Intertextualizando

No século XVIII, os inconfidentes Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa poetas líricos do Arcadismo brasileiro foram autor e receptor, respectivamente, das Cartas Chilenas (poemas de cunho político social). Alguns anos adiante, em meados do século XX, Cecília Meireles em visita a Ouro Preto foi inspirada pelos registros dos poetas árcades produziu Romanceiro da Inconfidência, obra lírica e também de caráter histórico politico social.
Anos após, Chico Buarque de Holanda, inspirado pelo movimento militarista dos anos 60 do século XX, compôs a melodia Meu Caro Amigo em forma de carta e  delatando através de discurso implícito a realidade do contexto político brasileiro.
20 anos adiante, o polêmico poeta Cazuza, também inspirado pelo contexto político brasileiro popularizou a melodia Brasil ao repetir o refrão: Brasil, mostra a tua cara. Quero ver quem paga prá gente viver assim....
 
A História vivida pelo povo brasileiro serviu aos poetas acima oportunidade para registrar em versos o que a História o fez em prosa, assim, motivados por tanta informação, os alunos do 2A/2014, relatarão abaixo em prosa o que aprenderam a partir das aulas reformuladas a partir do Arcadismo.

Comentários

  1. Arcadismo vem do latim e significa "academia"; um movimento literário com a filosofia que dizia para aproveitar a vida. Começou no século XIII. Existem algumas expressões em latim bem famosas como: fugere urbem (fugir da cidade), locus amoenus (voltar para o campo), auria mediocritas ( felicidade simples) e o mais conhecido carpe dien ( aproveitar o momento). Para entender melhor o Arcadismo deve se aprender o Iluminismo, que combatia a intolerância e defendia a liberdade.
    O estilo literário do Arcadismo era voltada para o belo e perfeito, ou seja, tudo que vinha da natureza e destacava a natureza bucólica (campo) e pastorial. Os poetas eram os pastores e cada pastor tinha sua musa, a mulher do pastor , a pastora.
    Nesta época haviam os Inconfidentes que se encontravam escondidos a noite com o objetivo de trocar informações sobre um determinado assunto ou "alguém". Os representantes da Inconfidência Mineira eram : Claudio Manuel da Costa, Thomás Antônio Gonzaga e Joaquim José da Silva (Tiradentes).
    Também escreviam cartas entre si, para não serem reconhecidos usavam pseudônimos. Assim, Critilo, o próprio Thomás Antônio, mandava cartas para o destinatário Doroteu, o Claudio Manuel. Essas cartas ficaram conhecidas como Cartas Chilenas. O assunto das cartas era sempre o mesmo: o comportamento inadequado do Minésio Fanfarrão, o governador Menezes.
    Na minha opinião, o Arcadismo foi um movimento literário bom e ruim a mesmo tempo, pois temos o direito de ser livres e aproveitar a vida entretanto não devemos abusar do poder e nem da liberdade.

    Aluna: Cinthya Miyuki Takesaki 2ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthya, muito bom. Você compreendeu a proposta e produziu um texto que permite uma prazerosa leitura. Entretanto, no segundo parágrafo você precisava indicar que fala a partir deste ponto do movimento literário aqui no Brasil. Ao concluir o texto, eu gostaria que você explicitasse tua opinião e neste momento já por em prática os advérbios que indicam causa e consequência, ou seja, de que forma o Arcadismo foi bom e ruim.

      Excluir
  2. Arcadismo/Neoclassicismo

    O arcadismo surgiu no século XVIII, também referido como “Século das Luzes”, representa uma fase de importantes transformações no campo da cultura europeia. O nome "arcadismo" deriva de arcádia, região da Grécia. Por iniciar-se no início do ano de 1700 recebe também o nome de Setecentismo. E junto com arcadismo, vem certas frases em latim; dentre elas as mais utilizadas são: carpe dien(aproveitar o momento), inutilia truncat(inutilizar o inúil), fugere urben(fugir da cidade), locus amoenus(voltar para o campo) e aurea mediocritas (felicidade simples).
    Os árcades rejeitaram a linguagem rebuscada da poesia barroca e buscaram inspiração na Antiguidade(grega e romana) e em camões.
    O cenário adotado pelo arcadismo é o Bucolismo(modelo de vida ideal adotado pelos autores do período. Envolve a representação idealizada na natureza com um espaço acolhido, primeiramente, alegre). Os poemas apresentam cenários em que a vida rural é sinônima de tranquilidade e harmonia(locus amoenus, aurea mediocritas e fugere urben).
    Um dos aspectos mais artificiais da estérica árcade são o fato de os poetas e de suas musas e amadas serem identificadas como pastores e pastoras(pastoralismo).
    No Brasil, o arcadismo eclodiu em 1768(publicação das obras poéticas, de Cláudio Manuel da Costa) e permaneceu até meados de 1836(início do Romantismo). Durante este tempo, ocorreu a inconfidência mineira, cujo onde tiveram dois inconfidentes principais chamados Tomás Antônio Gonzaga(autor das cartas chilenas), Claudio Manuel da Costa(introdutor do Arcadismo no Brasil) e Brasílio da Gama(publicou o poema épico O Uruguai, que tem por assunto a guerra movida por Portugal aos índios das missões do Rio Grande do Sul (Sete Povos das Missões)).
    A troca dos nomes dos membros da Arcádia era uma forma eficiente de eliminar as marcas de sua origem nobre ou plebeia(pseudônimos). Brasílio utilizou o pseudônimo Termindo Sipílio, Claudio Manuel utilizou o de Glauceste satúrnio e o de Tomás Antônio era Dirceu, mas certo tempo depois Tomás deu um pseudônimo ao seu pseudônimo que denominava-se Critilo(utilizava esse nome nas cartas chilenas); e o mesmo ocorreu com Claudio, que passou a ser Doroteu.
    Dirceu escrevia as cartas chilenas com o intuito de criticar o governo/política. Com o mesmo escopo, Chico Buarque escreveu a música “meu caro amigo”. Em certos trechos da mesma, pode-se notar a crítica da situação política da qual estava passando o país.

    Gustavo Souza de Melo 2ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, .... bom.... Você buscou fontes diferentes daquelas utilizadas em sala de aula... isto não é ruim, entretanto não atendeu a minha comanda... a produção de um texto informativo formulado a partir dos elementos destacados por vocês durante as aulas... Eu não mencionei Basílio da Gama, datas de início e encerramento do movimento.... então... você me decepcionou e por conta disto não considero a atividade como satisfatória.
      Um outro ponto: Arcadismo, Barroco, Inconfidência Mineira ... são substantivos próprios e devem ser escritos com inicial maiúscula.

      Excluir
    2. Teve um tópico que a senhora mencionou o nome Brasílio da Gama, e por não ter muito sobre ele no caderno, dei uma procurada por fora. E enquanto fazia isso, aproveitei para me aprofundar mais sobre o assunto.

      Excluir
  3. O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII, que era à volta dos valores culturais, onde teve a arte voltada para tudo que é criação de Deus. No Brasil teve como cenário as cidades mineiras e baianas onde teve como destaque falar sobre o politico social. Usava-se filosofias da vida como carpe dien (aproveitar o momento), inutilia truncat( inutilizar o inútil), fugere urben ( fugir da cidade), locus amoenus( voltar para o campo), aurea mediocritas( felicidade simples).
    Os grandes inconfidentes mineiros se encontravam na calada da noite para falar sobre o governo, eram Tomás Antônio Gonzaga teve Marilia como sua pastora e Cláudio Manuel da costa teve Nise como sua pastora, elas eram musas inspiradoras que trabalhavam e viviam no campo, chamado de bucolismo.
    Romanceiro da Inconfidência de Cecilia Meireles não foi escrito na mesma época que ocorreu o Arcadismo, mais ela copilou as características em seus poemas, onde mostra o trabalho escravo, em quanto um trabalho e o chefe enriquece, ou seja, estava relatando o que tinha ocorrido no Brasil, igual é citado nas Cartas Chilenas de Tomas Antônio Gonzaga que circulavam em Vila Rica para falar do Minésio Fanfarrão que era o governador.
    Chico Buarque quando escreveu Meu Caro Amigo mostra o governo fazendo o que bem entende com o povo, assim como Cazuza quando escreveu sua musica Brasil onde diz que a população estava sendo escrava do governo.
    Em minha opinião o Arcadismo demonstra que não é preciso muito para ser feliz, apesar de ter ocorrido numa época injusta do Brasil, e percebesse que diferentes escritores, em diferentes épocas demostraram tudo o que teve ligamento com o Arcadismo.
    Barbara Rosa de Oliveira 2°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, muito bem... além de ter entendido a proposta, fez um jogo de vai e vem entre as fontes que em nada prejudicou a coesão e ainda demonstrou uma habilidade em desenvolvimento.
      Você compreendeu a intertextualidade temática e temporal dos elementos surgidos a partir do Arcadismo.
      Outro aspecto positivo: Sua conclusão constituída a partir do carpe dien faz muito sentido e de certa forma explica o caráter amistoso da população brasileira.
      Faço uma crítica negativa: O pronome relativo onde indica lugar e nunca uma situação... em casos assim, use que, o qual, a qual, cujo, cuja... reveja este estudo que realizamos no primeiro ano. Ainda... mais (soma - é um adjetivo), mas (contradição - conjunção adversativa). Corrija no teu texto.

      Excluir
  4. O Arcadismo foi um movimento literário que se passou no Brasil no século XVII, a qual tem concepção filosofia grega, em que se tem também a filosofia da vida carpen dien, fugere urbe,lócus amoenus, inutila truncat, áurea medocrista.
    Entretanto os quais mais me chamaram a atenção foi fugere urbe, lócus amoenus e carpen dien, pois foram os quais que mais apareceram nos textos fontes, como de Cecília Meireles, Inconfidentes ( cláudio M. da Costa (Doroteu), Tomas Antonio Gonzaga (Critilo), sendo autores das Cartas Chilenas de conteúdo político.
    Inspirando anos depois Chico Buarque de Holanda e Cazuza compor Meu Caro Amigo e Cazuza a compor a letra da musica Brasil mostra tu cara.

    Gabriel de Oliveira do Vale, 2°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arcadismo foi um movimento literário ocorrido no Brasil...
      Entretanto não compete o uso neste contexto porque essa conjunção tem como função maior indicar uma oposição entre as ideias e este não é o caso no teu texto, portanto, é uma colocação "aqui" incorreta.
      Ok... você citou os pastores árcades brasileiros e Chico e Cazuza no mesmo patamar... eles compuseram seus textos poéticos em épocas diferentes, então, o correto seria você mostrar no teu texto que os inconfidentes e os contemporâneos Chico e Cazuza produziram trabalhos poéticos de mesmo teor e contexto político, entretanto em momentos distintos da História.
      Outro ponto: Cadê sua opinião?
      Bom... o texto ficou com lacunas, espaços que necessitam de explanação... precisamos trabalhar em cima disto... e ainda... retome o conteúdo do ano passado a respeito dos pronomes relativos.

      Excluir
  5. O movimento literário Arcadismo ocorreu em torno do século XVIII ele veio após o movimento do barroco. Um estilo que valoriza a natureza tudo mais tranquilo, bucólico.
    No Brasil o Arcadismo teve dois grandes nomes: Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga os dois ligados no movimento da Inconfidência Mineira.
    Os autores Arcades voltam-se para a natureza em busca de uma vida simples, Bucólica Pastoril (locus amoenus). Era considerado uma busca pelo estado de espírito, posição politica e ideológica, agora não era mais um ser superior, era o pensamento, a razão, então apareceram muitos filósofos e políticos, foi então este o Iluminismo. Tudo que eles queriam era viver bem, inutilizar o inútil (inulia trucat).
    Os dois mais conhecidos arcadistas do Brasil eram de Minas Gerais, os dois participaram do movimento da Inconfidência Mineira, por causa da exploração do ouro e diamantes Minas Gerais se tornou populoso e um foco de cultura ali circulavam os poetas ligados ao Arcadismo que se preocupavam com nossa realidade. Manoel da Costa e Tomás Gonzaga foram presos e mortos. A Era Pombalina tirou o clero do poder. O ministro entrou em chock com a nobreza e com a igreja. Ele modernizou a máquina do estado, melhorou o sistema de arrecadação, recuperou as finanças do reino. È tudo simbolizado por carpen dien, aproveitar o momento.
    E então na minha opinião o Arcadismo chegou mostrando tudo ao contrario do Barroco, mostrando uma vida melhor com a natureza, aproveitado mais o dia e deixando de lado o que não era necessário, ouve grandes revoluções, sofrimentos é claro como sempre, mais com um grande foco para felicidade e natureza.
    Sarah Andria, 2ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, na primeira linha quem veio? Note que a construção que fez nos remete a uma linguagem informal... parece-nos que ele é qualquer pessoa.
      Segunda linha... ambíguo... Um estilo que valoriza a natureza... Você está se referindo a Arcadismo ou Barroco?
      Segundo parágrafo... Retome-o... estão faltando conectivos. As informações ficaram justapostas, sem elo ou conexão que as atrele... associe-as numa ordem que nos sugira relação entre as informações.
      Penúltima linha: ouve (ouvir)?

      Excluir
  6. O arcadismo foi um movimento literário que visa as pessoas para o campo, fugere urben (fuja da cidade) cujo o cenário era bucólico. Isso se introduziu no Brasil no século XVIII.
    O arcadismo trouxe consigo as filosofias de vida "fugere urben" "locus amoenus" " aurea meodiocritas" "inutilia truncat" e o que mais chamou-me atenção "Carpe diem" aproveitar o momento.
    Um acontecimento importante no Brasil foi os Inconfidentes (Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Joaquim José da Silva Xavier ) criticavam o governo na calada da noite por meio de cartas utilizando pseudônimos( não usar características deles) a chamada Carta Chilena.
    Anos após Cecília Meireles foi para o cenário mineiro em Vila Rica conta em versos o que viu e sentiu sobres os acontecimentos chamado "Romanceiro da Inconfidência".
    Que tem relação com a canção " Meu Caro Amigo" do eu- lírico Chico Buarque escreveu essa na ditadura. E também Cazuza com a melodia "Brasil"
    Yara B. Bustamante, 2ºA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara, a primeira parte - contextualização - ficou bastante confusa pela ausência e mal posicionamento de palavras. Observei a construção: "... Isso se introduziu ...." Veja, o Arcadismo não é um vírus e vem por conta do vento, rsrs, e sim foi trazido por brasileiros que estudaram em Portugal e em solo brasileiro colocaram a nova filosofia em prática. A partir desta informação, houve fluidez e o texto além de bem apresentado, apresenta uma leitura informativa e prazerosa.

      Excluir
  7. Arcadismo (também conhecido com Setecentismo ou Neoclacissismo) foi um movimento literário do século XVII-XVIII cujo sua filosofia nos sugere para aproveitamos as pequenas coisas da vida, uma de suas características e a constante citação do ambiente bucólico e pastoril, existem frases em latim relacionadas ao arcadismo como: Fugere Urben (fugir da cidade), Locus amoenus (local ameno), Aurea mediocritas (felicidade simples), Carpe dien (aproveitar o momento) e Inutilia truncat (inutilizar o inútil).
    Existem muitos fatos sobre o Arcadismo que você tem de saber, a inconfidência mineira ocorreu no período que o Brasil ainda era uma ditadura, criticar o governo era um crime, mas mesmo assim um grupo conhecidos como ´´ inconfidentes `` que se encontravam na calada da noite para ir contra o sistema.Outro fato e o uso de pseudônimos nas cartas(conhecida também como cartas chilenas),que era uma forma de se comunicar se ser identificado ,pois nessa época o sistema controlava o correio. Cecília Meireles uma poeta bastante proclamada relata em suas poesias o período da inconfidência, alem de outros músicos como Chico Buarque e Cazuza que em alguma de suas canções relata a época da ditadura de uma forma bastante abstrata e interessante.
    O Arcadismo em minha opinião foi umas das melhores fases da literatura Brasileira e que vale a pena conhecer, a forma como eles agiam contra o governo, a filosofia que eles seguiam que era aproveitar ao Maximo e se livrar ou abandonar o inútil é gratificante, de certo foi uma fase de libertação, de querer ser livre, pois mesmo que você diga que é livre na cidade, você não é, pois é escravo do relógio o tempo todo.
    Guilherme Daigo Ueda Casimiro,2ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além * (esqueci do acento agudo)

      Excluir
    2. Guilherme, quanto ao acento é verdade... há mais palavras sem acento no teu texto... este quadro não pode continuar assim... se os acentos existem é porque devemos usá-los.
      Quanto ao teu texto, digo com veemência que está muito bom. Há fluidez e boa organização das ideias. O discurso informativo permite a qualquer leitor compreender as filosofias do movimento árcade. Parabéns, gostei do teu trabalho.
      Quanto ao julgamento ao final, as considerações que você são pertinentes e o encerramento com uma comparação com a prisão que a sociedade contemporânea vive denota que você compreende um fenômeno do passado e é capaz de visualizar a diferença de ações entre os séculos.
      Há desvios gramaticais, mas eu os apontarei em sala.

      Excluir
  8. Século XXI, São Paulo, Rio de Janeiro, agitação, tensão, poluição. A vida na cidade, agitada e corrida, o ser humano deixando a calmaria do interior para os chamados confortos das cidades. Há duzentos, trezentos anos atrás, tais fatos já aconteciam, quando poetas e escritores escreviam sobre a avida fora da cidade da paz do campo num movimento literário chamado Arcadismo.
    O Arcadismo começou na Europa, no século XVIII, seu nome vem de uma região grega chamada Arcádia, iniciou-se no Brasil na segunda metade do século em algumas cidades de Minas.
    Os autores árcades usavam muitas vezes pseudônimos e se dirigiam à suas pastoras em textos líricos ou cartas. Idealizavam o campo (locus amoenus), viam as cidades como locais de sofrimentos e corrupção (fugere urbem) e aproveitavam o simples, o calmo, o presente (carpe diem).
    Arcadismo, um movimento literário que fugia do que acontecia na época para nos trazer o que realmente nos faz sores humanos, o que realmente é belo e proveitoso, nos ressalta a harmonia, a paixão de viver e viver para se apaixonar.

    Lucas Atsuo Ito, 2º A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ´Bom texto e colocações, Lucas. Parabéns! Você tem se destacado este ano na sala de aula, parabéns.
      Ps... Há duzentos anos... (o verbo haver constitui uma ideia de passado, portanto a expressão atrás é um pleonasmo.)

      Excluir
  9. Arcadismo foi um movimento literário brasileiro que se passou no século XVIII, que trás filosofias de vida "Fugere Urben" (Fugir da cidade) "Aurea Mediocritas" (Felicidade simples) "Inutilia Truncat" (Inutilizar o inútil) e o "Carpe diem", que foi o que a professora mais abordou (Aproveitar o momento).
    Um grande acontecimento para o Arcadismo foi o dos inconfidentes, Cláudio Manoel da Costa,Tomás Antônio Gonzaga e Joaquim Jose da Silva Xavier, que faziam cartas utilizando pseudônimos, para criticar o governo,que foram chamadas de Cartas Chilenas, e se encontravam de noite para fazer reuniões.
    Cecília Meireles, foi à Vila Rica,(Praticando o Fugere Urben) e contou seus sentimentos e o que viu sobre os acontecimentos chamados "Romanceiro da Inconfidência"
    Chico Buarque de Olanda, anos depois fez o mesmo que Tomás Antonio Gonzaga (Critílo), fazendo cartas em forma de música, para contar a seu amigo que morava fora do Brasil o que se passava aqui, na época da Ditadura Militar, pois a censura era grande e ele não podia contar diretamente o que se passava aqui, assim, contando por mensagens subliminares.

    Isaac Tozadori 2ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaac, você compreendeu bem o Arcadismo assim como discorreu sobre ele demonstrando muita segurança ao atrelar as inferências de Romanceiro da Inconfidência com Meu Caro Amigo.
      Eu destaco dois pontos negativos no texto:
      a) O Arcadismo não se passou... ele ocorreu, aconteceu, foi vivenciado...
      b) E a tua opinião sobre o movimento e a ação da Cecília e do Chico?

      Excluir
  10. Arcadismo foi um movimento literário passado no século XVIII, que tem como principal característica a vida no campo, são elas: fugere urben (fugir da cidade), locus amoenus (local ameno), aurea mediocritas (felicidade simples), carpe dien (aproveitar o momento) e inutilia truncat (inutilizar o inútil).
    Um grande acontecimento no Arcadismo aqui no Brasil foi a Inconfidência Mineira, um grupo chamado Inconfidentes se encontravam à noite para discutir sobre um assunto ou alguém, eles também escreviam cartas para se comunicar (essas cartas foram conhecidas como cartas chilenas pelo conteúdo politico que havia nelas), nelas os inconfidentes usavam pseudônimos para não serem identificados.Os principais inconfidentes foram: Claudio Manuel da Costa, Thomás Antônio Gonzaga e Joaquim José da Silva.
    Anos depois Chico Buarque escreveu cartas em forma de musica para seu amigo, que morava no exterior para dizer o que se passava no Brasil na época da ditadura.Chico Buarque fez isso porque naquela época o correio rasgava as cartas que diziam algo sobre o governo brasileiro.
    Para mim o Arcadismo foi bom, com ele aprendi que devemos aproveitar mais os bons momentos, trazendo para um contexto mais atual, diria que devemos largar um pouco toda essa tecnologia e passar mais tempo com nossas famílias e amigos.

    Marco Aurélio A. Luz 2ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que consideração legal, Marco... Eu gostei de saber que o que aprendeu na escola através da filosofia estudada levou para casa, para sua vida doméstica.Agora, ao relatar sobre o Chico Buarque você não disse qual a relação entre o Arcadismo do sec. XVIII com a música Meu Caro Amigo composta no sec. XX.

      Excluir
  11. O Arcadismo utiliza de mensagens implícitas para expressar sentimentos ou situações políticas vividas pelo povo ou uma pessoa em especial. É utilizado também pseudônimos, e tem como objetivo combater algo errado no país. Mostrar a desigualdade e sofrimento dos fracos em relação aos fortes da sociedade.
    Renan Pedro Rodrigues, 2ºA.
    O Arcadismo também tem como função mostrar que o Movimento Literário Barroco deveria ser jogado fora por seu "modo de falar". Veio para mostrar como a vida pode ser fácil e bem aproveitada.Todo este acontecimento foi retratado por Cecília Meireles nos dias atuais, quando pode visitar o local dos acontecimentos históricos.
    A Inconfidência Mineira foi um marco no Arcadismo, sendo este um grupo combatente político.
    Outro exemplo que utiliza acontecimentos atuais para compará-los ao da época é o cantor e compositor Cazuza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan, você compilou bem o Arcadismo ao introduzir um conceito social e político a ele... entretanto não se esqueça que falamos de Literatura, a arte em palavras e não um relato político... tente converter o olhar para a arte poética, certo?
      Outro ponto, você não se posicionou frente ao movimento... que pena... eu quero muito saber qual tua opinião sobre a realidade do Arcadismo.
      Ah, a visão da Cecília foi há meio século, portanto não é atual.

      Excluir
  12. O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu nos séculos XVII e XVIII,e teve como principal fundamento a concepção grega e as seguintes filosofias de vida:carpen dien(aproveitar o momento),fugere urbem(fugir da cidade),locus amoenus(voltar para o campo),aurea mediocritas(felicidade simples) e inutilia truncat(inutilizar o inútil).Por isso a maioria da obras desse movimento teve como cenário ambientes bucólicos,ou seja,rurais.
    No Brasil o seu momento histórico foi a Inconfidência Mineira,realizada por um grupo que se encontrava a noite para discutir ideias iluministas e criticar o governo da época.Os principais integrantes do grupo foram Joaquim José da S. Xavier(Tiradentes) e os poetas Claudio M. Costa(Doroteu) e Tomás Antônio Gonzaga(Critilo).Esses dois últimos foram respectivamente receptor e emissor das Cartas Chinelas,cartas de conteúdo político.
    Apesar do Arcadismo ter ocorrido apenas nos séculos XVII e XVIII,alguns autores e compositores contemporâneos nacionais tais como Cecília Meireles,Chico Buarque de Holanda e Cazuza criaram obras inspiradas no gênero.

    Gabriela de Oliveira Pessoa 2ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, teu texto está bem construído e ficou evidente que você entendeu o significado das filosofias árcades. Parabéns.
      Faço apenas uma critica: você não se posicionou sobre o movimento e as ações dos poetas modernos e contemporâneos que produziram artigos com as mesmas tendências vistas lá no Sec. XVIII.

      Excluir
    2. Cecília Meireles em sua visita a Ouro Preto,na segunda metade do século XX,escreveu a coletânea de poemas ‘’Romanceiro da Inconfidência’’ que relata a história de Minas Gerais desde a sua colonização até a Inconfidência Mineira.Chico Buarque de Holanda,nos anos 60,influenciado fortemente pelas Cartas Chilenas,escreveu a música ‘’Meu Caro Amigo’’ que retrata em forma de carta a realidade brasileira no período da ditadura. E finalmente Cazuza,nos 80,compôs a música ‘’Brasil’’ que também mostra de forma implícita o contexto político brasileiro.
      O arcadismo foi o meu movimento literário favorito de todos que estudamos até agora, pelo fato que este usa uma linguagem simples e clara de entender; nos mostra que devemos expressar nossas ideias, tais como os inconfidentes; valorizar a natureza; ter um estilo de vida simples; e acima de tudo aproveitar o momento, pois a vida é efêmera e por isso deve ser vivida intensamente.

      Gabriela de Oliveira 2ºA

      Excluir
  13. O Arcadismo foi um movimento literário do século XVII e XVIII que substituiu o Barroco, suas características estão marcadas em sua filosofia de vida, que são: carpe dien, inutilia truncat, fugere urbem, locus amoenus e aurea mediocritas.
    Tal movimento literário se apropria de uma linguagem simples e com frequência de poemas líricos e pseudônimos. Os pseudônimos eram muito presentes nas cartas chilenas, cartas escritas por Tomas Antonio Gonzaga cujo pseudônimo era Critilo, para criticar o governo. Marco para a inconfidência mineira.
    A música de Chico Buarque “meu caro amigo” foi escrita na época da ditadura, ela foi um resumo das cartas chilenas. Havia uma crítica ao governo, no entanto, era uma critica implícita.
    Já os poemas da Cecília Meireles utilizam um pouco de tudo, tem destaque para natureza bucólica e pastoril, e marcas do Arcadismo, cartas chilenas e inconfidência mineira.
    O filme Sociedade dos poetas mortos fala muito sobre o carpe dien, que significa aproveitar o dia ou o momento. A era pombalina foi um movimento, liderado pelo Marques de Pombal, que desencadeou a retirada do clero do poder, momento histórico importante.
    Na minha opinião, o Arcadismo é importante porque sua filosofia de vida é dar valor as coisas simples da vida, aproveitar o momento e a beleza da natureza. Hoje em dia poucos a praticam, grande parte das pessoas preferem a agitação da cidade ao campo.

    ResponderExcluir
  14. O Arcadismo surgiu no século XVIII, no Brasil aconteceu em cidades Baianas e Mineiras, com o foco em Mariana e Ouro Preto (Vila Rica). Tinha a caracteristica da filosofia da vida, que levavam em conta, carpe dien, inutilia truncat, fugere urben, locus amoenos e aurea mediocritas.
    No arcadismo, a monarquia cedeu lugar a burguesia. Foi uma era pombalina, o foco era nas colonias, pelo fato, de ter mais peso econômico. Toda a arte era voltada para o belo, o perfeito, ou seja, tudo aquilo que era natural, que era criado por Deus e não tinha a intervenção do homem, era perfeito. No arcadismo, existia muita farra com o dinheiro publico, então, Tomás Antônio de Gonzaga, cujo pseudônimo foi Critilo , escrevia as cartas chilenas, que falavam sobre o Minésio Fanfarrão que era o governador, Meneses, que fazia toda a farra com o dinheiro da sociedade. Chico Buarque, escreveu a musica "Meu Caro Amigo" para fazer uma critica implícita, na época da ditadura, ele se baseou nas cartas chilenas. Já Cecília Meireles, fez poemas que utilizava um pouco de tudo, falava sobre as cartas chilenas, inconfidência mineira, natureza bucólica e pastoril.
    Já na minha opinião, o arcadismo foi um movimento literário muito importante, pois mostrou que desde o século XVIII já existia corrupção, e que mesmo nessa época, já existia pessoas que eram revoltada com essa situação e acharam sua forma de expressar sua opinião. Aprendi que devemos aproveitar todos os momentos, e que de vez em quando é bom fugir um pouco da agitação da cidade e ir para algum lugar mais calmo.
    Tainá Prado Ferreira 2ºA

    ResponderExcluir
  15. O Arcadismo surgiu na Europa no século XVIII e foi um movimento literário cuja a principal característica era ensinar à aproveitar o dia, fugir do comum, e etc.
    O Arcadismo é caracterizado pelo Bucolismo (valorização da vida no campo), crítica a vida nos centros urbanos, objetividade, linguagem simples, uso de pseudônimos e pastoralismo. Tudo era voltado para o que era considerado "prefeito", ou seja, para a beleza da natureza, de tudo aquilo que era criado por Deus e que o homem não tinha modificado de maneira alguma. Dois grandes marcos do Arcadismo são as Cartas Chilenas, escritas por Tomás Antônio Gonzaga (cujo pseudônimo era Critilo), que criticava o governador "Minésio Fanfarrão", e o Romanceiro da Inconfidência, escrito por Cecília Meireles, que retrata uma boa parte da Inconfidência Mineira, as Cartas Chilenas.
    Na minha opinião, o Arcadismo foi um movimento muito importante, pois mostrou que devemos expressar a nossa opinião (mesmo que indiscretamente) sem medo, como os inconfidentes revoltados com a corrupção da época fizeram. Também mostra se deve aproveitar a vida e fugir do comum de vez em quando.

    Mônica F Greg 2ºA

    ResponderExcluir
  16. O Arcadismo no Brasil , teve características tanto líricas quanto políticas e sua passagem foi de 1768 à 1836, embora tenha também sido usado em momentos como a ditadura.Sua filosofia,envolve cinco palavras em latim:Carpe dien,fugere urbem,locus amoenus, aurea mediocritas e inutilia truncat.
    As características líricas do Arcadismo incluem o pastoralismo e o bucolismo,presentes nas Liras. O Romanceiro da Inconfidência obra de Cecília Meirelles,tem o estilo das Liras, mas com o conteúdo político implícito( que se referia à Inconfidência Mineira).
    Esse conteúdo político é encontrado nas Cartas Chilenas, nas quais os Inconfidentes usavam muitos pseudônimos para criticarem o governador da época sem serem descobertos.Como já dito antes,o Arcadismo foi também usado por artistas durante a ditadura, como na música de Chico Buarque, "Meu Caro Amigo" na qual, em forma de samba, ele critica de forma implícita.
    Para mim, o Arcadismo é um movimento literário muito importante, porque ele volta a admirar o belo, buscar pelo lugar mais calmo e apreciar a paisagem bucólica, além de usar uma linguagem mais fácil.

    ResponderExcluir
  17. O arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII, onde tudo que é natural é criação de Deus. No Brasil teve o cenário de cidades baianas e mineiras onde teve o principal foco em Mariana e Ouro Preto (Vila Branca). Tinha as principais características da filosofia da vida como carpen dien (aproveitar o momento), inutilia truncat (inutilizar o inútil), fugere urben (fugir da cidade), locus amoenos (voltar para o campo) e aurea mediocritas (felicidade simples).
    Durante esse período Claudio Manoel da Costa e Tomas Antônio Gonzaga eram os inconfidentes mineiros, eles se encontravam na calada da noite para falar mal do governo. Nesse período Claudio Manoel e Tomas Antônio eles faziam essas criticas através de cartas em “anônimo” sem se identificar para falar mal do governo onde foram chamada de Cartas Chilenas.
    Anos depois Cecilia Meireles foi até Ouro Preto (Vila Branca) onde ela escreveu os poemas “Romanceiro da Inconfidência” contando através de versos como foi aquele período onde ela mostra o trabalho escravo em quanto o chefe enriquece através deles.
    Chico Buarque quando escreveu a musica “ Meu Caro Amigo” ele contava oque acontecia aqui no Brasil, através de palavra implícitas na música, sobre oque o governo bem fazia com as pessoas no caso “escravizavam”.
    Na minha opinião o Arcadismo foi um movimento literário muito importante, pois mostrou que desde o século XVIII já existia corrupção do governo e ate mesmo havia abuso de poder. Aprendi que devemos aproveitar todos os momentos e a se expressar mais sobre nossa opinião, nosso ponto de vista, e que de vez em quando é bom ir para algum lugar mais calmo onde possamos relaxar.

    Vitoria dos S. Amaro 2ºA

    ResponderExcluir
  18. Arcadismo

    Ana Beatriz da Silva Faria nº03 2°A



    O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu entre os séculos XVIII e XIX onde suas principais características era a linguagem mais fácil para entender e suas diversas frases em latim como filosofia (um exemplo forte é Carpe dien-aproveitar o momento). Nele também encontramos uma forte marca da inconfidência mineira.

    Como dito anteriormente, no Arcadismo vemos uma forte marca da inconfidência mineira, e existem dois grandes exemplos dessa marca que são: As Cartas Chilena - Tomás Antônio Gonzaga (pseudônimo - Critilo) e o Romanceiro da Inconfidência – Cecilia Meireles. Ambos apresentam uma narração triste e um pouco da vida dos inconfidentes. Dentro do período de Tomás Antônio Gonzaga existia o pastoralismo, que seria sua musa expiradora, no caso de Gonzaga era Nise e de seu companheiro Claudio M. da Costa (Doroteu) era Marilia, para estas pastoras, eles escreveram as liras como uma demonstração de afeto. Já no caso de Cecilia Meireles, o bucolismo marcou seus poemas, pois a bela narração da paisagem em que ela se encontrava era fielmente narrada.

    Avançando mais para a atualidade, temos uma musica de Chico Buarque que revivi este espirito de Arcadismo, o nome da musica é “Meu caro amigo”. No período que ela foi escrita o Brasil passava pela ditadura e diversas pessoas foram exportadas para fora do Brasil, o amigo de Chico era uma dessas pessoas e para ele mandar noticias escreveu a musica com diversas mensagens ocultas.

    Concluindo, o Arcadismo para mim foi uma peça chave da literatura, por conta de tamanha filosofia nos deu diversos olhares de como foi a época em que não se tinha muita liberdade e nos mostra um pouco do seu modo de viver e suas criticas/opiniões ao governo.

    ResponderExcluir
  19. o arcadismo também conhecido como neoclassicismo,surgiu no continente europeu no século XVIII. No Brasil o Arcadismo desenvolveu-se na metade do século XVIII, no auge do ciclo do ouro em Minas Gerais. Tinha as principais características da filosofia de vida como carpen dien (aproveitar o momento), inutila truncate (inutilizar o inútil),fugere urben (fugir da cidade), locus amoenus (voltar para o campo) e aurea mediocritas (felicidade simples).
    Neste período Tomas Antonio Gonzaga e Claudio Manoel da Costa usavam pseudônimos para criticar o governo através de cartas, ficou conhecido como "inconfidência mineira".
    Cecilia Meireles conta em seus poemas "romanceiro da Inconfidência" a revolta ocorrida em Minas no século XVIII. Na música " Meu caro amigo" de Chico Buarque ele fala\a na música sobre o que estava acontecendo no Brasil.
    Em minha opinião, o Arcadismo foi um movimento literário importante, o que eu mais gostei foi por valorizarem as coisas simples da vida como a vida no campo.

    Giovana Keila N°16 2ª A

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog