RESENHA 
Curta: Validação









Cole abaixo sua resenha, 1A!


  Titulo :  A volta da felicidade

               O vídeo validação foi postado no Youtube em 2010, 16 minutos,traduzido para o português brasileiro conta a historia de Hug que era um validador de ticket, alem disso, elogiava muito as pessoas.Quando ele foi tirar foto para a carteira de trabalho conheceu  a Victoria cuja tirava foto; Ele queria um sorriso dela mas ela nunca dava. Ele também começou a tirar foto, assim, ele tirou a foto de uma cadeirante.Voltando aonde a moça trabalhava ele não a encontrou porque ela não trabalhava mais lá, mais tarde andando pela cidade ele encontrou a Victoria inesperadamente  sem ele pedir ela deu o sorriso para ele, sem Hug imaginar que foi ele que trouxe o sorriso de volta no rosto dela, pois, ele que fez a mãe dela riri novamente.
               A parte mais interessante do filme foi quando a moça que Hug admira sorriu para ele e exolica o porque ela não sorria. E o motivo que fazia ela não sorrir era que quando ela era criança sua mãe endoeceu e por conta da doença dela, ela não sorriu mais assim fez que sua filha também não sorrisse. Depois de muito tempo Hug parou uma senhora cadeirante e começou a elogiar a Senhora como de custume , a senhora ouvindo aqueleas palavras ela voltou a sorrir novamente, foi quando Hug pediu para tirar uma foto dela na cadeira de roda. Ele tirou a foto e a colocou num porta retrato e com aquilo vendo a senhora na cadeira sorrir a filha dela tbm voltou a sorrir, e quando Victoria soube que ele que trouxe a felicidade para a família dela novamente ela beijou Hug sem ele esperar por isso.
          Como vimos Hug  sem saber trouxe a felicidade para a pessoa que tanto ele queria ver sorrir, mesmo com tanta insistência da parte dele fez a menina que ele gosta feliz e o motivo da felicidade foi ele que numa simples foto fez todos sorrir novamente.


Guilherme de Azevedo Alves nº 22
Geovanni Cardoso Amaral n º 16 

Comentários

  1. Um sorriso muda tudo

    O vídeo americano validação postado no You tube em 2010, 16 minutos,traduzido para o português brasileiro conta a historia de Hugh, um validador de ticket de estacionamento que além de validá-los, fazia as pessoas sorrirem com elogios, ficando famoso. Certa vez conhece Victoria que por inúmeras vezes tenta faze - lá sorrir, até que um dia consegue e se apaixonam.

    No enredo traz uma mulher cadeirante que não sorria nunca, foi contagiada pelos elogios de Hugh, chama atenção pois foi inesperado, porque a Victoria era sua filha, que não sorria por causa de sua mãe. Outra cena que interessante é quando mostra Hugh elogiando pessoas que nunca tinha visto, mais via as qualidades delas e compreendia-lás.

    No figurino a algo diferente, pois a historia se passa em preto e branco com intenção de não chamar atenção nas roupas e sim no enredo, no sorriso dos personagens, porque essa é a essência do vídeo.

    Conclui-se que o vídeo Validação vale à pena assistir, pois mostra que o sorriso pode mudar o dia de alguém,que deve-se sempre acreditar em si mesmo e que o mundo precisa de mais pessoas como Hugh trazendo felicidade as pessoas.



    Fernanda B. Generoso n°12
    Barbara Rosa n°05

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda e Bárbara, notei que vocês entenderam a temática do vídeo e souberam diferenciar através deste texto a resenha de outros gêneros, como a sinopse. Isto é bom, embora eu deseje que não se sintam expertises no assunto uma vez que é possível melhorá-lo através da explanação de outros aspectos como as marcas deixadas no enredo e que o diferenciam de outros vídeos de autoajuda.
      Quanto aos aspectos gramaticais, notei o esforço de vocês ao usar o pronome oblíquo, entretanto, de forma incorreta: compreendia-lá... indica lugar e não situação. O pronome requer acento na última sílaba tônica: fazê-las.
      Há ambiguidade no contexto: "...fazia as pessoas sorrirem com elogios, ficando famoso..." Quem ficava famoso, o elogiador ou os elogios? O correto aqui é; " ficou famoso por fazer as pessoas sorrirem através de elogios."
      Gênero: bom
      Interpretação: razoável
      Coesão: razoável
      Norma Padrão: razoável
      Nota:6,0

      Excluir
  2. Sorria para o Amor

    O vídeo americano validação postado no Youtube em 2010, 16 minutos,traduzido para o português brasileiro conta a historia de Hugh, um validador de ticket de estacionamento que elogia todos que vão lá. Com o tempo, Hugh, agora famoso, é marcado como "Não há uma pessoa que ele não faça sorrir"; logo depois, ao renovar a carteira de motorista, apaixona-se pela fotografa. Hugh tenta de tudo, mas não consegue fazê-la sorrir. Tempos depois eles se reencontram e Victória (a fotografa) finalmente sorri, porque ele fez a mãe dela sorrir após muitos anos e os dois acabem juntos.

    O enredo é muito bom, pois conta a história de como um simples sorriso pode não só melhorar o humor de uma pessoa, mas também sua auto-estima e até a saúde. O que mais chama a atenção, além do enredo, é o modo como vídeo foi feito: em preto e branco, justamente para destacar o enredo.

    Portanto, Validação é um vídeo que vale á pena assistir, porque é divertido, o enredo é muito bom e mostra como um simples sorriso pode mudar a vida de uma pessoa.


    Cinthya Miyuki Takesaki n°08
    Mônica Ferreira Gregório n°33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthya e Mônica,
      a)Hugh elogia todos que vão lá. Lá onde? Nomeiem. [
      b)Hugh foi marcado por quem? Quem atribuiu a ele a marca?
      c) A Quem é a fotógrafa? O correto neste contexto é vocês dizerem: ...apaixona-se por Victória, uma fotógrafa.
      Meninas, o desenvolvimento do texto trouxe informações limitadas. O enredo é bom, bom quanto? Comparado a quê? De que forma as pessoas melhoram ao assisti-lo? Vocês citaram saúde, auto estima mas não explicaram e nem comprovaram tal teoria; isto faz com que o argumento seja vago, impreciso e sem efeito.
      Na conclusão apareceu pela primeira vez a palavra divertido. Esta não poderia aparecer aqui se não foi mencionada antes no desenvolvimento. Ainda, vocês destacam "um simples sorriso pode mudar a vida de uma pessoa", tal informação não foi desenvolvida antes, portanto, é descabido usá-la na conclusão.
      Gênero - razoável
      Interpretação - razoável
      Coesão - razoável
      Norma Padrão - bom
      Nota: 6,0

      Excluir
  3. Titulo: O sorriso de um

    O vídeo americano validação postado no You tube em 2010, 16 minutos,traduzido para o português brasileiro conta a historia de Hugh, que trabalhava validando ticket sempre com um sorriso no rosto alegrando os demais.

    O vídeo traz um incrível contexto, em geral, desde pequenos detalhes, como figurino, ao surpreendente enredo. Porém , sem duvida, o que mais chama a atenção é o esplendido elenco. Os atores fizeram um trabalho tão bom que ficou parecendo algo muito natural, deixando o vídeo muito mais realista fora que, os atores, fazem com que as personagens ganhe vida, deixando assim algo impossivel de ser visualizado sem aquele(a) ator(a).

    Concluindo, o incrível trabalho dos atores, excepcionante do grande T.J Thyne, no papel de Hugh, faz com que você se apaixone pela história querendo vê-la de novo e de novo. Por tantos elogios eu recomendo esse magnifico vídeo que fará você sorrir sempre que assistir.


    Ana Beatriz n°03

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Beatriz, a introdução do texto foi bem elaborada. Você foi objetiva nas colocações de maneira que permite a visualização do enredo pelos leitores da resenha.
      Já no desenvolvimento você diz que o contexto é bom desde pequeno detalhes (explicação - quais? por que? como? - comprovação?) ?Cita ainda figurino e elenco.. mas não desenvolveu nenhum dos dois aspectos; desta forma o leitor fica sem informação, por consequência não é persuadido.
      Já na conclusão há a expressão: T.J.Thyne que segundo você condiciona o leitor a vê-lo em vídeo sucessivas vezes e eu te pergunto, por quê? Tal informação deveria vir no desenvolvimento e acompanhado de argumentos persuasivos.
      Enfim, o texto tem traços da resenha, entretanto, os argumentos são inconsistentes.

      Gênero - Razoável
      Interpretação - Razoável
      Coesão - Regular
      Norma Padrão - Bom
      Nota: 6,0

      Excluir
  4. Como um sorriso muda as pessoas

    O vídeo americano Validação foi postado no You Tube em 2010, 16 minutos, traduzido para o português brasileiro, conta a história de Hugh, validador de ticket o qual faz elogios aos clientes e deixam-nas com bom humor, cujo a intensão dele. No entanto, esta não aconteceu com Victória, uma fotógrafa, o qual o validador tentou fazê-la sorrir e não conseguiu. Ao longo do filme, Victória muda de humor por um ato de Hugh, tenta procurá-lo, porém não o acha para agradecê-lo e eles não sabem que terão um futuro romance.
    O curta-metragem aborda o tema de que apenas um sorriso pode mudar o humor das pessoas, como mostra ao longo do filme, as pessoas chegam sem sorriso, sem humor algum no rosto até que se deparam com Hugh e são elogiadas. Hugh, fazendo este ato com todos, encontrou uma cadeirante com aparência infeliz, somente a elogiar fê-la sorrir; mal sabe ele, que aquela é a mãe de Victória. Nesta, que mudou todo o humor delas.
    Recomendo esta curta, pois mostra que um sorriso pode mudar todo o humor e a vida de uma pessoa.

    Leonardo Augusto Moraes do Carmo N°27 1°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, você objetivo na introdução do teu texto e isto é muito bom porque houve entendimento da necessidade de uma produção sintética, esclarecedora e sem rodeios.
      Quanto ao texto, você não soube produzir uma resenha, uma vez que não há destaque para elemento(s) que compõem o vídeo. Você abordou sumariamente o enredo no desenvolvimento; não elencou e nem analisou nenhum acontecimento de maneira que a leve citação não tem poder persuasivo.
      Quanto aos elementos linguísticos, percebi que procurou as palavras para se expressar, em especial os pronomes relativos. Peço que se atenha a eles respeitando a concordância nominal, como ao se referir em posição de anáfora à personagem Victória e você fez referência a ela usando "o qual", quando o adequado é "a qual" . No mesmo sentido, o pronome oblíquo refere-se às pessoas do discurso respeitando o gênero das mesmas.
      Leonardo, o teu texto foge do esperado ao não se ater no discurso persuasivo, isto indica que você não conseguiu produzir uma resenha.

      Gênero: razoável
      Interpretação: regular
      coesão: regular
      norma padrão: regular
      Nota: 6,0

      Excluir
  5. O vídeo americano Validação foi postado no You Tube em 2010, 16 minutos, traduzido para o português brasileiro, conta a história de Hugh, um cara que trabalhava em um estacionamento validando ticket e o que o diferenciava era o dom de sempre está com um sorriso no rosto, assim fazia os outros sorrirem também os elogiando. Ele conhece victória onde se apaixona e tenta fazer de tudo para ela sorrir.
    O enredo abordado no video é emocionante, pois Hugh encontra uma mulher cadeirante que não sorria a muito tempo e com muitos elogios a ensina a sorrir novamente e nem imaginava que Victória era sua filha, Hugh fez Victória sorrir ajudando sua mãe a sorrir também e assim tendo um final feliz, se casando e viajando pelo mundo. O vídeo nos mostra que independente das dificuldades de cada um, devemos sorrir, nos amar e sermos felizes.
    Conclui-se que Validação além de uma história bonita, também é uma lição de vida que pode ajudar muitas pessoas, assim como Hugh você também pode ser feliz e mostrar a felicidade para os outros.

    Maria Eduarda de Oliveira Lopes N° 31
    Thaina Roberta da Rosa N° 40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Eduarda e Thainá Roberta,
      O vídeo Validação é emocionante ou gera emoção em quem o assiste? Reflitam.
      Vocês compreenderam a temática do curta, mas ao transcrevê-la cometeram algumas ambiguidades; como ao citarem que Victória é filha de quem? De Hugh ou da Cadeirante? Conforme a narrativa de vocês, Hugh fez sorrir a própria mãe ou a mãe de Victória?
      Ao usar o pronome relativo, lembre,-se que "quem" usamos ao designar pessoas e "onde" lugar, portanto..."... Ele conhece Victória por quem se apaixona..." e não da forma como construíram: "... Ele conhece Victória onde se apaixona...", percebem a diferença?
      Outro aspecto, o texto construído por vocês ficou preso no enredo e não em destacá-lo através de marcadores que o caracterizam e por tal geram o discurso persuasivo... da forma como foi apresentado, infelizmente está distante da resenha e próximo da sinopse.

      Gênero: razoável
      Interpretação: regular
      Coesão: razoável
      Norma Padrão: razoável
      Nota: 5,0

      Excluir
  6. Motivar a Sorrir.
    O vídeo americano “Validação” foi postado no youtube em 2010,16min,traduzido para o português brasileiro, conta a história de Hugh, um validador de tickets de estacionamento, o qual elogiava constantemente seus clientes, realçando a auto estima destes. Até que um dia encontrou Victória, na quais inúmeras vezes tentou fazê-la sorrir e ela o desmotivou, pois nunca sorria. Ele se apaixonou por ela, o que o motivou a nunca desistir de um sorriso.
    O que mais se destacou, foi o enredo apresentado ao decorrer do vídeo, a história trata de um rapaz que gosta de ver as pessoas rirem, pois não tinham sorrisos verdadeiros, todos viviam de mau humor ou triste. Muito das vezes por causa do dia-a-dia estressante. O estresse no serviço, conta para pagarem impe cílios no decorrer do dia são o que contribuem para as pessoas, com muito humor e carinho, fazendo com que esses sorriem de verdade.
    Este contexto é muito interessante, pois a maioria das pessoas está desmotivada a sorrirem e poucos ainda se interessam num sorriso verdadeiro e o documentário, traz uma história, enredo muito interessante o qual nós apreciamos, pois acaba sendo uma motivação a incentivar pessoas a sempre esta com um sorriso verdadeiro não importa a circunstância.
    Conclui-se que este documentário, sobre Hugh, vale muito apena assistir, pois é uma motivação, ou até mesmo inspiração, a estar sempre sorrindo, não importa se esta com dificuldades na vida, pois estas são vencidas com um sorriso belo e verdadeiro.

    Nomes: Ícaro Novakoski Dias nº 24 1ªA
    Taina Saldanha da Silva nº 38

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ícaro e Tainá, o vídeo tem como enredo a motivação e não sobre Hugh, ele na verdade é usado para nos ensinar a motivar pessoas a sorrirem. Embora a situação de Hugh tenha sido mal colocada percebi que compreenderam o enredo, a temática do curta. Vocês demonstraram preocupação ao elaborar um discurso objetivo e funcional. O uso, embora com algumas incorreções, dos pronomes relativos e oblíquos também. Gostei de ver isto.

      Excluir
    2. Entretanto, é preciso observar como estão usando os pronomes para o tiro não sair pelo lado errado, ou seja, é preciso respeitar a concordância de número e gênero com o termo ao qual o pronome se refere.
      Quanto ao gênero, vocês souberam diferenciar a resenha da sinopse, uma vez que essa tem caráter argumentativo e isto foi detectado no texto acima.
      Gênero: regular
      Interpretação: regular
      Coesão: bom
      Norna Padrão: regular
      Nota: 7,0

      Excluir
  7. Reconquista da estima

    O vídeo americano Validação postado no Youtube em 2010, 16 minutos, traduzido para o português brasileiro, conta a história de Hugh,validador de tickets, que tinha como objetivo aumentar a estima de clientes. Certo dia conheceu Victória, fotógrafa, triste por conta da mãe paralítica por quem apaixonou-se. Até que um dia sem saber, Hugh realçou a estima da mãe de Victoria, fazendo mãe e filha a voltarem a sorrir.
    O que mais chama a atenção é seu enredo. A história é comovente, pois o ato de Hugh alavancar a estima das pessoas, surpreende, encanta, fazendo a mãe de Victória sorrir sem saber. É este ponto da historia o qual nos fascina, não é a toa que o vídeo é um sucesso nas redes sociais com 1.244 visualizações seguinte ao Youtube.
    O vídeo é transmitido em preto e branco, legendado, é recomendado vê-lo,e ao final Hugh e Victória começam uma nova história entre suas vidas

    Gabriel de oliveira do Vale N°14 1°A
    Yara Barbosa Bustamante 43

    ResponderExcluir
  8. Gabriel e Yara,
    A introdução do texto de vocês foi bem construída uma vez que traz um discurso objetivo, claro e específico. Já no desenvolvimento, segundo parágrafo, vocês destacaram o enredo e o marcaram como comovente, entretanto, a construção ficou ambígua por não estar explícito se se referem ao enredo do vídeo ou do episódio que aponta a volta do sorriso de Victória e a mãe (o pronome sua causou ambiguidade).
    Supondo que se referem ao enredo do curta, a marcação de comovente, surpreendente, fascinante, etc... surgem para o leitor como elementos vazios pois os mesmos não foram comprovados, ou seja, há marcação (tese) mas não a explicação e nem mesmo comprovação; tal situação denota que não há argumento e por consequência a resenha perdeu a grande marca dela, o que a difere da sinopse: o poder de persuasão.
    Já na conclusão (último parágrafo), era esperada a síntese da introdução + desenvolvimento com ênfase no posicionamento de vocês e, o que fizeram? Introduziram elementos estruturais do vídeo (informações adequadas para a introdução e não conclusão). Sendo assim, compreendi que é preciso que entrem em contato com resenhas a fim de obterem um olhar a respeito dos elementos estruturais desta tipologia textual.
    Gênero: razoável
    Interpretação: regular
    Coesão: razoável
    Norma Padrão: razoável
    Nota: 5,0

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog