
    Eu entro sempre na tua dança de cigana.’’
    Figura de Lingagem:Metáfora:’’teus lábios são labirintos’’

    Música: Infinita Highway
    Intérprete: Humberto Gessinger(Engenheiros do Hawaii)
    ‘’Minha vida é tão confusa quanto a América Central
    Por isso não me acuse de ser irracional’’
    Figura de Linguagem:Comparação:-‘’tão confusa quanto a América Central’’

    Intérprete:Luan Santana
    Música:As Lembranças vão na mala
    ‘’Orgulhoso, eu não me ajoelhei pra ter seu coração,
    Imperfeito, sou sim, mas dei o meu melhor até o fim.’’
    Figura de linguagem:Metonímia(concreto pelo abstrato)-‘’me ajoelhei pra ter seu coração’’ (amor)

    Música: Tik Tok
    Intérprete:Ke$ha
    ‘’Tick tock, on the clock
    But the party don't stop, no
    Ouh Ouh Oh Oh’’
    Figura de linguagem:Onomatopéia:barulho do relógio-‘’Tick tock’’

    Música: Canteiros
    Intérprete:Fagner
    ‘’Eu só queria ter do mato
    Um gosto de framboesa
    Pra correr entre os canteiros
    E esconder minha tristeza...’’
    Figura de Linguagem:Sinestesia-‘’um gosto de framboesa...’’

    Nome:Gabriela de Oliveira P. Pereira N°:11 Série:1°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Música:Hot N' Cold
      Intérprete:Katy Perry
      ‘’Cause you're hot then you're cold
      You're yes then you're no
      You're in and you're out
      You're up and you're down’’
      Figura de Linguagem:Antítese-O trecho todo tem antíteses.

      Música:Por você
      Intérprete:Frejat
      ‘’Por você,
      Conseguiria até ficar alegre,
      Pintaria todo o céu de vermelho,
      Eu teria mais herdeiros que um coelho.’’
      Figura de Linguagem:Hipérbole(exagero)-‘’Pintaria o céu de vermelho’’ e ‘’teria mais herdeiros que um coelho.’’

      Música: As Vitrines
      Intérprete: Chico Buarque
      ‘’Os letreiros a te colorir
      Embaraçam a minha visão
      Eu te vi suspirar de aflição
      E sair da sessão,frouxa de rir’’
      Figura de Linguagem:Prosopopéia-‘’Os letreiros a te colorir...’’

      Música:Valsinha
      Intérprete:Chico Buarque
      "E ali dançaram tanta dança,
      que a vizinhança toda despertou".
      Figura de Linguagem:Pleonasmo-‘’dançaram tanta dança...’’

      Nome:Gabriela de Oliveira P. Pereira N°:11 Série:1°B

      Excluir
    2. Gabriela, é preciso traduzir a música Hot N´Cold... nem todos sabem o que os versos ditam.

      Excluir
    3. Tradução:
      Música:Hot N' Cold
      Intérprete:Katy Perry
      ‘’Cause you're hot then you're cold
      (Porque você é quente, depois é frio)
      You're yes then you're no
      (Você é sim, depois é não)
      You're in and you're out
      (Você está dentro, depois está fora)
      You're up and you're down’’
      (Você está por cima, depois por baixo)
      Figura de Linguagem:Antítese-O trecho todo tem antíteses.

      Excluir
  2. Música: “Que País É Esse?”
    Interprete: “Paralamas do Sucesso”

    No Amazonas
    Na Araguaia, ia, ia
    Na Baixada Fluminense
    No Mato Grosso, nas Gerais
    E no Nordeste tudo em paz
    Só mesmo morto eu descanso
    Mas o sangue anda solto
    Manchando os papéis
    Documentos fiéis
    Ao descanso do patrão
    Que país é esse?

    Figura de linguagem: Metáfora - “Mas o sangue anda solto”


    Música: “Eu sem você”
    Interprete: “Paula Fernandes”

    Tô feito mato, desejando a chuva
    Madrugada fria, esperando o sol
    Tô tão carente feito um prisioneiro
    Vivo um pesadelo, beijo sem paixão
    Tô com vontade de enfrentar o mundo
    Ser pra sempre o guia do seu coração
    Sou a metade de um amor que vibra
    Numa poesia em forma de canção

    Figura de linguagem: Comparação- “Tô feito mato, desejando a chuva”


    Música: “Made in the USA”
    Interprete: “Demi Lovato”

    Our love runs deep like a Chevy
    If you fall I'll fall with you baby
    Cause that's the way we like to do it
    That's the way we like

    Figura de linguagem: Metonímia- “Our love runs deep like a Chevy” (“Nosso amor vai fundo como um Chevrolet”)


    Música: “Amor de chocolate”
    Interprete: “Mc Naldo”

    Um, dois, três, quatro
    Pra ficar maneiro eu jogo o clima lá no alto
    Alto em cima! Alto em cima! Alto em cima! Alto em cima!
    Em cima! Em cima! Em cima! Em cima!

    Figura de linguagem: Pleonasmo- “Alto em cima!”


    Música: “Certas coisas”
    Interprete: “Lulu Santos”

    Não existiria som
    Se não houvesse o silêncio
    Não haveria luz
    Se não fosse a escuridão
    A vida é mesmo assim,
    Dia e noite, não e sim...

    Figura de linguagem: Antítese- “Não existiria som
    Se não houvesse o silêncio”


    Música: “Um beijo”
    Interprete: “Luan Santana”

    Um beijo fala mais que mil palavras
    Um toque é bem mais que poesia
    No seu olhar enxergo a sua alma
    Sua fala é uma linda melodia
    Ninguém sabe explicar o que é o amor
    Ninguém vai ser feliz sem ser amado
    Meu coração de vez se entregou
    Confesso que eu estou apaixonado

    Figura de linguagem: Sinestesia- “Um toque é bem mais que poesia”


    Música: “A Thousand Years”
    Interprete: “Christina Perri”

    I have died every day waiting for you
    Darling don't be afraid
    I have loved you for a thousand years
    I'll love you for a thousand more

    Figura de linguagem: Hiperbole- I have loved you for a thousand years (Eu te amarei por mil anos”)


    Música: “Coisinha do pai”
    Interprete: “Jorge Aragão”

    O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,
    O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,
    O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,
    O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,

    Figura de linguagem: Catacrese- “O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai”


    Música: Let Me Sing, Let Me Sing
    Interprete: Raul Seixas

    Uah-bap-lu-bap-lah-bein-bum!!!
    Let me sing, let me sing
    Let me sing my rock'n'roll
    Let me sing, let me swing
    Let me sing my blues and go, say

    Figura de linguagem: Onomatopeia- “Uah-bap-lu-bap-lah-bein-bum!!!”


    Música: “O caderno”
    Interprete: “Toquinho”

    Sou eu que vou seguir você
    Do primeiro rabisco
    Até o be-a-bá.
    Em todos os desenhos
    Coloridos vou estar
    A casa, a montanha
    Duas nuvens no céu
    E um sol a sorrir no papel...

    Figura de linguagem: Prosopopeia- “Sou eu que vou seguir você do primeiro rabisco até o be-a-bá.”


    Nomes: Alexia Sousa Silva nº01
    Vitória dos Santos Amaro nº41

    Série: 1ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aléxia e Vitória... os modelos de metáfora e comparação estão incorretos.

      Excluir
    2. Professora, aqui estão as correções:

      Música: “Esperando na Janela”
      Interprete: “Cogumelo Plutão”

      Você é a escada da minha subida,
      Você é o amor da minha vida,
      É o meu abrir de olhos do amanhecer,
      Verdade que me leva a viver.
      Você é a espera na janela,
      A ave que vem de longe tão bela,
      A esperança que arde em calor,
      Você é a tradução do que é o amor.

      Figura de linguagem: Metáfora - “Você é a escada da minha subida”


      Música: “Como se eu fosse flor”
      Interprete: “Ivete Sangalo”

      Como se eu fosse flor
      Você me cheira
      Como se eu fosse flor
      Você me rega
      E nesse reggae eu vou
      A noite inteira
      Porque morrer de amor
      É brincadeira

      Figura de linguagem: Comparação- “Como se eu fosse flor”


      Alexia e Vitória, 1B

      Excluir
  3. Figura De Linguagem : Metáfora
    Musica : Tempos Modernos
    Intérprete: Jota Quest
    Eu vejo a vida melhor no futuro
    Eu vejo isso por cima do muro
    De hipocrisia que insiste em nos rodear
    Eu vejo a vida mais clara e farta
    Repleta de toda a satisfação
    Que se tem direito do firmamento ao chão
    Metáfora : " eu vejo a vida melhor no futuro "

    Figura De Linguagem: Metonímia
    Musica :Borboletas
    Intérprete: Vitor e Leo
    Não sei dizer o que mudou
    Mas nada está igual
    Numa noite estranha a gente se estranha e fica mal
    Você tenta provar que tudo em nós morreu
    Borboletas sempre voltam
    E o seu jardim sou eu
    Metonímia: " borboletas sempre voltam e o seu jardim sou eu "

    Figura De Linguagem: Pleonasmo
    Musica:Voce de mim nao sai
    Interprete: Luan Santana
    Deixa eu entrar
    Dentro do seu coração
    Descobrir pouco a pouco a paixão
    Tenta
    Me sentir enquanto eu sinto você
    Dessa vez é amor
    É pra valer
    Pleonasmo: " deixa eu entrar dentro do seu coraçao"

    Figura De Linguagem : Antítese
    Musica: Só Os Loucos Sabem
    Intérprete:Charlie Brown Jr.
    Agora eu sei exatamente o que fazer
    Vou recomeçar, poder contar com você
    Pois eu me lembro de tudo irmão, eu estava lá também
    Um homem quando esta em paz não quer guerra com ninguém
    Antítese:" um homem quando esta em paz nao que guerra com ninguem"
    Figura De Linguagem: Hipérbole
    Musica: Ta vendo aquela lua
    Intérprete:exaltasamba
    Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu
    Se você me pedir eu vou buscar só pra te dar
    Se bem que o brilho dela nem se compara ao seu
    Deixa eu te dar um beijo
    Vou mostrar o tempo que perdeu
    Hipérbole:" ta vendo aquela lua que brilha la no ceu se voce me pedir eu vou buscar so pra ti dar "
    Figura De Linguagem : Onomatopéia
    Musica: Natasha
    Intérprete: Capital Inicial
    O mundo vai acabar
    E ela só quer dançar
    O mundo vai acabar
    E ela só quer dançar, dançar, dançar
    Pneus de carros cantam
    Thuru, Thuru, Thuru, Thuru...
    Onomatopeia:" Pneus do carro cantam tchuru,tchuru, tchuru,tchuru... "

    Figura De Linguagem: Prosopopéia
    Musica: te vivo
    Intérprete: Luan Santana
    A gente não precisa estar colado pra estar junto
    Os nossos corpos se conversam por horas e horas
    Sem palavras tão dizendo a todo instante um pro outro,
    O quanto se adoram
    Eu não preciso te olhar
    Pra te ter em meu mundo
    Porque aonde quer que eu vá
    Você está em tudo
    Prosopopeia:" nossos corpos se conversam por horas e horas "

    Figura De Linguagem: Sinestesia
    Musica: Arco- Íris
    Intérprete: xuxa
    O que vale nessa vida é ser feliz
    Com o azul eu vou sentir tranqüilidade
    O laranja tem sabor de amizade
    Com o verde eu tenho a esperança
    Que existe em qualquer criança
    E enfeitar o céu nas cores do amor
    No amarelo um sorriso
    Pra iluminar feito o sol tem o seu lugar
    Brilha dentro da gente
    Violeta mais uma cor que já vai chegar
    O vermelho pra completar meu arco-íris no ar
    Sinestesia: "O laranja tem sabor de amizade"

    FIGURA DE LINGUAGEM : CATACRESE
    MUSICA: Diante Da Cruz
    INTÉRPRETE: Rosa De Saron
    Parece até que eu estava ali,
    Aos pés da cruz, vendo seu sangue cair.
    Um sacrifício feito só por amor,
    Por vidas que somente lhe trazem dor.
    Catacrese :"Parece até que eu estava ali aos pés da cruz vendo seu sangue cair "

    NOME: LARISSA PEREIRA DOS ANJOS N* 21 SERIE: 1 ANO B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LARISSA, REVEJA OS EXEMPLOS DE METÁFORA, ANTÍTESE, HIPÉRBOLE,
      O EXEMPLO DADO COMO PROSOPOPÉIA É NA VERDADE METONÍMIA

      Excluir
    2. professora aqui esta a correção da metáfora, antítese, hipérbole,prosopoéia e arrumei a metonímia ..

      Figura De Linguagem : Metáfora
      Musica : Pra Voce
      Intérprete: Paula Fernandes
      "Eu quero ser pra você
      A alegria de uma chegada
      Clarão trazendo o dia
      Iluminando a sacada"
      Metáfora: "clarão"


      Figura De Linguagem : Antítese
      Musica: não é normal
      Intérprete: nx zero
      Antítese:" O tempo todo, o tempo todo é tempo demais
      Não é pra sempre, o pra sempre sempre se vai
      Nem tudo que acaba, tem final."


      Figura De Linguagem: Hipérbole
      Musica: vagalumes
      Intérprete: pollo
      hipérbole: " vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí,
      pra ti ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor "

      Figura De Linguagem: Prosopopéia
      Musica: Volta pra mim
      Intérprete: Roupa Nova
      " Amanheci sozinho
      Na cama um vazio
      Meu coração que se foi
      Sem dizer se voltava depois
      Sofrimento meu
      Não vou agüentar
      Se a mulher
      Que eu nasci prá viver
      Não me quer mais..."
      Prosopopeia:" meu coração que se foi, sem diser se voltava depois. "


      Figura De Linguagem: Metonímia
      Musica : Meteóro
      Intérprete: Luan Santana
      "Te dei o sol, te dei o mar
      Pra ganhar seu coração.
      Você é raio de saudade,
      Meteoro da paixão,
      Explosão de sentimentos
      Que eu não pude acreditar."
      Metonímia: "Te dei o sol, te dei o mar
      Pra ganhar seu coração."


