TESE 

INFORMAÇÃO EXPLÍCITA

INFORMAÇÃO IMPLÍCITA


Esta aula foi dada na segunda semana de aula do 3o. bimestre. A mesma tem como objetivo ensinar aos alunos a identificar a tese de um enunciação (reconhecer nos textos a presença e importância  da função referencial da linguagem), reconhecer as informações explícitas (como marcas deixadas pelo representante da função emotiva a fim de compreender o enunciado) e identificar, resgatar, compreender a função social e efeitos de sentido da informação implícita (destaque para o uso intencional da função apelativa, poética e metalinguística.)

A tese
Em conformidade com o site de pesquisas Wikipédia, tese  é um texto que se caracteriza pela defesa de uma ideia, de um ponto de vista. Ou então pelo questionamento acerca de um determinado assunto. Ou seja, é a proposição de uma informação, de um assunto. 
Tese é diferente de tema, uma vez que este é o gerador de uma tese.

Veja este exemplo:


Epitáfio

Titãs

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...

O tema central da letra da música é:
(A) a eternização do amor como solução para os problemas da vida.

x (B) o arrependimento por não ter aproveitado mais as coisas da vida.

(C) a preocupação por não saber o que fazer nas diversas situações de vida.

(D) o sentimento de morte que perpassa todas as simples situações da vida



E, qual a tese?
O representante da função de linguagem emotiva (eu-lírico) se diz arrependido por não ter vivido plenamente os momentos e emoções que a vida lhe proporcionou.




A tese da propaganda é:
A) quem adota uma praça tem direito a um banco
b) espera-se sentado para adotar uma praça
c) quem espera sentado tem direito a ser cidadão
x d) quem tem atitude, adota uma praça




A tese da propaganda é: a) ter videogame é um problema x b) jogar videogame gera desunião familiar c) família unida joga junto d) de todos os problemas familiares, ter inimigo é o pior.






Qual a tese da propaganda?Dove é um produto que torna a mulher mais bonita e charmosa.


Enfim....
Compete à função referencial da língua ser a responsável pela tese, uma vez que o locutor (autor - função emotiva) é motivado por ela a produzir com eficiência algo.






Linguagem explícita e implícita



Explícita: está visível, clara e nítida. É para todo tipo, nível e grau de leitor.



Implícita: está invisível, obscura, subliminar.... Busca provocar o interlocutor (leitor a concentrar-se na leitura a fim de captar efeitos de sentido que causadores de humor, ironia, sinestesia.


Observem que o celular toca e o John recebe e lê uma mensagem, isto é visível, explícito. E, nota-se também que o Garfield expressa-se verbal e explicitamente através do sms... entretanto, por trás da atitude do gato estão a preguiça, folga, conhecimento e finalidade das informações mediadas pelos meios de comunicação digital, portanto, a linguagem implícita.




Observem que no 1º. Quadrinho há um fato destacado: O personagem 2 não se lembrar em quem votou na última eleição.
Já no 2º. Quadrinho,  a personagem 1 tem uma fala que nos põe em condição de raciocínio para entendermos a graça da charge: mensagem implícita




Em qual tirinha o autor da charge utiliza expressão implícita? Que efeito de sentido obtém-se com ela?





Piradinha
Gabriel Valin
Piri, pipiri, pipiri, piri piradinha
Ela tá maluca, ela tá doidinha
Piri, pipiri, pipiri, piri piradinha
Ela tá doidona, fora da casinha
Ela não anda, ela desfila
Quando chega na festa
Arrasa na pista
A galera olha
Todo mundo quer pegar
Mas ela tá de boa
Só querendo dançar
Mas depois de um tempo
Bebe e fica piradinha
Ela desce do salto
A gatinha perde a linha

Observem como o eu-lírico se refere à interlocutora Piradinha:

Notem os adjetivos:Maluca, Doidinha, Piradinha, Doidona, Fora da casinha? 

Quem é ela afinal? Aqui há um contexto explícito, mas há o implícito também?

Ela não anda, desfilaNa festa arrasa na pista

Quem é ela afinal? Explícito ou implícito?Todos querem pegar????

Depois bebe, fica piradinha,Desce do saltoA “ gatinha” perde a linha.Quem é ela, afinal?




A quarta oração é apelativa, que efeito de sentido ela causa? Que o enunciador sugere implicitamente?Ao interpelar o enunciatário dizendo: "Desculpe a intimidade..." Que efeito de sentido o enunciatário pretende obter? Com a marca utilizada pelo verbo no modo imperativo, o enunciador demonstra sensibilidade, pesar, prazer? A resposta para esta resposta está explícita na enunciação?





Que efeito de sentido obteve-se a partir da associação entre imagem e mensagem?




-Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tese, acessado em 08/08/13.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=L3eiOMQVUqs&hd=1, acessado em 08/08/13
Disponível em http://letras.mus.br/titas/48968/, acessado em 08/08/13
Disponível em: http://letras.mus.br/gabriel/piradinha/, acessado em 08/08/13
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TO4-Hah9ySU&hd=1, acessado em 08/08/13

Comentários

  1. Figuras de linguagens/ Gabriel Vale, Yara, Vitoria.


    Musica: Que País É Esse?

    Intérprete: Renato Russo

    “Nas favelas, no senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a constituição Mas todos acreditam no futuro da nação”

    Figura de Linguagem: Metáfora - Sujeira pra todo lado

    Sujeira no caso são atos ilícitos, ilegais, desrespeitosos apresentados no trecho.

    Musica: Como um anjo

    Intérprete: Cesar Menotti e Fabiano

    “Como um anjo Você apareceu na minha vida Huum! Como um anjo, Repleto de ternura e de paixão ouououou!''

    Figura de Linguagem: Comparação –

    “Você apareceu na minha vida Huum! Como um anjo, Repleto de ternura e de paixão.”

    Musica: Meteoro

    Intérprete: Luan Santana

    Te dei o sol, te dei o mar Pra ganhar seu coração. Você é raio de saudade, Meteoro da paixão, Explosão de sentimentos Que eu não pude acreditar. Ah! Como é bom poder te amar!

    Figura de Linguagem: Metonímia –’’Te dei o sol, te dei o mar”.

    Musica: Chove Chuva Intérprete: Jorge Ben Jor

    Chove Chuva Chove sem parar.

    Figura de Linguagem: Pleonasmo – “Chove Chuva”

    Musica:Antítese Nacional

    Intérprete: Desertor

    “País da riqueza e da pobreza

    País das muitas terras, dos homens sem terra País do futuro de crianças sem futuro País do futebol e de imensas favelas.”

    Figura de linguagem: antítese – “País da riqueza e da pobreza”

    Musica: Exagerado

    Interprete: Cazuza

    "Eu nunca mais vou respirar Se você não me notar Eu posso até morrer de fome Se você não me amar."

    Figura de linguagem: Hiperbole – “Eu nunca mais vou respirar Se você não me notar”

    Musica: Carimbador Maluco Intérprete: Raul Seixas

    Não vai a lugar nenhum!! Plunct Plact Zum Não vai a lugar nenhum!!

    Figura de Linguagem: Onomatopeia – “Plunct Plact Zum”

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