4º FESTIVAL   DE
VÍDEO DOCUMENTÁRIOS
2015


MOBILIDADE URBANA

Grupo: Ação Urbana
Membros: Yara, Gabriel, Vitória, Gabriela
Relatório sobre a execução do projeto
No início do ano letivo foi proposto pela professora Alexandra o projeto Vídeo Documentário, o qual tinha como principal finalidade informar aos alunos sobre os assuntos que poderiam ser cobrados na redação do ENEM.
Este projeto começou com a escolha de um tema e dos integrantes do grupo. Após isto, foi desenvolvido o tema, a tese, os argumentos, o posicionamento, a questão polêmica e por último a proposta de solução. Estes foram construídos a partir de pesquisas em livros, jornais, revistas e sites. Desse modo, foi produzido o artigo de opinião.
De acordo com este texto, foi criado o painel, que apresentava além do artigo de opinião, imagens, fotorreportagem, gráficos e infográficos, os quais possuíam a função de ensinar e chamar a atenção dos estudantes.Por fim,com base no painel,estudos e trabalho em equipe,foi realizado o Vídeo Documentário.

Resultados
Aspectos positivos do projeto:
·         Foram adquiridos conhecimentos sobre temas focados na redação do Enem;
·         Foi praticado o trabalho em equipe;
·         Foram desenvolvidas diversas habilidades como filmagem, edição, apresentação, gerenciamento de horário e verbas, e autonomia entre os integrantes do grupo.
Aspectos negativos do projeto:
·         Ocupou muito tempo, no qual poderíamos estar estudando para o Enem, na prova em si e não somente na redação.

Aspectos positivos referentes ao tempo para elaboração e apresentação:
·         Aprendemos a coordenar melhor nossa agenda, a fim de concluir o projeto na data proposta.
Aspectos negativos referentes ao tempo para elaboração e apresentação:
·         Apesar do projeto ter sido enriquecedor, tínhamos que ao mesmo tempo realizar os trabalhos de outras disciplinas, e estudar para o Enem e vestibulares, fato que ocasionou estresse e preocupação entre os integrantes do grupo.

 Aspectos positivos referentes à atuação da mediadora:
·         Como mediadora, ela nos forneceu as devidas instruções para executarmos o trabalho da forma correta.
Aspectos negativos referentes à atuação da mediadora:
·         Gostaríamos de ter tido mais participação da mediadora no momento em que estávamos realizando o trabalho, pois tivemos que enfrentar várias dúvidas e dificuldades ao decorrer do mesmo.
Aspectos positivos referentes à elaboração da ata:
·         Conseguimos compreender o gênero textual ata.
Aspectos negativos referentes à elaboração da ata:
·         Seria pertinente termos tido uma aula sobre a elaboração da ata, visto que os sites nos quais buscamos informações nem sempre eram confiáveis.Por outro lado,uma aula com o professor teria sido muito mais esclarecedora e significativa.

Discussão
Fizemos a escolha do tema Mobilidade Urbana, pois é um assunto pouco abordado, porém de extrema importância, visto que de fato vivenciamos este todos os dias.
Com este trabalho conseguimos compreender a causa do problema - a vinda de indústrias automobilísticas no país durante o governo de Juscelino Kubitschek - e a consequência do mesmo - o intenso tráfego de veículos em vias públicas.
Além disso, com as pesquisas realizadas por nós, fomos capazes de descobrir as soluções para resolver a falta de mobilidade urbana no país, sendo estas: a ampliação de ciclovias e ciclofaixas, construção de ferrovias e hidrovias e o uso de transportes coletivos, por meio da melhoria de suas qualidades. Dessa forma, fomos aos poucos mudando nosso ponto de vista sobre o tema escolhido.

Conclusões
O projeto Vídeo Documentário, foi um trabalho que nos exigiu tempo, dedicação, estudo, preparo, superação de dificuldades (como por exemplo, falar em público) e muito trabalho em equipe.
Por outro lado, este nos proporcionou grande satisfação ao concluí-lo, e com ele fomos capazes de desenvolver habilidades e adquirir mais conhecimento e senso crítico sobre diferentes temas.


A IMPORTÂNCIA DAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO

Grupo D
Membros: Vanessa, Larissa, Nicole, Gabriel, Gustavo, Tainara

Relatório sobre a execução do projeto
‘‘Eu gostei MUITO do vídeo, acho que deu pra mostrar bem todo o esforço dos integrantes do grupo na realização dele.  Particularmente, não esperava nada do tema e de inicio até achei um pouco chato, porém conforme fomos nos aprofundando no tema, até mesmo quando fui fazer a entrevista com o Osvaldo (Químico citado no vídeo)  percebi que é um tema que deve ser mostrado para todos, pois eu tenho certeza de que poucas pessoas sabem todos os malefícios e benefícios da vacina e nem estão a par de todos os produtos químicos que contem nelas.’’ - Nicole Cristine
‘‘Após um ano trabalhando com a mesma equipe em um trabalho tão extenso, foi possível absorver conhecimento do assunto, aprendizagem quanto ao trabalho em equipe e principalmente a importância das responsabilidades individuais as quais podem ocasionar problemas na execução da tarefa do próximo. ’’ - Vanessa
‘’O tema do nosso trabalho não foi um tema que eu gostei muito porque nos trouxe conhecimento a mais do que nós já sabíamos, como, as vacinas fazem parte da nossa vida desde nosso nascimento e são essenciais para a eficácia na prevenção contra várias infecções além de ser um instrumento importante para a saúde pública na missão de proteger um grande contingente humano. Tomando a vacina o seu corpo estimula a formação de anticorpos e criando uma barreira de proteção contra esse agente e às doenças por ele provocadas e etc.
Mesmo com esses conhecimentos novos, eu não mudo a minha opinião em relação à importância das campanhas de vacinação.
Minha opinião: tomando a vacina, você não sabe o que os médicos estão aplicando no seu corpo, com isso, pode reagir diferente e acontecer algo, sem que se saiba a razão. Para você ser medicado, tem que ter conhecimento a mais do assunto, para assim saber o que eles estão aplicando em seu corpo. ’’ – Gustavo Galdino
‘’Esse projeto foi de extrema importância para mim, pois mudou completamente a minha opinião inicial sobre as vacinas. Com as pesquisas e entrevistas feitas com pessoas experientes no assunto, tivemos como esclarecer dúvidas e explicar o mito do uso do mercúrio. ’’ – Gabriel Vieira
Agora, com o vídeo já pronto, podemos perceber nossa evolução quando o comparamos com o primeiro e fica então evidente a melhora de pesquisa e aprofundamento dos fatos. Cremos que o tempo dado e a cobrança contribuíram muito para chegarmos à versão final com uma diferença de conteúdo enorme. Quanto à participação da professora gostaríamos de deixar agradecimentos, pois em diversos momentos de dúvida a mesma nos auxiliou e incentivou. 



LGBTFOBIA

Grupo Distrito 13
Membros: Gustavo Paiva, João Galdino, Maylon, Paloma, Karolina e Karoline

Relatório sobre a execução do projeto
Karolina. Karoline, Maylon, João Vitor, Gustavo e Paloma, membros do Distrito 13, apresentamos o tema “LGBTfobia” e em pontos positivos consta-se que principalmente um dos membros que era homofóbico,com as informações adquiridas,tornou-se mais tolerante e passou a tratar como igual pessoas tratadas nesse tema.
As informações adquiridas também ajudaram a todos os membros do grupo em relação ao senso comum, tornando-nos aptos a poder discutir e propagar as informações corretas.
Em geral, não houve pontos negativos, nem na elaboração, nem entre os membro  do grupo. Apesar de ser trabalhoso, o tempo foi justo, tanto que todos os grupos entregaram no tempo certo. Só não dava pra ter sempre todos os membros reunidos para a elaboração.
Em relação à professora Alexandra, esteve sempre em prontidão para sanar nossas dúvidas e nos mostrar cada caminho. Só nos deixava nervosos, porque apresentávamos o vídeo e apontava um erro, depois arrumávamos e tinha outros erros que já poderiam ter sido dito antes, coisa que atrapalhou um pouco no tempo, porque não era sempre que conseguíamos reunir todos os membros.
João foi o membro responsável pela elaboração da ata. A principio era difícil lembrar de todas as reuniões, porque não foram anotados os dias que ocorreram os encontros, então depois de pronta que vimos que faltaram algumas coisas. A ata foi a coisa mais trabalhosa no trabalho, sem dúvida. E mais chata também, por termos de lembrar até o que comemos, quem foi embora primeiro, horários.
Por fim, concluímos que este trabalho nos engrandeceu intelectualmente e nos deu uma visão do que será futuramente em uma faculdade teremos desafios tão grandes quanto esse e se houver tanta colaboração quanto nesse trabalho tivemos por parte dos membros, não teremos grandes problemas.

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Grupo Evolução
Membros: Arícia, Victória, João Vitor, Ingrid
Relatório sobre a execução do projeto
No início, o grupo tinha cinco integrantes, e que não estavam ajudando no que deveriam, no decorrer dos meses, alguns desses integrantes foram saindo, e num determinado momento, o grupo ficou com apenas duas pessoas, as saídas atrapalharam muito, pois era um trabalho bem difícil para apenas duas pessoas realizarem. Não tivemos desavenças em nenhum momento. Os prazos para entrega de cada etapa do vídeo documentário variaram bastante, e foram bem corridas, pois tinhamos trabalhos de outras matéria e compromissos fora da escola, mas o grupo mesmo com poucos integrantes conseguiu entregar tudo dentro de todos os prazos estabelecidos. A atuação da professora Alexandra foi boa e muito importante, ajudou bastante, deu dicas, sugestões e corrigiu erros, isso contribuiu para que conseguissemos fazer o trabalho. A elaboração da ata foi bem complicada, pois o grupo não sabia como tinha que ser feita, e não era levada/usada em todas as reuniões feitas pelo grupo. Por não ter muitos integrantes, um ficou mais sobrecarregado que outros. O grupo pôde aprender mais sobre o tema que foi escolhido a partir da entrevista e das pesquisas feitas, aprendeu também como editar e montar um vídeo. Foi um trabalho que deu trabalho, por ter poucas pessoas no grupo, mas saiu tudo nos conformes. Foi um bom trabalho.

Grupo: Audácia
Membros: Giovanna, Aleksandra


50 ANOS DO GOLPE MILITAR

Grupo: Os Golpistas
Membros: Bárbara, Daniela, Jardel, Larissa, Vitória, Eliene, Emely, 

Relatório sobre a execução do projeto
Desde o inicio do trabalho os integrantes do grupo aprenderam muito sobre o assunto discutido no video, os participantes fizeram pesquisas cada vez mais profundas sobre o tema, o que foi bom, já que todos aprenderam cada vez mais sobre o assunto que poderia ter sido tema da redação do ENEM. Entretanto o projeto tomou muito do tempo dos participantes, muitos trabalhavam, faziam cursos etc.. o que acabou sobrecarregando alguns integrantes.
O tempo dado pela professora Alexandra para finalização do projeto foi bom, pois o trabalho era muito extenso e a maioria dos integrantes do grupo é muito ocupada, e o longo tempo possibilitou que todos organizassem suas agendas para participar do trabalho, entretanto, devido ao longo tempo para finalização do projeto alguns participantes acabavam perdendo o foco.
Em relação a participação da professora Alexandra, como mediadora no projeto, não temos do que reclamar, pois a cada versão do video ela nos orientava muito bem a como fazer um trabalho ainda melhor e dava uma direção ao grupo, Entretanto alguns integrantes do grupo acharam a atuação da professora muito rigorosa, o que acabava deixando os participantes um pouco desesperançosos em relação a nota do grupo.
Para o grupo a ATA foi um ponto positivo na elaboração do projeto, pois a partir dela o grupo pôde mostrar à professora como foi a participação de cada integrante, justificando assim as notas dos mesmos.
Portanto, para muitos participantes o projeto foi considerado o mais rigoroso das suas vidas escolares, o que foi bom, pois a dificuldade para elaboração do projeto nos deixou mais preparados para trabalhos futuros da faculdade que com certeza não serão faceis, os integrantes aprenderam muito sobre o tema e a conviver bem uns com os outros; o grupo aproveitou a experiência ao máximo e ganhou muito conhecimento.


DESIGUALDADE ÉTNICA E DE GÊNERO

Grupo The Same
Membros: Sofia, Cinthya, Bianca, Tácila

Relatório sobre a execução do projeto
Escolhemos este tema de imediato quando nos deparamos com o mesmo, uma vez que nos retrata, mulheres. Todas as integrantes do grupo possuíam a mesma visão, o que facilitou a elaboração do projeto. A produção do vídeo documentário nos trouxe novas experiências e formas de pesquisa e apresentação da mesma. Começamos com um quadro, onde tínhamos padrões para cumprir, o trabalho em equipe sempre foi notável, todos sempre participaram de uma forma ou de outra. As gravações dos conteúdos pesquisados e estudos foram pacíficas, durante o decorrer do trabalho, não houve nenhum tipo de desentendimento, e todas as integrantes puderam compartilhar seus novos conhecimentos com as demais sem nenhum tipo de dificuldade, portanto, o aprendizado foi rentável e a relação social foi ótima. A exploração do conteúdo trouxe à tona questões como quem, quando e onde começaram a ocorrer os primeiros passos da luta contra a desigualdade, aprofundando a pesquisa como um todo, uma vez que envolvia a história. A edição do vídeo documentário seguiu sempre os padrões estabelecidos pela professora através do post instrutivo em seu blog profissional. O resultado final agradou todas as participantes, e acreditamos que o nosso vídeo documentário ficou apresentável, explicativo, dinâmico e transparente, ou seja, houve um resultado satisfatório.