      Excluir
  4. Música: Meteoro
    Interprete: Luan Santana
    Te dei o sol, te dei o mar
    Pra ganhar seu coração.
    Você é raio de saudade,
    Meteoro da paixão,
    Explosão de sentimentos
    Figura de linguagem: Metáfora- “Você é raio de saudade.”

    Música: Hurricane
    Interprete: Bridgit Mendler
    Like the weather the drain same as the tears on my Face
    And i'm stuck up in this storm eye (“Como o tempo que seca do mesmo jeito que as lágrimas em meu rosto”)
    Figura de linguagem: Comparação

    Música: Copo de Vinho
    Interprete: Cristiano Araújo
    Eu e minha namorada a gente tava agarradinho
    Até que o meu amor bebeu um copo de vinho
    Ela perde o controle, ela fica animadinha
    Figura de linguagem: Metonímia- “Até que o meu amor bebeu um copo de vinho.”


    Música: Longe de Você
    Interprete: Charlie Brown Jr
    "Eu vivo na espera de poder viver a vida com você."
    Figura de linguagem: Pleonasmo

    Música: Certas coisas
    Interprete: Lulu Santos
    ”Não existiria som se não
    Houvesse o silêncio
    Não haveria luz se não
    Fosse a escuridão
    A vida é mesmo assim
    Dia e noite, não e sim”
    Figura de linguagem: Antítese


    Música: Monte Castelo
    Interprete: Legião Urbana
    "(...)O amor é o fogo que arde sem se ver(...)"
    Figura de linguagem: Sinestesia
    Interprete: Cazuza
    Música: Exagerado
    "Eu nunca mais vou respirar
    Se você não me notar
    Eu posso até morrer de fome
    Se você não me amar."
    Figura de linguagem: hipérbole


    Música: Céu Da Boca
    Interprete: Ivete Sangalo
    Eu quero beijar a sua boca louca
    Eu vou enfiar uva no céu da sua boca
    Figura de linguagem: Catacrese- “Eu vou enfiar uva no céu da sua boca.”


    Música: De repente, Califórnia
    Interprete: Lulu Santos
    “O vento beija meus cabelos
    As ondas lambem minhas pernas
    O sol abraça o meu corpo
    Meu coração canta feliz.”
    Figura de linguagem: Prosopopéia


    Música: Monkey See, Monkey Do
    Interprete: Girls
    Quando o som tocar é bum bum bum
    Vou do alto até o chão, chão, chão
    Monkey see, monkey do, do, do
    DJ aumenta o som, que ninguém vai segura
    Figura de linguagem: Onomatopéia- “Quando o som tocar é bum bum bum.”

    Nomes: Barbara Rosa e Fernanda B.
    N°: 5 e 12
    1°A










    ResponderExcluir
  5. 1 -Paula Fernandes - Pra Você
    " Eu quero ser pra você
    A alegria de uma chegada
    Clarão trazendo o dia
    Iluminando a sacada"
    Figura de linguagem é a metáfora “ Clarão”

    2- Jorge e Matheus – Abelha
    Como uma abelha pousa numa flor
    Mansa, você chegou me dando amor
    Como uma abelha ferroou meu coração
    Deixou saudades e o veneno da paixão
    Figura de linguagem é a comparação “ Como uma abelha”

    3-Marcelo d2 – Desabafo
    A minha busca é na batida perfeita
    Sei que nem tudo tá certo mas com calma se ajeita
    Por um mundo melhor eu mantenho minha fé
    Menos desigualdade, menos tiro no pé
    Figura de linguagem é a metonímia “A minha busca é na batida perfeita”

    4- João Bosco e Vinicius – Chuva
    Chove chuva, chove vem lavar esta saudade.
    Leva do meu peito as lembranças que me invadem
    Figura de linguagem é o pleonasmo “Chove chuva, chove vem lavar esta saudade”

    5- Legião urbana- Quando o sol bater na janela do teu quarto.
    Quando o sol bater
    Na janela do teu quarto,
    Lembra e vê
    Que o caminho é um só.
    Figura de linguagem é a prosopopéia “Quando o sol bater na janela do teu quarto”

    6- João Lucas e Marcelo- Eu quero tchu, eu quero tcha
    Eu quero tchu, eu quero tcha
    Eu quero tchu tcha tcha tchu tchu tcha
    Tchu tcha tcha tchu tchu tcha
    Figura de linguagem é onomatopéia “Eu quero tchu tcha tcha tchu tchu tcha”


    7- Lulu Santos – Certas coisas
    Não existiria som
    Se não houvesse o silêncio
    Não haveria luz
    Se não fosse a escuridão
    A vida é mesmo assim,
    Dia e noite, não e sim...
    Figura de linguagem é a Antítese “Não existiria som
    Se não houvesse o silêncio”

    8- XuXa – Arco Iris
    O que vale nesta vida é ser feliz
    Com o azul eu vou sentir tranqüilidade
    O laranja tem sabor de amizade
    Com o verde eu tenho esperança
    Que existe em qualquer criança
    Figura de linguagem é a Sinestesia “O laranja tem sabor de amizade”

    9- Henrique e Diego- Canudinho
    Por você eu bebo o mar de canudinho,
    E atravesso o Pólo Norte de Shortinho
    Entro descalço num vulcão em Erupção
    Faço de tudo pra ganhar seu Coração
    Figura de linguagem é a Hipérbole “Por você eu bebo o mar de canudinho”




    10- Jota Quest – Tempos modernos

    Hoje o tempo voa, amor
    Hoje o tempo voa, amor
    Figura de linguagem é a Catacrese “Hoje o tempo voa, amor”


    Geovanni Amaral e Guilherme Alves 1º A
    N 16 e 22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prosopopeia - Ele nos condiciona na ideia de tempo, algo não ocorrido, em tempo de acontecer... sol refere-se a claridade, temos uma metáfora.

      Excluir
    2. Roberto Carlos - Cavalgada
      Estrelas mudam de lugar
      Chegam mais perto só pra ver
      E ainda brilham de manhã
      Depois do nosso adormecer


      Prosopopeia "Estrelas mudam de lugar, chegam mais perto só pra ver"

      Excluir
  6. 1 musica : Sorri, Sou rei Natiruts
    Quando você se foi
    Choreeei, Choreeei, Choreeeei
    Agora que voltou
    Sorri, Sorri, Sou Rei
    Figura de linguagem: Metáfora > Sorri, Sorri, Sou rei

    2 Musica : Saudades do tempo > Maneva
    Sempre felizes sem pensar em nada,
    Paisagem mais bela é o sorriso da amada,
    Contava as estrelas manto prateado,
    Sentia o calor de um abraço apertado,
    Fazia minha boca tocar o seu lábio,
    Lua iluminava com um Bob no rádio
    figura de linguagem : Comparação > Paisagem mais bela é o sorriso da amada

    3 musica : Luz que me traz paz > Maneva
    Refletiu nos meus olhos adeus solidão
    Duas histórias que se cruzam sem intenção
    Combustível pra alma minha inspiração
    Povoando minha existência e imaginação
    Figura de linguagem :metonímia > Refletiu nos meus olhos adeus solidão

    4 musica : Ruínas > Maneva

    Enquanto o Homem faz armas pra nos matar,
    Eu vou cantar ah,ah,ah
    Liberdade pra gente sonhar
    Figura de linguagem : Onomatopeia > Eu vou cantar ah,ah,ah

    5 musica : Mar meu Mundo - Maneva
    Cor tão bela,
    Não dá trela,
    Pro meu barco marrom.
    Não navega,
    Abro a vela,
    Mesmo sem ter vento bom.
    Figura de linguagem :Sinestesia: Cor tão bela .

    Tatiane Ferrari Silvério 1°B n°38

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Metáfora: Tatiane, neste exemplo ele cita uma ação comum, não há linguagem figurada no contexto, portanto, não é metáfora.
      Metonímia...o exemplo é de metáfora.

      Excluir
  7. Musica: faltando um pedaço
    Autor: Djavan
    Metáfora: "o amor é um grande laço".

    Musica: faltando um pedaço
    Autor: Djavan
    Comparação: "o amor é como um raio".

    Musica: as Lembranças vão na mala
    Autor: Luan Santana
    metonímia: "Orgulhoso, eu não me ajoelhei pra ter seu coração"(amor).

    Musica:Longe de Você
    Autor :Charlie Brown Jr
    Pleonasmo :"Eu vivo na espera de poder viver a vida com você."

    Musica:meu bem,meu mal
    Autor: Caetano Veloso
    Antítese"Meu Bem, Meu Ma".

    Musica:sinestesia
    Autor:Agnela
    Sinestesia:"vejo medo no seu olhar".

    Musica:exagerado
    Autor:Cazuza
    Hipérbole:"Eu nunca mais vou respirar
    Se você não me notar
    Eu posso até morrer de fome
    Se você não me amar."

    Musica: as mariposas
    Autor:Adoniran Barbosa
    Catacrese:Em cima do prato da lâmpida pra descansar

    Nomes:
    -Gabriel Soares da silva 1°B
    -Helton Fernandes
    -Gabriel Araujo
    -Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora não tenham colocado a estrofe a qual pertencia o verso analisado, considerei a postagem de vocês. Parabéns, vocês fizeram uma ótima pesquisa.

      Excluir
  8. 1- Faltando um Pedaço, Djavan
    O amor é um grande laço,
    um passo pr'uma armadilha
    Um lobo correndo em círculos pra alimentar a matilha
    Comparo sua chegada com a fuga de uma ilha:
    Tanto engorda quanto mata feito desgosto de filha.
    Figura de linguagem: Metáfora > “O amor é um grande laço.”

    2- Faltando um Pedaço, Djavan
    O amor é como um raio galopando em desafio
    Abre fendas cobre vales, revolta as águas dos rios
    Quem tentar seguir seu rastro se perderá no caminho
    Na pureza de um limão ou na solidão do espinho
    Figura de linguagem: Comparação> “O amor é como um raio.”

    3- Meteoro, Luan Santana
    Te dei o sol, te dei o mar
    Pra ganhar seu coração.
    Você é raio de saudade,
    Meteoro da paixão,
    Explosão de sentimentos
    Que eu não pude acreditar.
    Ah! Como é bom poder te amar!
    Figura de linguagem: Metonímia> “'Te dei o sol, te dei o mar, pra ganhar seu coração.”

    4- Você de mim não sai, Luan Santana
    Deixa eu entrar
    Dentro do seu coração
    Descobrir pouco a pouco a paixão
    Tenta
    Me sentir enquanto eu sinto você
    Dessa vez é amor
    É pra valer
    Figura de linguagem: Pleonasmo> “Deixa eu entrar dentro do seu coração.”

    5- Vagalumes, Pollo
    Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí,
    Pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor,
    Eu só quero amar você,
    E quando amanhecer eu quero acordar...
    Do seu lado.
    Figura de linguagem: Hipérbole> “Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí.”

    6- Céu da Boca, Ivete Sangalo
    Eu quero beijar a sua boca louca
    Eu quero beijar a sua boca louca
    Eu vou enfiar uva no céu da sua boca
    Eu vou enfiar uva no céu da sua boca
    Figura de linguagem: Catacrese> “Eu vou enfiar uva no céu da sua boca.”

    7- Certas Coisas, Lulu Santos
    Não existiria som
    Se não houvesse o silêncio
    Não haveria luz
    Se não fosse a escuridão
    A vida é mesmo assim,
    Dia e noite, não e sim...
    Figura de linguagem: Antítese> “Não haveria o som se não fosse o silêncio, e não haveria luz se não fosse a escuridão.”

    8- Sabor Colorido, Geraldo Azevedo
    “Mel...eu quero mel
    Quero mel de toda flor
    Da rosa, rosa, rosa amarela encarnada
    Branca como cravo, lírio e jasmim
    Eu quero mel pra mim ”
    Figura de linguagem: Sinestesia, todo o trecho.

    Nomes: Leila Almeida n°22
    Larissa Cristine n°20
    Emily Kathleen n°06
    1° B

    ResponderExcluir
  9. Gabriel Vale N°14 1°A
    Yara Barbosa 43
    Vitoria 45

    Metáfora:
    Musica: Que País É Esse?
    Intérprete: Renato Russo
    “Nas favelas, no senado
    Sujeira pra todo lado
    Ninguém respeita a constituição
    Mas todos acreditam no futuro da nação”
    Figura de Linguagem: Metáfora - Sujeira pra todo lado
    Sujeira no caso são atos ilícitos, ilegais, desrespeitosos apresentados no trecho.


    Comparação:
    Musica: Como um anjo
    Intérprete: Cesar Menotti e Fabiano
    “Como um anjo Você apareceu na minha vida Huum! Como um anjo, Repleto de ternura e de paixão ouououou!''
    Figura de Linguagem: Comparação –
    “Você apareceu na minha vida Huum! Como um anjo, Repleto de ternura e de paixão.”

    Pleonasmo:
    Musica: Meteoro
    Intérprete: Luan Santana
    "Te dei o sol, te dei o mar
    Pra ganhar seu coração.
    Você é raio de saudade,
    Meteoro da paixão,
    Explosão de sentimentos
    Que eu não pude acreditar.
    Ah! Como é bom poder te amar!"
    Figura de Linguagem:
    Metonímia –’’Te dei o sol, te dei o mar”.


    Musica: Chove Chuva Intérprete: Jorge Ben Jor
    "Chove Chuva Chove sem parar."
    Figura de Linguagem: Pleonasmo – “Chove Chuva”

    Antítese:
    Musica:Antítese Nacional
    Intérprete: Desertor
    “País da riqueza e da pobreza
    País das muitas terras, dos homens sem terra País do futuro de crianças sem futuro País do futebol e de imensas favelas.”
    Figura de linguagem: antítese – “País da riqueza e da pobreza”

    Onomatopeia:
    Musica: Exagerado
    Interprete: Cazuza
    "Eu nunca mais vou respirar Se você não me notar Eu posso até morrer de fome Se você não me amar."
    Figura de linguagem: Hiperbole – “Eu nunca mais vou respirar Se você não me notar”
    Musica: Carimbador Maluco Intérprete: Raul Seixas
    Não vai a lugar nenhum!! Plunct Plact Zum Não vai a lugar nenhum!!
    Figura de Linguagem: Onomatopeia – “Plunct Plact Zum”


    Comparação:
    Música: O amor e o poder
    Intérprete: Rosana
    Como uma deusa você me mantém E as coisas que você me diz Me levam além.
    Figura de Linguagem: Comparação - "Como uma deusa"



    Prosopopeia:
    musica:Cavalgada
    Roberto Carlos

    "Vou cavalgar por toda a noite
    Por uma estrada colorida
    Usar meus beijos como açoite
    E a minha mão mais atrevida

    Vou me agarrar aos seus cabelos
    Pra não cair do seu galope
    Vou atender aos meus apelos
    Antes que o dia nos sufoque

    Vou me perder de madrugada
    Pra te encontrar no meu abraço
    Depois de toda a cavalgada
    Vou me deitar no seu cansaço

    Sem me importar se neste instante
    Sou dominado ou se domino
    Vou me sentir como um gigante
    Ou nada mais do que um menino

    Estrelas mudam de lugar
    Chegam mais perto só pra ver
    E ainda brilham de manhã
    Depois do nosso adormecer

    E na grandeza deste instante
    O amor cavalga sem saber
    E na beleza desta hora
    O sol espera pra nascer"

    Figura de linguagem, prosopopeia :
    "Mão mais atevida"
    "Antes que o dia nos sufoque"
    "Estrelas mudam de lugar, chegam mais perto só pra ver"
    "O amor cavalga "
    "O Sol espera pra nascer".


    Catacrese
    Musica:As Mariposas
    Adoniran Barbosa

    " As mariposa quando chega o frio
    Fica dando volta em volta da lâmpida pra se esquentar
    Elas roda, roda, roda e dispois se senta
    Em cima do PRATO da lâmpida pra descansar
    Eu sou a lâmpida
    E as muié é as mariposa
    Que fica dando volta em volta de mim
    Toda noite só pra me beijar."

    Figura de linguagem catacrese:
    "Em cima do PRATO da lâmpida pra descansar..."




    Sinestesia
    Musica: aroma
    Interprete: Sampa Crew

    "Se vem de Minas, vem de Roma ou de Belém
    aquele aroma magistral de hortelã
    Inesquecível quando de manhã
    Cheiro de chá de camomila ou menta
    Cheiro do cravo do orvalho e da pimenta"

    Figura de linguagem: sinestesia-
    "aquele aroma (olfato)
    Cheiro de chá(olfato)
    Cheiro do cravo(olfato)"

    ResponderExcluir
  10. Música: Masterpiece
    Intérprete: Madonna
    If you were the Mona Lisa
    You'd be hanging in the Louvre
    Figura de Linguagem: Metáfora “ If you were the Mona Lisa – Se você fosse a Mona Lisa ”.

    Música: Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás
    Intérprete: Raul Seixas
    Eu nasci há dez mil anos atrás
    e não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais
    Figura de Linguagem: Pleonasmo “ há dez mil anos atrás ”

    Música: Baader-Meinhof Blues
    Intérprete: Legião Urbana
    Já estou cheio de me sentir vazio
    Meu corpo é quente e estou sentindo frio
    Figura de Linguagem: Antítese

    Música: O Erê
    Intérprete: Cidade Negra
    Milhões de anos luz
    Podem durar
    O que alguns segundos
    Figura de Linguagem: Hipérbole “Milhões de anos luz”


    Música: Forbidden Love
    Intérprete: Madonna
    Just one kiss on my lips
    Was all it took to seal the future
    Just one look from your eyes
    Was like a certain kind of torture
    Figura de Lingugem: Sinestesia “Just one kiss on my lips; Just one look from your eyes - Apenas um beijo em meus lábios; Apenas um olhar dos seus olhos”

    Música: Runaways
    Intérprete: The Killers
    At night I come home after they go to sleep
    Like a stumbling ghost, I haunt this house
    Figura de Linguagem: Comparação “ they go to sleep like a stumbling ghost - eles foram dormir como um fantasma vacilante “.

    Música: Geni e o Zepelim
    Intérprete: Chico Buarque
    Um enorme zepelim.
    Pairou sobre os edifícios
    Figura de Linguagem: Metonímia “Um enorme zepelim”

    Música: Borboletinha
    Borboletinha tá na cozinha
    fazendo chocolate
    para a madrinha
    Figura de Linguagem: Prosopopeia “Borboletinha tá na cozinha, fazendo chocolate”

    Música: 4 minutes
    Intérprete: Madonna & J. Timberlake
    You gotta get in line, hop
    Tick tock tick tock tick tock
    Figura de Linguagem: Onomatopeia “Tick tock tick tock tick tock”

    Música: Balanço do Busão
    Intérprete: Falamansa
    No balanço do busão, no fungado da sanfona
    O que atrapalha é o braço da poltrona.
    É no balanço do busão, é no fungado da sanfona
    O que atrapalha é o braço da poltrona.
    Figura de Linguagem: Catacrese “braço da poltrona”

    Leonardo Augusto Moraes do Carmo Nº27 1ºA

    ResponderExcluir
  11. Azul - Djavan
    Catacrese
    "Eu não sei se vem de Deus
    do céu ficar azul
    ou virá dos olhos teus
    essa cor que *azuleja* o dia?
    Se acaso anoitecer
    do céu perder o azul..."


    Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha - João Lucas e Marcelo
    Omomatopeia

    Eu quero tchu, eu quero tcha
    Eu quero tchu tcha tcha tchu tchu tcha
    Tchu tcha tcha tchu tchu tcha (2x)
    É isso ai galera, esse é o novo hit do João Lucas e Marcelo
    Tchu tcha tcha
    Cheguei na balada, doidinho pra biritar


    O CadernoToquinho
    Prosopopeia
    Sou eu que vou seguir você
    Do primeiro rabisco
    Até o be-a-bá.
    Em todos os desenhos
    Coloridos vou estar
    A casa, a montanha
    Duas nuvens no céu
    E um sol a sorrir no papel...


    Vagalumes - Pollo
    Hiperbole
    Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí,
    Pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor,
    Eu só quero amar você,
    E quando amanhecer eu quero acordar...
    Do seu lado.


    Só Os Loucos Sabem-Charlie Brown Jr.
    Antítese
    Agora eu sei exatamente o que fazer
    Vou recomeçar, poder contar com você
    Pois eu me lembro de tudo irmão, eu estava lá também
    Um homem quando esta em paz não quer guerra com ninguém


    Luan Santana -.Voce Mim Nao Sai
    Pleonasmo
    Deixa eu entrar dentro do te coracao
    Descobrir pouco a pouco a paixao .


    Luan Santana - Meteoro
    Metonimia
    Te dei o sol, te dei o mar
    Pra ganhar seu coração.
    Você é raio de saudade,
    Meteoro da paixão,
    Explosão de sentimentos
    Que eu não pude acreditar.
    Ah! Como é bom poder te amar!


    luan Santana - Um Beijo. Metafora
    Um beijo fala mais que mil palavras
    Um toque é bem mais que poesia
    No seu olhar enxergo a sua alma
    Sua fala é uma linda melodia
    Ninguém sabe explicar o que é o amor
    Ninguém vai ser feliz sem ser amado
    Meu coração de vez se entregou
    Confesso que eu estou apaixonado


    Ivete Sangalo - Flor do Reggae , comparacao.
    Como se eu fosse flor
    Você me cheira
    Como se eu fosse flor
    Você me rega
    E nesse reggae eu vou
    A noite inteira
    Porque morrer de amor
    É brincadeira




    Taina Saldanha da Silva , N38, 1A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainá,
      Nos exemplos você não reforçou o verso construído com a figura de linguagem.
      Antítese, não há antítese no excerto que você apresentou.
      Metáfora, rever.

      Excluir
  12. CATACRESE : "PRATO"
    As Mariposas / Adoniran Barbosa

    As mariposa quando chega o frio
    Fica dando volta em volta da lâmpida pra se esquentar
    Elas roda, roda, roda e dispois se senta
    Em cima do PRATO da lâmpida pra descansar.

    METÁFORA
    Monte Castelo - Legião Urbana
    "(...)O amor é o fogo que arde sem se ver(...)"

    COMPARAÇÃO : Luan Santana - Meteoro
    "Você é raio de saudade Meteoro da Paixão" comparando a pesoa a um raio paixâo a um meteoro.

    METONÍMIA : Chico Buarque - Geni e o zepeling
    "Tão cheirando a brilho e a cobre "

    ONOMATOPÉIA : Bicharada - Os Saltimbancos. Composição: Enriquez - Bardotti - Chico Buarque

    "Tão cheirando a brilho e a cobre "

    "Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
    Miau, miau, miau. Cocorocó.
    O animal é tão bacana
    Mas também não é nenhum banana."

    SINESTESIA : Claudinho & Buchecha - Fico Assim Sem Você

    "...To louco pra te TER NAS MÃOS > Sinestesia
    Deitar no teu abraço, retomar o pedaço
    Que falta no meu coração."

    Weslley Gomes Nº 42
    Patrick Bruno Nº 33
    Milena Monteiro Nº 33
    Leticia Marques Nº 23
    1º B




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley,
      Metáfora - Neste trecho temos sinestesia (tato) e paradoxo.
      Metonímia - Aqui não há metonímia.

      Excluir
  13. Catacrese:Fogo e Paixão. Cantor Wando.
    " Você é luz, é raio estrela e luar, manhã de Sol meu iaiá, meu ioió..."
    catacrese: meu iaiá, meu ioió.

    Hipérbole: Eu nasci há dez mil anos atrás. Cantor: Raul Seixas.
    " Eu nasci há dez mil anos atrás e não nada nesse mundo que eu não saiba de mais..."
    hipérbole: eu nasci há dez mil anos atrás.

    Sinestesia: Era uma vez. Cantor: Sandy e Junior.
    " Era uma vez um lugarzinho no meio do nada com sabor de chocolate e cheiro de terra milhada..."
    sinestesia: com sabor de chocolate e cheiro de terra molhada.

    Onomatopeia: Tchau Tchau. Cantor: Maria Cecília e Rodolfo.
    "Tchau, tchau, eu me cansei de você
    Tchau , tchau, eu te ver sofrer..."
    onomatopéia: tchau, tchau.

    Comparação: Faz um milagre em mim. Cantor: Regis Danese.
    "Como Zaque eu quero subir o mais alto que eu puder..."
    comparação: como Zaqueu.

    Prosopopéia: Sereia. Cantor:Lulu Santos.
    " Luz do divinal querer
    Seria uma sereia
    Ou seria só um delírio tropical..."
    prosopopéia: sereia.

    Metáfora: Erva venenosa. Cantor: Rita Lee.
    "Venenosa!
    Êh, êh,êh, êh!
    Erva venenosa
    Êh, êh, êh, êh!
    É pior que cobra cascavel
    O seu veneno é cruel..."
    metáfora: é pior que cobra cascavel.

    Antítese: Sonho impossível. Cantor: Maria Betânia.
    " Sonhar mais um sonho impossível
    Lutar quando é fácil ceder
    Vencer o inimigo invencível..."
    antítese: vencer o inimigo invencível.

    Metonímia: Eu sou Stephany. Cantor: Stephany
    "No meu Cross Fox
    Eu vou sair
    Vou dançar
    Me divertir
    Não vou ficar mais te esperando
    Pois agora eu sou...
    Demais!"
    metonímia: cross fox.

    Nomes: Camila de Sousa nº 06
    Jefferson Guimarães nº 26
    Stephanie Vilas Boas nº 36

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, tchau é interjeição e não onomatopeia.
      No exemplo que você classificou como metáfora,é na verdade uma comparação.

      Excluir
  14. musica: Meu bem, Meu mal
    cantor: Caetano Veloso
    Onde o que eu sou se afoga
    Meu fumo e minha ioga
    Você é minha droga
    Paixão e carnaval
    Meu zem, meu bem, meu mal <-- aqui se encontra um antitese

    música: Quando a chuva passar
    cantora: Paula Fernandes
    Quando a chuva passar
    Quando o tempo abrir
    Abra a janela e veja eu sou o sol
    Eu sou céu e mar
    Eu sou seu e fim
    E o meu amor é imensidão <----- hipérbole

    música:jeito de mato
    cantor: Paula fernandes
    De onde é que salta essa voz tão risonha?
    Da chuva que teima, mas o céu rejeita.
    Do mato, do medo, da perda tristonha.
    Mas, que o sol resgata, arde e deleita.
    Nesse trecho contêm sinestesia
    Musica: azul
    Cantor: Djavan

    Eu não sei se vem de Deus
    Do céu ficar azul
    Ou virá dos olhos teus
    Essa cor que azuleja o dia?
    Se acaso anoitecer
    Do céu perder o azul
    Entre o mar e o entardecer
    Alga-marinha vá na maresia
    Buscar ali um cheiro de azul
    Essa cor não sai de mim
    Bate e finca pé
    A sangue de rei
    Metafora

    Luan Santana(Meteoro)
    Te dei o Sol,
    Te dei o Mar
    Pra ganhar seu coração;
    Você é raio de saudade;
    Meteoro da paixão;
    Explosão de sentimentos que eu não pude acreditar;
    Aaaahh...
    Como é bom poder te amar;
    Nesse trecho há metonímia
    Onomatopeia
    Musica: O Carimbador Maluco
    Cantor:Raul Seixas
    Trecho:Pluct,Plact,Zummm .
    Não vai a lugar nenhum.
    Pluct,Plact,Zummm .
    Não vai a lugar nenhum
    Prosopopeia
    Musica:Cruzando Raios
    Cantor: Orlando Morais
    Trecho:Estrela vão fugindo.
    Entre of faróis e o mar.
    Neste azul,que azul!

    Catacrese
    Musica:Azul
    Cantor:Djarvan Trecho:
    Ouvirá dos olhos teus .
    Essa cor que azuleja o dia?
    Se acaso anoitecer

    Comparaçao
    Lulu Santos (Como Uma Onda)
    A vida vem em ondas COMO um mar
    Num indo e vindo
    infinito


    Matheus Vinícius Nº 32
    Marco Aurélio Nº 30
    Thiago Amorim Nº 41

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninos, no exemplo de hipérbole há um adjetivo qualificador, ele emite uma característica, uma metáfora.
      No exemplo de metáfora há sinestesia... muita sinestesia.
      Revejam o exemplo de prosopopeia.

      Excluir
  15. Musica: As Mariposa
    Interprete: Adoniran Barbosa

    As mariposa quando chega o frio
    Fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá
    Elas roda, roda, roda e dispois se senta
    Em cima do prato da lâmpida pra descansá
    Catacrese: “Em cima do prato da lâmpida pra descansá”


    musica:Maravilhado
    Interprete: Nívea Soares

    Tu és
    Um fogo apaixonado
    Eu sou do meu amado
    E tu és meu
    Metáfora: “Tu és um fogo apaixonado”


    Musica: sonda-me
    Inpterprete: Aline Barros

    E enche-me, até que em mim
    Se ache só a Ti, então Usa-me Senhor !! Usa-me..
    Como um farol que brilha à noite
    Como ponte sobre as águas
    Como abrigo no deserto
    Comparação: “Usa-me, como um farol que brilha à noite”


    Musica: Atoladinha
    Interprete: Bola de Fogo

    Piririm, Piririm, Piririm, alguem ligou pra mim...
    Piririm, Piririm, Piririm alguem ligou pra mim...
    Quem é? Sou eu bola de fogo, e o calor ta de matar,
    Onomatopeia: “piririm piririm piririm”


    Musica: Vagalumes
    Interprete: Pollo

    Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí,
    Pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor,
    Eu só quero amar você,
    Hipérbole: “Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí”


    Musica: Alegria Alegria
    Interprete: Caetano Veloso

    Eu tomo uma Coca-Cola
    Ela pensa em casamento
    E uma canção me consola
    Eu vou.
    Metonímia: “Eu tomo uma Coca-Cola”


    Faltando um Pedaço
    Djavan

    O amor é como um raio
    Galopando em desafio
    Abre fendas, cobre vales
    Revolta as águas dos rios
    Metafora: “O amor é como um raio Galopando em desafio”


    Musica: As vitrines
    Interprete: Chico Buarque

    Os letreiros a te colorir
    Embaraçam a minha visão
    Eu te vi suspirar de aflição
    Prosopopeia: “Os letreiros a te colorir”

    Musica: Súplica Cearense
    Interprete: O Rappa

    ...Meu Deus, perdoe ENCHER MEUS OLHOS D´ÁGUA e ter-lhe pedido cheio de mágoa, pro sol inclemente, se arretirar, retirar.
    Sinestesia: “perdoe ENCHER MEUS OLHOS D’ÁGUA”

    Musica:Você de mim não sai
    Interprete: Luan Santana

    Deixa eu entrar
    Dentro do seu coração
    Descobrir pouco a pouco a paixão
    Pleonasmo: “DEIXA EU ENTRAR DENTRO do seu coração”



    Lucas Atsuo Ito n. 28
    Guilherme Daigo Ueda Casimiro n. 21

    1. ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninos,
      No exemplo dado como metáfora, na verdade há comparação.
      No exemplo de sinestesia não há o ressalte de nenhum dos cinco sentidos

      Excluir
  16. Figuras de linguagem presentes nas musicas.

    Musica: Eu e ela.
    Interprete: Metáfora
    “Acordo sempre desligado
    Ela se preocupa tanto com cabelo
    Agente se da tão bem...”
    Figura de linguagem- Antítese- ‘Acordo sempre desligado’.

    Musica: Eu e ela.
    Interprete: Natinuts
    E o certo caminho eu não sei
    Há mil formas para sorrir...”
    Figuras de linguagem- Metáfora- ‘No seu pensamento sou rei’.

    Musica: Faroeste caboclo.
    Interprete: Legião urbana.
    “O velho disse:
    - Você perdeu a sua vida, meu irmão!
    - Você perdeu a sua vida, meu irmão!
    - Você perdeu a sua vida, meu irmão!
    Essas palavras vão entrar no coração
    - Eu vou sofrer as conseqüências como um cão.”
    Figura de linguagem- Comparação- ‘Eu vou sofrer as conseqüências como um cão’.

    Musica: No clima da Praia grande
    Interprete: Mc Lon
    “Onde o vagabundo anda gozando de Navero e Santa Fé,
    É assim que é, prometo ter uma dessa,
    Porque eu tô cansado de sofrer andar de bicicleta...”
    Figura de linguagem- Metonímia- ‘Onde o vagabundo anda gozando de Navero e Santa Fé’.

    Musica: Pleonasmo vicioso.
    Interprete: Savantes

    “Danço a dança
    Do vento que leva
    As folhas da minha canção...”
    Figura de linguagem- Pleonasmo- ‘Danço a dança’.

    Musica: Sinestesia.
    Interprete: Agnela.
    “vejo medo em teu olhar
    Um olhar traiçoeiro
    “Que não sabe mais o que esperar...”
    Figura de linguagem- Sinestesia- 'Vejo medo em teu olhar’.
    Musica: Sem açúcar
    Interprete: Chico Buarque.
    “Dia útil ele me bate, dia santo ele me alisa
    Longe dele eu tremo de amor, na presença dele me calo
    Eu de dia sou sua flor, eu de noite sou seu cavalo...”
    Figura de linguagem- Hipércole- ‘Eu de dia sou sua flor, eu de noite sou seu cavalo’.

    Musica: Prosopopéia Flácida para acalantar bovinos.
    Interprete: Xico Bizerra
    “Alugaram um trem bala e três concorde e pra cá se mandaram bem ligeiro
    E chegaram a tempo do enterro do Sardinha ao molho de tomate...”
    Figura de linguagem- Prosopopéia- ‘Chegaram a tempo do enterro do Sardinha ao molho de tomate’.

    Musica: Melô do tcham.
    Interprete: Gera samba.
    “Segura o tcham
    Amarra o tcham
    Segura o tcham, tcham, tcham, tcham, tcham
    Segura o tcham
    Amarra o tcham
    Segura o tcham, tcham tcham tcham tcham...
    Figura de linguagem- Onomatopéia- ‘Segura o tcham, tcham tcham tcham tcham.
    Musica: As mariposas.
    Interprete: Adoniran Barbosa.
    “...Elas roda, roda, roda e depois se senta
    “Em cima do PRATO da lâmpada pra descansar...”
    Figura de linguagem- Catacrese- ‘e depois se senta em cima do prato da lâmpada para descansar’.

    Nomes: Ícaro, Gustavo e Wallace 1ºA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninos,
      No exemplo de hipérbole, na verdade vocês têm antitese

      Excluir
    2. Correção de Hiperbole:
      "Eu nunca mais vou respirar
      Se você não me notar
      Eu posso até morrer de fome
      Se você não me amar."

      (Cazuza - Exagerado)
      Figura de linguagem- hipérbole- ' Eu nunca mais vou respirar'

      Excluir
  17. Música: Garganta

    Intérprete: Ana Carolina

    Minha garganta estranha
    Quando não te vejo
    Me vem um desejo
    Doido de gritar.

    Figura de Linguagem: Metonímia "Minha garganta estranha..."


    Musica: Longe de você.

    Intérprete: Charlie Brown Jr.

    Longe de você eu preciso de algo mais
    Eu vivo na espera de poder viver a vida com você
    Vejo pessoas sem saberem pra onde o mundo vai
    Eu conto as horas para estar com você

    Figura de Linguagem: Pleonasmo "Eu vivo na espera de poder viver a vida com você..."


    Música: Certas Coisas

    Intérprete: Lulu Santos

    Não existiria som
    Se não houvesse o silêncio
    Não haveria luz
    Se não fosse a escuridão
    A vida é mesmo assim,
    Dia e noite, não e sim...

    Figura de linguagem: Antítese "Não existiria som se não houvesse o silêncio..."


    Música: Sem açucar

    Intérprete: Chico Buarque

    Dia ímpar tem chocolate, dia par eu vivo de brisa
    Dia útil ele me bate, dia santo ele me alisa
    Longe dele eu tremo de amor, na presença dele me calo
    Eu de dia sou sua flor, eu de noite sou seu cavalo

    Figura de linguagem: Hipérbole "Eu de dia sou sua flor, eu de noite sou seu cavalo"


    Música: Aquela dos 30

    Intérprete: Sandy

    Tenho sonhos adolescentes
    Mas as costas doem
    Sou jovem pra ser velha
    E velha pra ser jovem

    Figura de linguagem: Prosopopeia "Sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem..."


    Música: Ai meu nariz

    Intérprete: Eliana

    Ai, meu nariz, athim
    Ai, meu nariz, athim
    Ele parece muito mais que um chafariz

    Figura de linguagem: Onomatopeia "Ai, meu nariz, athim"


    Música: Azul

    Intérprete: Djavan

    Eu não sei se vem de Deus
    do céu ficar azul
    ou virá dos olhos teus
    essa cor que azuleja o dia?
    Se acaso anoitecer
    do céu perder o azul...

    Figura de linguagem: Catacrese "do céu ficar azul ou virá dos olhos teus essa cor que azuleja o dia?"


    Música: Wrecking Ball

    Intérprete: Miley Cirus

    Eu vim como uma bola de demolição
    Eu nunca bati tão forte no amor
    Tudo que eu queria era quebrar suas paredes
    Tudo que você fez foi me quebrar
    Sim você, você me quebra

    Figura de linguagem: Comparação "Eu vim como uma bola de demolição"


    Música: Hurricane/Furacão

    Intérprete: 30 Seconds To Mars

    Não importa quantas mortes eu morra, eu nunca vou esquecer
    Não importa quantas mentiras eu vivo, eu nunca vou me arrepender
    Tem um fogo dentro deste coração que bagunça e está perto de explodir em chamas.

    Figura de linguagem: Metafora "Não importa quantas mortes eu morra..."


    Música: Mar meu mundo

    Intérprete: Maneva

    Cor tão bela,
    Não dá trela,
    Pro meu barco marrom.
    Não navega,
    Abro a vela,
    Mesmo sem ter vento bom.

    Figura de linguagem: Sinestesia "Cor tão bela..."



    Tainá Prado nº 37
    Giovana Keila nº 18
    Ana Caroline nº 04
    1ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas,
      O exemplo dado como hipérbole é na verdade uma antitese
      No exemplo de prosopopeia temos um paradoxo
      Exemplo de metáfora temos um pleonasmo

      Excluir
  18. Pássaro de fogo – Paula Fernandes (Comparação)
    - Vou ganhar este jogo
    - Te amando feito um louco


    Você de mim não sai – Luan Santana (Pleonasmo)
    - Deixa eu entra dentro do seu coração
    - Descobrir pouco a pouco a paixão

    A lua me traiu – Banda Calyoso (Prosopopeia)
    - A lua me traiu
    - Fiquei sozinha e louca por você...

    Cesar Menotti e Fabiano – esperando na janela (Metáfora)
    - E agora estou melhor
    - Você é a escada da minha subida

    Pitty – Memorias (Catacrese)
    - Não são memórias,
    - São fantasmas que sopram os ouvidos

    Breno e Caio Cesar – ó comé que eu tô (Hipérbole)
    - Me diz numa risadinha: eu não sou pro seu bico
    - Eu vou morrer de amor

    K-on – Fuwa Fuwa Time {Tempos leves e macios} (Onomatopéia)
    - Kimi o miteru to itsu mo HEART DOKI DOKI
    {Quando te vejo meu coração faz doki doki (batida do coração)}
    - Yureru omoi wa MARSHMALLOW mitai ni fuwa fuwa
    {Como um marshmallow meus sentimentos são leves e fofos}

    Caitano Veloso – Meu bem, Meu mau (Antitese)
    - Meu zem, Meu Bem, Meu mau.

    Sinestesia – O Beneficio da duvida (Sinestesia)
    - Pois cego,
    - não teria que ver tantos castelos desabando.

    Luan Santana – As Lembranças vão na mala (Metolinia)
    - Orgulhoso, eu não, me ajoelhei pra ter seu coração,
    - Imperfeito, sou sim, mas dei o meu melhor até o fim.



    Ana Beatriz nº03
    Daiane nº46
    1ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, vocês escolheram belos exemplos.
      Destaco pelo bem a citação da baiana Pitty e pelo doki, doki, a batida do coração japonês. rsrs
      Parabéns, meninas!

      Excluir
  19. Cinthya Takesaki Nº 08
    Giovanna Gracita Nº 19 1º A
    Figuras de linguagem
    Música: Sem Ar
    Cantor: D Black
    “Você era o meu farol e hoje estou perdido”
    Metáfora: “Você era o meu farol”

    Música: Exagerado
    Cantor: Cazuza
    “Paixão cruel, desenfreada. Te trago mil rosas roubadas”
    Hipérbole: ”Te trago mil rosas roubadas”

    Música: Perdidos no Espaço
    Cantor: Legião Urbana
    “E a rotina crescia como planta”
    Comparação: “crescia como planta”

    Música: Que País É Esse
    Cantor: Legião urbana
    “Nas favelas, no senado Sujeira pra todo lado
    Metonímia: “Sujeira pra todo lado”

    Música: O Segundo Sol
    Cantor: Cássia Eller
    “Antes que eu visse, você disse e eu não pude acreditar”.
    Sinestesia: “eu visse, você disse e eu não pude acreditar”.



    Música: Sozinho
    Cantor: Caetano Veloso
    “Por que você me deixa tão solto?”
    Catacrese: “me deixa tão solto?”

    Música: Odeio
    Cantora: Manu Gavassi
    “Que eu te odeio tanto porque gosto de você”
    Antítese:” eu te odeio tanto porque gosto de você”

    Música: Medo Da Chuva
    Cantor: Raul seixas
    “Vendo as pedras que choram sozinhas no mesmo lugar”
    Prosopopéia:”as pedras que choram sozinhas”

    Música: Plunct Plact Zum (Carimbador Maluco)
    Cantor: Raul seixas
    “Não vai a lugar nenhum!”
    Onomatopéia: ”Plunct Plact Zum”

    Música: Nossa Química
    Cantor: Bonde do Stronda
    “Colar pra sempre, pra nunca mais soltar”
    Pleonasmo: “Colar pra sempre, pra nunca mais soltar”


    ResponderExcluir
  20. Gente prescuso achar alguma musica conhecida que tenha as figuras de linguagem ironia,anafora e polissideto

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Acredito que a hipérbole em "E o meu amor é imensidão" está apenas na palavra imensidão, ou seja, não há de todo um erro. Temos no mesmo verso metáfora (...é imensidão) e só imensidão (hipérbole)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog