ATA
Ata é um gênero textual utilizado
em reuniões, assembleias e congressos. Tem como finalidade registrar
detalhadamente o conteúdo apresentado, discutido assim como as decisões e suas
tomadas de maneira que não deixe brecha para dupla ou equivocada interpretação.
O discurso utilizado é o formal, ou seja, abreviações, siglas e expressões
reduzidas não são aceitas. Para evitar que futuramente a ata seja alterada,
todos os campos da mesma são preenchidos. Nomes, datas, locais, números....
todos por extenso. A ata também recebe termo de abertura assim como de
encerramento. Todos os presentes devem assiná-la ao final.
Em geral, a ata é
feita em um livro padrão e este tem as páginas enumeradas.
Exemplo:
Aos vinte e três dias do mês de
abril de dois mil e quinze, reuniram-se na rua Mindanau, cento e onze, Jardim
Paraíso, São José dos Campos, na sala sete da Escola Estadual Deputado Benedito Matarazzo, trinta
e cinco alunos do terceiro ano A,
liderados pela professora Alexandra, para assistirem a uma aula sobre o gênero ata. Nesta aula, a professora explicou
que ata é um tipo de texto que o
secretário da equipe do vídeo documentário fará em cada encontro que os mesmos
participarem e nela anotarão os presentes e ausentes, assim como a
justificativa dada por eles. Durante o encontro, a ata será lavrada e
registrará as ideias dadas e quem as
deu, as ideias aprovadas por quem as aprovou, as decisões tomadas assim como
quem as executará. Ela explicou ainda que a ata será escrita em um caderno capa
dura pequeno de cinquenta folhas. E este será
entregue no final do ano após a exibição do vídeo versão final. Sem mais a ser
tratado, eu, Alexandra, secretária da equipe, encerro esta ata a qual assino
assim como os presentes.
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