Grupo: O pantera e as cor de rosa
Membros: Tainá, Milena, Márcio, Bárbara, 
Relatório sobre a execução do projeto

            Ao decorrer de todo o trabalho, teve muitos aspectos negativos e positivos os quais foram de grande influência para a conclusão do vídeo.
            O grupo, em geral, tinha uma grande dedicação por querer sempre fazer melhor as edições e as coletas de informações a respeito do tema, tendo então, uma grande participação de todos. Com isso, houve uma grande aprendizagem do tema, nos dando um conhecimento que não tínhamos antes, mesmo sendo algo que já tínhamos uma idéia. Apesar de todas as intrigas, todos os integrantes do grupo souberam como lidar com suas responsabilidades, não deixando as brigas pessoais atrapalhar o desenvolvimento deste projeto. Apesar de toda a responsabilidade do grupo, muitas vezes deixamos para ultima hora, já que, tínhamos um problema em que nem sempre os horários eram compatíveis, devido a ter integrantes do grupo que estariam estudando para vestibular.
            Durante o projeto, teve um integrante em geral, que se destacou como líder, o qual sempre falava ao restante o que deveria ser feito, o mesmo criou uma grande responsabilidade e passou esta para todos, nos ensinando então, como se deve liderar um grande projeto.
            O desenvolvimento da ATA foi algo que tomou grande dedicação da secretaria, a qual, no começo teve dificuldade em seguir as regras de como fazer, porém, isto não afetou o resultado final e sim, fez a secretaria adquirir conhecimento de como escrever documentos importantes que utilizam a língua formal, e com isso, a secretaria passou estes conhecimentos para o resto do grupo. Devido à falta de anotações durante os encontros dos integrantes, na hora de escrever a ATA, houve uma grande dificuldade de lembrar as datas e os acontecimentos certos, onde, todos os integrantes do grupo conversavam entre si para relembrar os encontros.
            No final, pode-se afirmar que trabalho em grupo, não é fácil, principalmente quando o projeto exige a participação de todos, porém, o mesmo nos ensinou a ter mais responsabilidade e a como fazer um trabalho que todos participem. Apesar de todo o estresse, o vídeo documentário nos preparou para futuras atividades, como, faculdade e empregos, que também exigem participação e tem muita pressão. Assim, pode ser concluído que aprendemos muito, não só sobre o tema, mas como trabalhar em grupo. 


VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

Grupo: The Shield Off Innocent
Membros: Aline, Ana Beatriz, Júlia, Leonardo César, Pâmella, Raphael, 

Relatório sobre a execução do projeto
Projeto: Vídeo Documentário
No início do ano foi passado às terceiras séries do Ensino Médio da Escola Estadual Deputado Benedito Matarazzo um projeto que seria realizado ao longo de todo o ano letivo. Para a mediação do projeto foi definido a professora de Língua Portuguesa Alexandra Cardoso, a qual foi e é a idealizadora da iniciativa: trabalho Vídeo Documentário. O trabalho consistiu em desenvolver as habilidades em grupo dos alunos, prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), através da pesquisa e apresentação dos temas escolhidos por cada grupo e também consistiu em contribuir para o crescimento individual de cada participante do Vídeo Documentário.
A seleção dos temas do trabalho foram feitas pelos próprios alunos a partir do temas disponibilizados pela professora-mediadora. Já a escolha dos membros de cada grupo foi realizada pelos alunos sem nenhuma intervenção da mediadora do projeto.
Grupo
Para a seleção dos membros do grupo não houve nenhuma divergência, os quais foram: Júlia Lopes (Líder do grupo), Aline de Paula (Editora), Pamela Melo (Câmera), Raphael Mulazani (Tesoureiro), Ana Beatriz (Secretária) e Leonardo Cesar (Secretário).
O primeiro entrave encontrado pelo grupo foi a escolha do tema do trabalho a ser desenvolvido. Houve algumas opiniões contrárias por parte dos membros do grupo em relação a qual tema escolher, porém, todos chegaram a um acordo, que resultou na escolha do tema: Violência Doméstica Contra a Mulher.

 Grupo: Violência Doméstica Contra a Mulher
Ao iniciar o desenvolvimento do trabalho este encontrou muita relutância por parte dos membros da equipe. Pois no início o projeto não era considerado algo que pudesse vir a agregar um conhecimento a mais que favorecesse aos membros do grupo de alguma forma. Mas conforme o tempo ia passando e o trabalho sendo desenvolvido toda relutância que antes havia, se foi.
No começo do trabalho houve certa incerteza da equipe por onde se devia se começar, e isso causou um certo nível de insegurança, já que havia uma grande expectativa de que o vídeo ficasse bom. Essa incerteza fez com que o grupo começasse a organização do projeto um pouco tarde, mas nada tão alarmante que fizesse com que a equipe não entregasse o vídeo no prazo definido pela professora-mediadora.
Aspectos do projeto
Durante a elaboração do trabalho- que foi realizado por cerca de 8 meses- destacaram-se alguns pontos, os quais podem ser considerados positivos e negativos, mas ambos dependentes um do outro e essenciais para a conclusão do projeto.
Como acontecimento primário podemos listar as intrigas que ocorreram entre os membros do grupo, ora por falta de comunicação entre os mesmos, ora por parte de caprichos individuais de cada um. Devido a tais intrigas foi possível identificar a forma com que cada um lida com o outro ao trabalhar em equipe e buscar soluções para os conflitos existentes. Esses acontecimentos contribuíram para o amadurecimento do grupo em si, em todos os seus aspectos, tanto individuais como coletivos.

Como já mencionado, a equipe encontrou algumas dificuldades para o desenvolvimento do projeto, e para as dificuldades as quais o grupo não conseguia encontrar soluções viáveis, este recorreu ao auxílio da professora-mediadora, Alexandra Cardoso. Esta, por sua vez, exerceu sua função como o esperado pelos membros do grupo, fazendo um trabalho satisfatório, assim, não tendo reclamações da equipe a serem consideradas em relação a ela (a mediadora do projeto).
Considerações finais
O aspecto marcante que o trabalho Vídeo Documentário deixou para o grupo foi o enriquecimento educacional e construtivo que este proporcionou aos membros da equipe. Durante o início do projeto todos eram contra a violência doméstica contra a mulher, e com desenvolvimento do projeto foi possível agregar um conhecimento que permitisse elucidar e desconstruir preconceitos existentes em cada membro do grupo. Assim, tornando cada um capaz de combater aqueles que insistem em subjugar o próximo através de agressões físicas.
Para completar, outro fato que deixou o grupo: Violência Doméstica Contra a Mulher, bastante feliz, foi saber que o tema do trabalho desenvolvido por este foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Isso acarretou, na visão do grupo, na solidificação do Projeto: Vídeo Documentário, pois devido a sequência dos fatos, foi possível perceber sua importância nacional, e não somente municipal ou estadual.


LIMITES ENTRE O HUMOR E O BULLYING

Grupo: Pai de Família
Membros: Marco, Lucas, Guilherme Casemiro, Guilherme Paiva, Henrique, Ana Caroline
Relatório sobre a execução do projeto
                O projeto Vídeo Documentário teve como foco o esclarecimento de variados temas que poderiam ser cobrados na redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Este relatório se refere ao grupo Pai de Família, que tem como tema Limites entre o humor e o bullying, e seus membros no que diz respeito:
                Aos aspectos positivos e negativos do trabalho;
                Os pontos positivos do trabalho, como um todo, são numerosos vistos que muitos alunos foram beneficiados na redação do exame, por terem acompanhado o vídeo e a apresentação do grupo que tratou com veemência do tema cobrado; aprenderam a elaborar pesquisa e desenvolver organização, senso crítico e trabalho em equipe, inclusive nós, como integrantes do grupo; conhecimento num novo tipo de habilidade, envolta na criação de um vídeo. Assim o objetivo do trabalho foi completado e sobretudo propôs crescimento pessoal enorme como cidadão e como ser humano, dotado de senso crítico e mentalidade dinâmica.
                Na elaboração do trabalho, os pontos positivos foram a aproximação do tema com os integrantes do grupo, devido à faixa etária e o meio em que convivem diariamente, a escola, ademais, não houve disparidade nos pontos de vista de cada membro com relação ao tema do trabalho. Todavia houve, claro, o empecilho do aprender a lidar com novas ferramentas e executar tarefas que não fazem parte do nosso cotidiano, gravar, editar, elaborar roteiro, que custou tempo e tentativas da equipe.
                Aos aspectos referentes ao tempo para elaboração e apresentação;
                O trabalho foi proposto dia 30 de março, com versões do vídeo sendo entregues nos dias 15 de junho, 15 de agosto e na primeira semana de outubro, com algumas prorrogações nas datas para os grupos que assistiram à aula do Júlio Vasconcelos sobre modos de filmar. Assim, tivemos 6 meses até a versão definitiva do vídeo. Entretanto houve dificuldade entre os membros do grupo de se reunirem por incompatibilidade de tempo disponível: não era possível reunir-se à tarde pois vários integrantes do grupo faziam curso nesse horário; nos finais de semana havia apenas um certo intervalo de tempo que poderia ser feitas as reuniões, cujo era aos sábados de manhã, para que fosse gravado partes do vídeo.
                Aos aspectos referentes à intervenção da professora Alexandra;
                É válido dizer que as dicas e correções da professora foram essências não somente para nortear-nos em cada momento, visto que ela sempre esteve disposta a ajudar na realização do vídeo com as entrevistas, duração e momento que partes do vídeo deveriam ter, dentre outros entraves, mas também para frisar a importância do projeto e da sua elaboração.
                Aos aspectos referentes à elaboração da ata;
                A ata propõe transparência e esclarecimento das ações da equipe, todavia ela requer uma atenção especial, quase exclusiva para ela, pelo nível de detalhes que deve constar nela. No entanto a ata fora menosprezada pelo integrante que ficou responsável por ela, assim ela teve quer ser refeita.
                Concluindo.
                A principal marca deixada pelo projeto iniciado pela professora Alexandra é a demanda por responsabilidade e seriedade de quem está assumindo a produção do conteúdo. A interação entre os integrantes e o conhecer mais de cada um é consequência do trabalho em equipe que o projeto requer, ademais, os conhecimentos na técnica de gravar, editar vídeo e áudio, administrar encontros e prazos, fazer entrevistas, vão além do que qualquer outra experiência na escola poderia fornecer. O projeto possui suas complexidades e desafios, porém é um passo à frente de outros em termos de experiência que será carregada para o ensino superior e para o mercado de trabalho. 

Grupo: Fênix
Membros: Regina, Thainá, Ana Beatriz,  Mariana, João Victor, Patrick,
Relatório sobre a execução do projeto
Este trabalho tem por objetivo geral, pesquisar e analisar o vídeo documentário como instrumento mobilizador da sociedade. Com o detalhamento e contextualização dos fatos evidenciados em nossa linguagem, é possível desenvolver o aspecto crítico dos membros da sociedade e abordar informações que vivenciamos, mas nem sempre presenciamos.
Aspectos Positivos do projeto:
O projeto proporcionou para alguns do grupo um entendimento maior em relação à violência que é privatizada da população, sendo um alvo muito grande para problemas psicológicos de uma vítima.
Aspectos Negativos do projeto:
No começo do trabalho todos do grupo estavam bem empenhados; concentrados em garantir a nota máxima no final e,  completamente dedicados em todos os sentidos, mas após as férias a colaboração não foi 100% de alguns integrantes, pois o tema é pouco abordado, no entanto houve dificuldades em deixá-lo o mais explícito possível; e sem o apoio dos integrantes a tarefa foi ainda mais complicada de ser trabalhada.
Aspectos Negativos em relação ao tempo de elaboração e apresentação:
O tempo de elaboração do Vídeo Documentário não foi tão agradável quanto havíamos esperado. Como foi citado, o grupo realmente teve uma grande participação de inicio, mas deixou a desejar na reta final, pois o tema não era tão explícito e assim, desistir foi a melhor saída de alguns integrantes. Já na apresentação, o grupo havia desistido totalmente e nem sequer apresentou, deixou apenas para duas integrantes explicarem o que elas haviam aprendido.
Aspectos Positivos referentes a Mediadora:
A mediadora Alexandra Cardoso teve um papel de extrema importância, pois além de muita paciência com os atrasos de entrega do grupo, ela nos  proporcionou novas ideias, novas pessoas a serem entrevistadas e por fim, estava sempre a disposição do grupo quando houve algum mal entendido, a fim de nos proporcionar uma solução em quaisquer circunstâncias relacionadas ao projeto.
Aspectos Positivos e Negativos referente a elaboração da ata:
Em relação a elaboração da ata teve tanto ponto positivo quanto negativo, pois foi um material que ajudaria a compreensão da mediadora em relação aos integrantes desse projeto e um tanto complicado de ser realizado por falta de comprometimento da integrante que estava responsabilizada por esta parte, assim, houve uma série de problemas como perdas de atas e atas mal elaboradas; com este ocorrido, outra integrante do grupo se responsabilizou de fazê-la.

O grupo em geral não vivenciou discórdias comparado a outros, todos se empenharam e se dedicaram muito; apenas no final quando tudo estava muito corrido que alguns deram deslizes como a falta de responsabilidades, gerando intrigas, desconforto aos que ainda estavam empenhados e deixando-os realmente na mão. Enfim, o trabalho nos trouxe uma melhor visão sobre o tema Limites entre Humor e Bullying para mostrarmos nosso conhecimento ao projeto Vídeo Documentário; a fim de abordar e solucionar para as pessoas que não têm esse devido assunto em pauta.


O PAPEL DA MULHER NA CONTEMPORANEIDADE

Grupo: Boss
Membros: Emily, Mariana, Bruna, Cauê
Relatório sobre a execução do projeto
Foi possível perceber que no decorrer do trabalho tivemos muitas dificuldades em desenvolvê-lo por falta de tempo de cada integrante do grupo. Um dos adeptos positivos foi a divisão de funções a qual cada um realizava seu trabalho que ficou encarregado sem haver sobrecarga. Houve muitas turbulências envolvendo o pessoal, porém, mesmo com turbulências conseguimos efetuar a entrega do projeto na data pedida pela professora e o resultado foi bem satisfatório.
Reconhecemos que houve muitas falhas, principalmente no requisito "trabalho em grupo", mas isso foi bom para o nosso aprendizado e crescimento na questão de opinião. 
Em nossa opinião a professora poderia ter dado mais valor nos esforços dos participantes. Esse ponto deveria ser revisto para os próximos festivais.

CONCEITO DE FAMÍLIA SÉCULO XXI

Grupo: Os Selecionados
Membros: Paulo Rogério,Paulo Eduardo, Matheus, Matheus, Mateus, Carlos, Helder


Grupo:
Membros: Levy, Kevin, Gabriel, Edson, Fernando, Helton
Relatório sobre a execução do projeto
            Ao longo de todo o desenvolvimento do trabalho nosso aprendizado e visão sobre o tema conceito de família do século XXI, foi se tornando mais amplo e tal conhecimento foi positivo para aplicarmos em nossas particularidades, como por exemplo: ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Não deixando ainda de citar que tal trabalho tomou um longo tempo até chegar ao ponto que chegou, tempo este que poderia ser investido caso de estudo mais aplicado em nível de vestibulares e demais, além de vida social que em partes teve de ser sacrificada por todas as partes do grupo em determinados momentos.
            Com respeito ao tempo de entrega e datas de reavaliação do vídeo para melhor desenvolvimento do mesmo foi necessário para que não houvesse o “relaxo”, por assim dizer, do grupo como um todo mesmo que ainda com essas datas sendo burladas por conta de uma recaída no meio do trabalho que não foi recuperada a tempo na entrega da segunda versão em nosso grupo. Ainda no âmbito de relatar sobre datas e tais prazos o desenvolvimento se tornou possível também com a postura firme da professora que estava sempre presente, horas a criticar e horas a parabenizar, criticas essas que em suma sempre construtivas para nos direcionar ao ponto que deveria ficar o vídeo na exposição do assunto.
            Sendo assim, tudo o que foi trabalhado e planejado e executado em nosso projeto nos acrescentou em muito no conceito do assunto em enxergar a família e toda importância a ela concedida na sociedade contemporânea, não só no assunto, mas no sentido de trabalhar em grupo, organizar, planejar, viabilizando e retomando encontros que alguns não participaram por motivos pessoais, ou em compromissos de importância ímpar durante o longo período de desenvolvimento do projeto.
 Há também de ser tratado do assunto ata que foi maçante e árdua a sua escrita e manutenção, não negando sua importância para ciência da professora das ações, encontros e afins do trabalho. Finalizando este relato com os parabéns aos membros que se empenharam e para os que em seus contra tempos, não tiveram ação como queriam no mesmo a experiência de contemplar suas ações para que tornem mais inteirados e participativos em projetos futuros.

TROTE UNIVERSITÁRIO ABUSIVO

Grupo: GSN
Membros: Ana Paula, Maria Eduarda, Alessandra, Raíssa
Relatório sobre a execução do projeto

Vimos como ponto positivo no vídeo documentário o aprendizado quanto à procura de material para o vídeo, porém, os pontos negativos se dão pela convivência em grupo, a qual nem todos os integrantes se envolveram no trabalho, sobrecarregando parte dos alunos.Como essa parte de alunos sobrecarregados fazia tudo relacionado à organização,a ATA acabou sendo mais uma ocupação, cujo tempo era escasso para colocá-la em ordem. O tempo de entrega não foi de tudo ruim já que o grupo, em prática, não era tão organizado quanto em teoria. Todos do grupo poderiam e deveriam ter empenhado para um melhor resultado ao final do projeto, além da perda de material e problemas com o computador o que causou vários problemas na edição do vídeo. Os comentários feitos pela professora não foram de todo ruim, porém o grupo não atendeu tudo da melhor forma. Em suma, foi bom para aumentar nosso senso crítico e nos ajudar no desenvolvimento de um trabalho diferenciado, claro que o resultado seria mais satisfatório se o empenho dos integrantes tivesse sido maior

OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

Grupo: Grupo
membros: Gustavo, Sarah, Juliana, Fernanda, Maria Eduarda, Marian


MOVIMENTOS SOCIAIS

Grupo: Os Pantera Cor de Rosa vem Aí
Membros: Matheus, Antoniele, Aline, Pedro, Luiz Henrique
Relatório sobre a execução do projeto

O projeto de vídeo documentário foi uma experiência diferente para o grupo, foi um teste de trabalho em conjunto em longo prazo, cada um com suas responsabilidades e deveres, de início houve complicações e desentendimentos entre os membros o que resultou na retirada de um dos integrantes, a partir daí o projeto seguiu em frente sem problemas significativos, com horários marcados corretamente e entrevistas sendo realizadas. A parte mais difícil do projeto foi, sem duvida, a organização e aplicação de tarefas entre os membros, porém com o prazo longo, tudo se alinhou para o trabalho ser finalizado.
O tema do projeto, movimentos sociais, representou uma oportunidade de entender mais sobre os movimentos atuais no Brasil, dando uma nova visão a quem ainda não os conhecia direito. No geral cada integrante mostrou sua capacidade e houve um bom aproveitamento, além  disso o grupo recebeu apoio de professores, alguns até participando das entrevistas.
Este é um projeto que vem sendo feito com alunos há alguns anos e o modelo parece funcionar, mas algumas mudanças como uma dedicação maior das aulas de Português para a realização do projeto, a fim de diminuir a responsabilidade de haver encontros fora da escola, o que muitas vezes pode gerar complicações para os integrantes, o prazo poderia ser relativamente mais curto para compensar essa dedicação em horário de aula maior.


JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS

Grupo: Nova Visão
Membros: Iriane, Nathália, Janseyane, Sabrina, Carolina
Relatório sobre a execução do projeto

Grupo: Nova Visão
Tema: Justiça com as próprias mãos
Integrantes: Iriane Mirian, Janseyane Araujo, Mônica Gregório e Nathalia Nunes
                      
Durante a elaboração do trabalho o grupo pôde adquirir uma visão mais ampla em relação ao tema do projeto, justiça com as próprias mãos. Convivência com pessoas fora do círculo de amizade. Aprender com opiniões diferentes.
Devido ao projeto ter se desenrolado durante o ano inteiro foi um pouco cansativo. Algumas divergências de opiniões gerando conflitos, às vezes. Apesar de serem saudáveis as diferenças também foram um pouco desgastantes.
Tivemos um tempo hábil para pesquisa, discussão em grupo e decisões sobre o projeto. Entretanto, apesar de o tempo que o grupo teve para desenvolvê-lo, por questões do cotidiano e pessoais, nem sempre o grupo conseguia se encontrar. E por ser um projeto com algumas etapas, foi trabalhoso.
Em relação a participação da professora, desde o começo achamos interessante a ideia de unir alunos diversos em torno de um projeto comum, trouxe comprometimento, responsabilidade entre os membros do grupo e com o projeto. A exigência da mesma com relação as etapas e prazos, às vezes, preocupava o grupo com relação ao desempenho e resultado.
A ata foi bem elaborada com a ajuda de todos os componentes do grupo, e com o auxílio da professora conseguimos finalizar a ata e entregar no dia estipulado. Apesar da ajuda de todos, ocorreram alguns erros, por exemplo o modo a ser feita. Nas primeiras atas o grupo fez como achou que deveria ser executado, e depois de seguir o exemplo da professora foi consertado.
Apesar dos conflitos e dos problemas gerados durante a execução do projeto, o grupo se conheceu melhor e resolveu tudo trabalhando em união. Acreditamos que cada aluno do grupo adquiriu ou melhorou seu conhecimento em relação ao tema justiça com as próprias mãos.

CRISE HÍDRICA

Grupo: Hidro
Membros: Geasi Ferreira, Yuri Olímpio, Flávio Veloso, Gaspar Geraldo, Caio Costa


Grupo: Eagle Eye
Membros: João Pedro, Marcos Lucas, Luiz Fernando, Renan Pedro, Ana Caroline, Giovana Gracita











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog