ATA

Ata é um gênero textual utilizado em reuniões, assembleias e congressos. Tem como finalidade registrar detalhadamente o conteúdo apresentado, discutido assim como as decisões e suas tomadas de maneira que não deixe brecha para dupla ou equivocada interpretação. O discurso utilizado é o formal, ou seja, abreviações, siglas e expressões reduzidas não são aceitas. Para evitar que futuramente a ata seja alterada, todos os campos da mesma são preenchidos. Nomes, datas, locais, números.... todos por extenso. A ata também recebe termo de abertura assim como de encerramento. Todos os presentes devem assiná-la ao final. 
Em geral, a ata é feita em um livro padrão e este tem as páginas enumeradas.


Exemplo:

Aos vinte e três dias do mês de abril de dois mil e quinze, reuniram-se na rua Mindanau, cento e onze, Jardim Paraíso, São José dos Campos, na sala sete da Escola  Estadual Deputado Benedito Matarazzo, trinta e cinco alunos do terceiro ano  A, liderados pela professora Alexandra, para assistirem a uma aula sobre o  gênero ata. Nesta aula, a professora explicou que ata é um tipo de texto que  o secretário da equipe do vídeo documentário fará em cada encontro que os mesmos participarem e nela anotarão os presentes e ausentes, assim como a justificativa dada por eles. Durante o encontro, a ata será lavrada e registrará as ideias dadas e  quem as deu, as ideias aprovadas por quem as aprovou, as decisões tomadas assim como quem as executará. Ela explicou ainda que a ata será escrita em um caderno capa dura pequeno  de cinquenta folhas. E este será entregue no final do ano após a exibição do vídeo versão final. Sem mais a ser tratado, eu, Alexandra, secretária da equipe, encerro esta ata a qual assino assim como os presentes.

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