5º FESTIVAL DE VÍDEO DOCUMENTÁRIO
EE. DEP. BENEDITO MATARAZZO
ANO 2016

ALUNOS DAS TERCEIRAS SÉRIES A, B, C e D


Temas:


ESTÉTICA E SAÚDE
Equipe: IS BELA
Alunos: Pâmela Soares, Larissa Santos e Vitória Gabriela, 3A
Relatório: Público alvo: Qualquer pessoa que esteja procurando sobre o assunto desde jovens, adultos e idosos.
Vídeo documentário produzido por Pâmela Soares, Larissa Batista e Vitória Gabriela . Como positivo tiramos que, vendo profissionais nas áreas da psicologia, educação física e estética falando sobre o assunto ampliamos nosso pensamento . A criação dos roteiros e as entrevistas foram muito divertidas e inspirou uma parte jornalística em nós. Como negativo tivemos muitas discussões e intrigas nesse processo, muitos integrantes saíram, deixando em desvantagem de quantidade. Com o tempo para a elaboração não tivemos problemas, fizemos tudo de acordo com as datas, entregamos antecipadamente quando finalizamos tudo. A professora Alexandra não cobrou tanto de nós, pois não tivemos muitos problemas porém ela nos mostrou muitas ideias para acrescentarmos em nossos vídeos. Sobre a ata não entendemos muito o motivo dela ter que ser realizada, nos confundimos um pouco na hora de fazê-la. Aprendemos muito com as informações obtidas com o vídeo. Pesquisamos muito sobre vários assuntos, fizemos entrevistas e assim conseguimos ampliar nosso ponto de vista e opinião

Equipe: JILT
Alunos: Larissa Escobar, Igor Pereira, Ana Júlia e Lana, 3A
Relatório: -Aspectos positivos e negativos;
Em relação aos aspectos positivos houve aprendizagem dos alunos ao decorrer do ano em pesquisas, filmagens, trabalho em equipe, em relação ao tema escolhido é solução de problemas. Todo esse processo do trabalho, foi encarregado aos alunos para resolverem sozinhos sendo assim produzindo um trabalho melhor. Já em relação aos negativos houve um sobrecarregamento nos alunos, por ser um trabalho longo e detalhado.
-Aspectos positivos ou negativos referentes ao tempo para elaboração e apresentação; Foi um bom prazo para entrega proporcionando tempo com folga para realização do vídeo documentário
-Aspectos positivos ou negativos referentes a minha atuação enquanto mediadora; Em relação aos aspectos positivos a mediadora teve uma boa atuação no projeto explicou como realizar cada etapa do trabalho e propôs suporte em sala de aula.


TECNOLOGIA NAS ESCOLAS
Equipe: EDUKTEC
Alunos:  Guilherme Gonçalves, Caíque Silva, Igor Maximiliano, 3B
Relatório: Aspectos positivos e negativos do projeto:
Positivos: O projeto estimulou o uso da criatividade, visto que a edição do vídeo foi realizada a partir da criação de várias ideias; gerou conhecimento cientifico, onde foram exploradas diversas áreas da tecnologia; contribuiu para a realização de novos métodos de pesquisas.
Negativos: Devido ao pouco tempo de duração que é sugerido ao vídeo documentário, não foi possível expressar todas as informações adquiridas; a falta de recursos como câmeras, microfones e transporte, o projeto não teve o resultado esperado por parte dos membros do grupo.

Aspectos positivos e negativos referente ao tempo para elaboração e apresentação:
Positivos: Estimulou a agilidade na criação do projeto, visto que o tempo e os recursos de alguma forma forçaram uma resposta rápida e de qualidade às solicitações; as diversas versões do projeto ajudaram a identificar facilmente erros, portanto, o tempo foi suficiente para repara-los.
Negativos: O tempo de apresentação foi insuficiente para tornar evidente todas as informações, tendo em vista que algumas etapas do story board fizeram com que boa parte do tempo fosse ocupado.

 Aspectos positivos e/ou negativos referentes a atuação da professora mediadora:
                Positivos: Foi subjetiva enquanto as decisões disciplinares, visto que não cedeu vantagem a outros grupos ou demais membros; atendeu a todas as dúvidas que lhe foram encaminhadas, auxiliou nas pesquisas, enviando artigos e sites para maior enriquecimento de conteúdo.
                Negativos: Pela grande quantidade de grupos, não pôde acompanhar totalmente o processo de cada um deles. Contudo, não era um fator de extrema importância, visto que deu a liberdade nos métodos de trabalho.
Aspectos positivos e/ou negativos referentes a elaboração da ata:
                Positivos: Facilidade no feedback e avaliação individual de cada membro do grupo
                Negativos: -/-

Conclusão focando na visão geral adquirida pelo grupo quanto a ensino/aprendizagem adquiridos através do projeto:
            O projeto foi extremamente importante, pois gerou conhecimento referente à métodos de pesquisas, trabalho em equipe, uso da linguagem, elaboração artística e processos práticos de invocação e criação.
            Durante as pesquisas realizadas, foi visto a importância da diversidade de fontes e elaboração de resumos e fichamentos, onde cada membro ficou encarregado de realizar suas buscas e suprir as necessidades exigidas no projeto. Já no processo de edição, foi levado em consideração o uso de cores, fontes e colocação de texto.
            Não obstante, as informações que foram geradas aos membros do grupo e aos telespectadores, são de extrema importância, levando em consideração futuras formas de interação com a educação. 



ESPÍRITO OLÍMPICO
Equipe: ALPHA
Alunos: Renan, Gabriel, Igor, Luís Otávio, Bruno, Leonardo Fabrício, 3C
Relatório: ° Aspectos positivos e negativos do projeto (justifica-los)
Positivo: O projeto nos proporcionou vários conhecimentos referentes às olímpiadas (como o comitê olímpico e como o dinheiro é usado nas olímpiadas). Também proporcionou o grupo a se enturmar melhor, e também nos proporcionou entrevistar diversas pessoas.
Negativo: Nem sempre tal pessoa estava disposta a ser entrevistada por nós, tiveram locais que fomos para gravar que no final acabaram retirando-nos de lá.
º Aspectos positivos e/ou negativos referentes ao tempo para elaboração e apresentação (justifica-los)
Positivo: O tempo dado a tal atividade pode ser considerado satisfatório, pois sempre era um bom tempo para fazer algo que demorava no máximo dois dias. Podíamos nos entreter com o assunto e ao mesmo tempo estudá-lo.
Negativo: O tempo dado era sempre satisfatório, mas no primeiro vídeo por falta de conhecimento nosso e falta de experiência para editá-lo acabamos não o entregando.
° Aspectos positivos e/ou negativos referentes à minha atuação enquanto mediadora;
Positivo: A professora Alexandra sempre estava nos dando o maior suporte que pode. Ajudava-nos a corrigir e nos instruía sempre que fugíamos do assunto ou fazíamos algo de errado. Deu-nos o conhecimento básico de edição, a postura correta ao se apresentar um trabalho e também a linguagem formal a se usar ao se referir á alguém e apresentar algo.
Negativo: ------------------------------------------------
° Aspectos positivos e/ou negativos referentes à elaboração da ata.
Positivo: Proporcionou-nos relembrar como éramos inexperientes e sem conhecimento do começo do ano pra cá. Também nos deu a oportunidade de rever tudo o que fizemos para alcançar nossa meta que antigamente era só fazer um moral e de uns tempos pra cá foi fazer um vídeo completo e satisfatório.
Negativo: Alguns integrantes não concordaram com o que estava escrito sobre eles. Mas no fim eles viram que realmente não compareceram certo dia e se acertou tudo.
° Conclusão focando na visão geral adquirida pelo grupo quanto a ensino/aprendizagem adquiridos através do projeto.
R= Foram importantes o tanto de conhecimento que adquirimos no trabalho, passamos a ver as olímpiadas em si de outra maneira, vimos vários assuntos interessantes durante esse trabalho, como o projeto social realizado nas olímpiadas, a inclusão de deficientes nas paraolimpíadas, o interesse da nação em participar e ajudar etc... Aprendemos cada aspecto a respeito do assunto; Foi uma ótima experiência.


Equipe: AUDÁCIA
Alunos: Allyson Gustavo, Letícia Escobar, Vinícius Brito, Marlos Gurski. Henrique Ramos e Raíssa Torres. 3D
Relatório: Aspectos positivos do projeto: Durante esse projeto foram adquiridos conhecimentos sobre possíveis temas da redação do Enem. Em especial, o grupo pode adquirir maior conhecimento sobre os Jogos Olímpicos, entre eles, vimos o quanto o esporte é importante e que ele pode mudar vidas. Sobre a ata; compreendemos o gênero textual e vimos o quanto ela é importante na elaboração desse projeto.
Aspectos negativos: O que mais atrapalhou na realização desse projeto foi a falta de tempo dos integrantes, nem todos integrantes participaram de todos os vídeos e pesquisas. Porém todas as versões do vídeo documentário foram entregues de acordo com a data proposta pela professora. Outro aspecto negativo foi que nem todos os integrantes do grupo cumpriu com a função dada. Sobre a ata; tivemos uns probleminhas ao realiza-la. Tanto que não entregamos na data certa

Equipe: ATLANTA
Alunos: Guilherme, Natham, João, Lucas, Gabriel e Phillipi, 3A
Relatório: Projeto
Aspectos Positivos: O trabalho foi bom para mostrar como o esporte no Brasil tirando o futebol é bem descriminado no pais ,e tem uma grande falta de estrutura e falta de patrocínio.
Ensinou também de como deve ser um trabalho em equipe,com a divisão das tarefas e elaboração.
Aspectos negativos:Tivemos uma dificuldade em relação ao tema,que tem escondido algumas informações,como a dificuldade que é para ser um atleta dentro do Brasil.
 Tempo de duração
Aspectos positivos:Com esse período longo de duração foi possível a elaboração de varias versões ,possibilitando uma melhoria e uma correção a cada versão,para que se obtivesse um resultado final perfeito.
Aspectos negativos:Esse tempo longo de duração,refletiu num cansaço da equipe e um comprometimento que as vezes atrapalharam a vida pessoal de cada um.

Atuação do tutor
Aspectos positivos: Foi a principal orientadora nos ensinado como fazer e também ajudando o que fazer e onde fazer.
Aspectos negativos:Uma certa exigência e cobrança constantemente com o objetivo de melhorar sempre, mas acabou pesando.
 Elaboração da  Ata
Aspectos positivos: A  Ata nos ajudou a controlar e manter a organização do grupo diante das atividades que precisaram ser realizadas.
Aspectos negativos:Os aspectos negativos pode-se dizer que exigiu muita atenção e trabalho ,pois a cada acontecimento que ocorreu no vídeo documentário devia constar na ata.



MAUS TRATOS AOS ANIMAIS
Equipe: PATRULHA ANIMAL
Alunos: Rafaela Portes, Andrew Matheus, Vitória Caroline, Caroline A, Thaís Oliveira, Gustavo e Cíntia, 3C
Relatório: No início do ano de 2016, a professora Alexandra nos propôs um projeto de vídeo documentário, no qual seu principal objetivo foi nos preparar para a redação do ENEM.
Inicialmente foi escolhido um tema junto com os sete integrantes, a partir desse tema foi elaborada um tese, um tema, posicionamento do grupo etc. A pesquisa para esses itens foram feitas em sites relacionados com o tema e também com pessoas que conhecem o assunto. De acordo com as pesquisas realizadas foi criado um painel, que continha imagens, charge, curiosidades, questões polêmicas, fotoreportagem, com o objetivo de chamar a atenção dos alunos da escola Matarazzo para esse tema. Portanto com nada nas pesquisas e trabalho em grupo realizamos o Vídeo Documentário. Aspectos positivos do projeto: * Com a realização do Vídeo Documentário foi adquirido novos conhecimentos; * Foi praticado o trabalho em grupo; * E novos conhecimentos na área de edição de vídeo e filmagem. Aspectos negativos do projeto: * Ocupou muito tempo. Aspectos positivos referentes ao tempo para elaboração e apresentação: * Com a realização do projeto aprendemos a dividir melhor nosso tempo. Aspectos negativos referentes ao tempo para elaboração e apresentação: * O projeto Vídeo Documentário exigiu muito tempo para a sua realização, ao mesmo tempo que estávamos realizando o projeto tínhamos que realizar trabalhos de outras disciplinas e estudar para o ENEM. Aspectos positivos referentes á atuação da mediadora: * Como mediadora ela exerceu seu papel muito bem, obtendo as principais ideias e passando para o restante do grupo. Aspectos negativos referente á atuação da mediadora: * As vezes muito exigente, mas sem ele a realização do trabalho não teria saído da mesma forma. Aspectos positivos referente a elaboração da ata : * Aprendemos a fazer uma até. Aspectos negativos referentes á elaboração da ata: *A secretária do grupo nem sempre estava presente em todos os encontros, entao as vezes tínhamos que ficar lembrando o que fizemos em tal dia. Conclusão : O projeto Vídeo Documentário exigiu muito de todoas os integrantes do grupo, exigiu tempo, dedicação, disponibilidade, paciência, pesquisas e também o trabljo em grupo. Mas com a sua conclusão ficamos todos muitos satisfeitos pois ficava melhor a cada versão o que nos motivava ainda mais, e adquirimos mais conhecimentos sobre a área.

Equipe: ERUDIÇÃO
Alunos: Isabela Ribeiro, Kamila Hikari, Kathellyn Caroline, Laís Sarto, Nikolas Vieira, Patrícia Dias e Sílvia Letícia, 3B
Relatório: 

1. Introdução

Este relatório tem por finalidade destacar os aspectos positivos e negativos do projeto vídeo documentário realizado durante o ano letivo de 2016, a partir da análise feita pela equipe Erudição, a qual desenvolveu o tema “Maus tratos aos animais domésticos”.
 2. Desenvolvimento
No início do mês de Abril, a professora Alexandra enunciou a proposta do projeto “vídeo documentário” para a turma do 3°B, cujo objetivo é enriquecer teses com argumentos que as sustente para a construção de textos argumentativos.
Este projeto começou com a formação das equipes, em que cada membro teria uma determinada função: Diretor, Secretário, Tesoureiro, Gravador e o Editor. Todos eles devem partilhar o comprometimento visando o objetivo.
Em seguida, o grupo delimitou o tema, a tese, os argumentos, a questão polêmica e a proposta de intervenção, a partir de uma ampla pesquisa realizada em jornais, livros e sites da internet, para a elaboração e apresentação do painel.
A partir disso, foi realizado o vídeo documentário propriamente dito.

2.1 Método

O método adotado consistiu na:
·         Elaboração do painel, que possuía informações que corroborassem com o posicionamento do grupo, tais como gráficos, estatísticas, infográfico, questão polemica, imagens e fotorreportagem. Estas informações serviram como base para o desenvolvimento do projeto;
·         Planejamento do “Storyboard”, roteiro que auxiliou na organização da gravação e edição das cenas;
·         Aprendizado sobre técnicas de filmagens e edição do prof. Clóvis, que contribuiu para o aperfeiçoamento da edição e filmagem;
·         Realização da Ata durante as reuniões da equipe, que serviu como proteção ao direito de imagem nas gravações do projeto.

2.2 Resultados

Com base no método adotado, pode-se observar que a equipe obteve um amplo conhecimento sobre a utilização de animais para o avanço científico e dos atos considerados como maus tratos. Entretanto, cada etapa do projeto abrangeu aspectos positivos e negativos, conforme a apreciação da equipe:
·         Projeto:
Aspectos positivos –“Aprendemos a trabalhar em equipe e conhecemos melhor um ao outro, pois cada integrante contribuiu de um jeito diferente para a realização do vídeo. Além disso, pudemos ver quem faz as atividades por obrigação ou satisfação.”

Aspectos negativos – “Nem todos da equipe contribuiu em determinada etapa do projeto, o que nos gerou conflito e estresse. Além disso, o desenvolvimento do trabalho nos ocupou muito tempo que poderia ser gastos com o estudo de outros conteúdos de L.P, visando o Enem.  

·         Tempo para elaboração e apresentação:
Aspectos positivos – “O tempo foi suficiente para a execução de todas as etapas do projeto, pois tivemos praticamente todo o ano letivo”.

Aspectos negativos – “Focamos muito nesse trabalho, o que comprometeu o estudo das demais matérias, como provas, trabalhos e cursos”.


·         Mediadora
Aspectos positivos – “A professora contribuiu no desenvolvimento do projeto, destacando as devidas falhas. Além disso, ela nos motivou a não desistir perante as dificuldades”.

Aspectos negativos – “Não presenciamos nenhum descontentamento por parte da mediadora”.

·         Elaboração da Ata
Aspectos positivos – “Esse documento nos ajudou na organização das diversas etapas do vídeo, além de proteger nosso direito de imagem”.

Aspectos negativos – “São muitas regras e formalidades que devem ser seguidas, o que leva muito tempo para ser feito”.


A equipe optou por desenvolver este tema, pois é um assunto pouco discutido pela sociedade, porém, muito recorrente em nosso cotidiano.
Percebemos que a pouca mobilização dos indivíduos pela causa animal, sobretudo das autoridades, contribui para que atos de crueldades persistam em nossa sociedade.
Nesse sentido, é necessário promover a conscientização nas escolas, redes sociais e mídias para mostrar que assim como nós, os animais possuem seus direitos legais.

Conclui-se, em vista do exposto, que apesar de toda dificuldade enfrentada pela equipe, adquirimos conhecimento, o qual permanecerá por toda nossa vida como cidadão.



Equipe: AMIGOS DE PATA
Alunos: Laryssa Pabst, Giovanna Matos, Maria Teresa, Thayná Militão e Gabriela Soares, 3D
Relatório: O projeto foi positivo e produtivo, onde tivemos bastante aprendizado, pudemos nos interessar mais sobre o assunto e buscar conhecimento.
Além do mais, tivemos um tempo suficiente e positivo para a elaboração do vídeo documentário. Em relação a mediadora, sua atuação foi positiva em opiniões e críticas construtivas. A elaboração da ata apesar de ter sido trabalhosa teve aspectos positivos sobre fato de obtermos mais conhecimentos sobre o gênero. Nosso grupo está satisfeito, pois teve um bom rendimento durante a produção, ficamos muito exultantes com o resultado do trabalho

Equipe: LOS URSOS
Alunos: Bruno Silva, Raul José, Gabriel Henrique, Michael e Vitor, 3A
Relatório: • Aspectos positivos e negativos do projeto (justifica-los)
Em relação aos aspectos positivos, o grupo (Los Ursos) teve um grande enriquecimento de informações em relação ao tema “abandono de animais”, uma união alegre para as gravações e um aprendizado na parte de edição. O grupo efetuou pesquisas que lhes trouxe informações desconhecidas, na edição houve aprendizado por meio de vídeos, pois nenhum dos integrantes do grupo sabia editar. Em relação aos aspectos negativos, o único problema que o grupo teve, foi a dificuldade de todos se reunirem no mesmo dia para as gravações. Devido aos afazeres (cursos e trabalho) de cada um dos integrantes do grupo. • Aspectos positivos e/ou negativos referentes ao tempo para elaboração e apresentação (justifica-los) Como aspectos positivos, temos as datas de entrega (que nos dá noção de tempo e maior responsabilidade) e um tempo bom entre as datas de entrega (dando para fazer os vídeos sem pressa) Como aspecto negativo, temos o tempo mínimo para os vídeos a serem entregues, pois nem sempre conseguimos preencher todo o vídeo com informações boas, então começam a cobranças. • Aspectos positivos e/ou negativos referentes a minha atuação enquanto mediadora; Sempre muito atenciosa em cada detalhe do nosso vídeo, desde seu conteúdo até a sua estética. Elogios e críticas foram feitas pela professora e cada um deles foi muito importante para a melhoria de cada gravação. Foram apenas aspectos positivos, apesar de todos os nossos erros. • Aspectos positivos e/ou negativos referentes a elaboração da ata. Em referência aos aspectos positivos, o registro que fizemos de cada reunião e seu conteúdo nos proporcionou uma organização adequada, desta forma havendo maior comprometimento entre os integrantes do grupo. Em referência aos aspectos negativos, mesmo com todas as informações não foi possível elaborar a ATA, houve uma má interpretação de sua elaboração e construção. • Conclusão focando na visão geral adquirida pelo grupo quanto a ensino/aprendizagem adquiridos através do projeto. Com isto, concluímos que o projeto nos deu uma maior visão sobre o quão importante é o cuidado para com os animais e suas formas de evitar aumento. O grupo também teve um crescimento mútuo com relação a responsabilidade para a entrega nas datas propostas e ganhou grande conhecimento sobre o tema.

Equipe: APATA
Alunos: Thainá Oliveira, Júlia Mirela, Larissa Pinho, Natália Rodrigues e Nicole Silveira, 3D
Relatório: 

Ao iniciar o terceiro ano do ensino médio, na escola E.E Deputado Benedito Matarazzo, a professora Alexandra da disciplina de português, nos passou um trabalho sobre Vídeo Documentário, com o intuito de auxiliar os alunos nos possíveis temas que cairiam no Enem ou em outros vestibulares. A primeira etapa do projeto foi escolher um tema, no qual escolhemos “Abandono e maus tratos em animais domésticos”. Em seguida criamos um mural, explicando o assunto, mostrando notícias, opiniões, etc. O grupo estava formado por quatro integrantes e passados aproximadamente três meses, o grupo foi composto por mais uma integrante. Portanto, com base no mural e nas pesquisas realizadas, criamos então o vídeo documentário. Aspectos positivos do projeto: • Adquirimos um conhecimento mais amplo do assunto. • Convivência em grupo. • Aprendemos as técnicas de filmagem e edição dos vídeos, pois sabíamos apenas o básico e com o projeto tivemos que estudar como fazer um vídeo adequado. Aspectos negativos do projeto: • Pouca disponibilidade de horário dos integrantes do grupo, por motivos de trabalho ou cursos fora da escola, ou até mesmo algum afazer pessoal. • Atrasos constantes nos encontros, por motivos incabíveis. • Trabalho muito extenso, ocupando a maior parte do tempo. Aspectos positivos referentes ao tempo para elaboração e apresentação: • O tempo para as edições dos vídeos foram longos, e tivemos que organizar nossos compromissos para que o vídeo ficasse pronto na data correta. Aspectos negativos referentes ao tempo para elaboração e apresentação: • Foi um projeto bem elaborado, que por conta de outros trabalhos escolares ou compromissos pessoais, algumas edições foram realizadas de última hora. Aspectos positivos referentes a atuação da Alexandra enquanto mediadora: • Responsabilidade que houve dentro do que era esperado. Aspectos negativos referentes a atuação da Alexandra enquanto mediadora: • Os erros de português na elaboração da ata. Aspectos positivos referentes a elaboração da ata: • Ver no final do trabalho como nos responsabilizamos bastante com muitos encontros e conversas sobre o que iríamos fazer. Aspectos negativos referentes a elaboração da ata: • Os aspectos negativos da ata foram os detalhes que tivemos que colocar em cada ata. Conclui-se que o vídeo documentário foi excelente para ampliar o nosso conhecimento sobre “Abandono e maus tratos em animais domésticos”, apesar dos altos e baixos, tanto na convivência dos integrantes quanto na realização do projeto, pois foi muito cansativo, devido as correções dos vídeos para que eles ficassem em uma ótima qualidade e também as reuniões para discussões do vídeo.

Equipe: AL QAEDA
Alunos: Bruno Rodrigo, Marcel, Vinícius, Fabiano e Lucas Henrique, 3A
Relatório: Aspectos positivos e negativos do projeto:
Uma das partes negativas foi a falta de tempo dos integrantes do grupo, porém foi um tema muito significativo pois conhecemos leis, doenças, o motivo de abandonos e o quão é importante se dedicar para cuidar dos animais. Referente a atuação da mediadora concluimos que ela foi objetiva e muito eficiente ao explicar passo a passo de como deveria ser feito o vídeo documentário. Quanto a ATA, boa parte do grupo achou que foram notas adquiridas com muita dedicação e trabalho, porém nem todos do grupo concordaram com as notas dadas pelos próprios integrantes, sendo assim, houve uma discórdia em relação a isso. Nós do grupo ALQAEDA tivemos um bom desenvolvimento no trabalho, nos esforçamos para que pudessemos adquidir o máximo de conhecimento sobre todos os determinados assuntos referentes aos animais em geral. Apenas um participante do grupo não teve tanto conhecimento quanto aos outros pois ele não se empenhou em fazer um bom trabalho.



USO DE DROGAS ILÍCITAS NA ADOLESCÊNCIA
Equipe: ANONYMOUS
Alunos: Laryssa, Letícia, Gabriela, Ana Carolina, Isabelle e Isadora, 3B 
Relatório: 1.INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo informar sobre a elaboração e expor aspectos positivos e negativos do projeto vídeo documentário referente ao uso de drogas ilícitas na adolescência.

2.DESENVOLVIMENTO
 - Elaboração
Para dar início a composição do trabalho foi necessário reunir as integrantes do grupo na casa da Isabelle Molinari no dia 10/05/2016. Foram feitas  pesquisas referentes as drogas mais usadas no período da adolescência e filtragem das quais seriam expostas no projeto.
No segundo encontro realizado no dia 12/05/2016 cartazes para o mural da escola foram feitos também na casa da Isabelle Molinari.
As primeiras gravações da primeira versão foram realizadas no dia 17/06/2016. Demais filmagens das outras versões continuaram em outros dias, até a finalização que foi produzida no dia 27/09/2016.
O vídeo pronto  da terceira e ultima versão foi entregue a tutora Alexandra no dia 30/09/2016, sendo assim finalizado.
- Aspectos
As principais vantagens do projeto encontradas foram o aproveitamento das pesquisas realizadas a fim de trazer mais conhecimentos para as integrantes, como as aulas dos produtores Cloves e Marcela. Além disso, aprenderam a trabalhar em equipe, obtiveram mais responsabilidades nas entregas das versões e se exporam a realidade dos dependentes das drogas.
Os problemas enfrentados no período de execução foram encontrar autorizações de usuários, reunir todas as integrantes do grupo, efetuar as edições dos vídeos, má comunicação entre as integrantes e  dificuldades em decorar os textos.


3.CONCLUSÃO
O objetivo do projeto foi alcançado, já que o vídeo documentário cumpriu com todas as regras estipuladas pela tutora. Observou-se também que houve uma melhora da parte de um dos entrevistados que deixou as drogas devido ao incentivo do grupo.

4.AGRADECIMENTOS
As integrantes do grupo Anonymous da escola estadual Deputado Benedito Matarazzo agradecem a tutora Alexandra Cardoso por ter dividido experiências e apoiado na execução do projeto. 

Equipe: THE ACTIVATED
Alunos: Iago Augusto, Wesley Alexandre, Matheus Vinícius, Thales Henrique, Luís Fernando e Gustavo Augusto.
Relatório: PROJETO: O vídeo documentário foi uma das atividades mais produtivas que realizamos no decorrer do ano, pois exigiu de nós uma curiosidade que por vezes nos faltava sobre assuntos importantes que muitas das vezes vinha sendo esquecido ou banalizado pelos jovens.
Outro ponto importante foi de aprender a dividir as tarefas e incentivar o grupo a realizar as tarefas, explorando a capacidade da liderança. Uma análise fara o papel de conscientizar se tal liderança foi efetiva ou não. O envolvimento estreito entre conteúdos, estrutura textual/visual e tecnológica, nos fez ter o contato com editores de vídeo e outros programas.
Em geral, o projeto foi feito para contribuir em uma construção como ser humano, com conhecimentos técnicos sobre softwares e até mesmo a comunicação.
TEMPO: A proposta nos foi dada no segundo bimestre, quando foi apresentado o assunto e fizemos o cartaz com o tema, levando algum tempo para ser produzido. Devido a falta de interesse de todo o grupo, não foi gasto muito tempo para a primeira versão.
Na véspera de ser entregue a última versão, houve uma dedicação maior devido ao desespero de alguns alunos, gastamos tempo para o vídeo final que foi entregue na data proposta pela professora.
TUTOR: A professora Alexandra nos orientou como tutora em todas as necessidades do grupo e nos direcionou em todos os caminhos para que tudo saísse de forma correta. Um dos fatores que ela nos proporcionou, foi a visita do Clóvis que nos influenciou bastante na gravação
ATA: A ata foi o maior problema do grupo por conta de algumas divergências entre opiniões dos membros e com isso, analisando com cautela cada detalhe, tudo foi estagnado e o grupo entrou em um acordo sobre a ata e assim foi se realizando até a data de ser entregue a ata. Professora Alexandra não muito satisfeita com a ata do grupo, pediu que fizéssemos novamente a ata e que reformulássemos tudo o que tínhamos escrito. Assim se deu, e a ata dessa vez de forma correta, foi entregue novamente.


ATIVISMO NAS REDES SOCIAIS
Equipe: UNICÓRNIO
Alunos: Giovana Daiane, Marcele Ariana, Mayara Oliveira, Bruna Bertuzo e Leonara Oliveira, 3A
Relatório: Durante o projeto de vídeo documentário, fomos enriquecidas com uma nova oportunidade de aprendizagem, fora do ambiente de sala. Majorando conhecimento de determinado assunto, ativismo nas redes sociais. Gerando fuga do senso comum, possuindo liberdade para desenvolver o assunto com criatividade.
Aplicação de novas ferramentas, como, edição de vídeo. No decorrer da produção, houve falta de participação de alguns dos integrantes, possuindo apenas a colaboração de dois membros do grupo. Em referência ao tempo de estruturação do vídeo, foi administrado de modo correto, respeitando o período de devolução. Apropriamos da liberdade de atuação de forma autônoma, tendo auxílio e orientação da professora sempre que preciso. Motivados geralmente com enaltecimento em cada etapa do procedimento. Com relação a ata foi benéfica, existindo comprovação de execução das reuniões, registrando o primordial realizado, sendo a primeira vez utilizado, houve dificuldades com a estrutura, tornando-se um processo cansativo. O programa nos beneficiou na organização de convicções dos membros, tendo argumentos com a comprovação.



DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NO BRASIL 
Equipe: BIOHAZARD
Alunos: João Pedro, Raphael Eduardo, Andrew Messias e  Rodson Landim, 3D
Relatório:  

Nome do grupo:  Biohazard
Integrantes do grupo: João Pedro Laneri, Raphel Eduardo, Andrew Messias e Rodson Landim
Tema: Endemias e Epidemias
Tese: Doenças Negligenciadas

Aspectos Positivos Sobre o vídeo Documentário

*O projeto de vídeos deu uma base de sustentação para os alunos envolvidos em relação á futuros temas que venham ser cobrados em vestibulares e no ENEM;
*Ao longo do vídeo documentário tivemos auxilio da professora Alexandra, a qual deu várias dicas de como proceder, além de críticas construtivas;
*Os membros do grupo foram enriquecidos com novas informações e conhecimentos tanto do próprio vídeo quanto dos vídeos dos demais grupos;
*Aprendemos meio que por cima a fazer o gênero textual ata, bem como criar roteiros e gravar vídeos de jeitos melhores
 *Nos ensinou que fazer trabalhos de última hora é uma péssima ideia

Aspectos Negativos sobre o vídeo documentário

*O tempo investido no vídeo poderia ter sido investido em redações;
*Trabalhos pouco aproveitado, como exemplo a foto de apresentação do Andrew a qual rendeu 1 hora e meia de edição ao Rodson;
*Deu muito trabalho.


DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA
Equipe: SICKENING
Alunos: Leonardo Oliveira, Caio Messias, Matheus Ramon, Aryel Bragion e Rafaela Monteiro, 3C
Relatório: -pontos positivos: houve uma troca de conhecimento entre os alunos sobre o tema estudado e tudo foi realizado em perfeita harmonia, sem conflitos.
-pontos negativos: não houve um comprometimento com as datas de entregas das primeiras versões do video documentário e não nos comprometemos em comparecer na aula sobre dicas para ajudar no video documentário. Tempo: -pontos positivos: nós tivemos muito tempo para podermos realizar o projeto video documentário. -pontos negativos: nós não organizanos o tempo que nos foi dado para realizar o video documentário Tutor: -pontos positivos: a professora nos ajudou tirando algumas duvidas que a nossa equipe tinha em relação ao video documentário. -pontos negativos: não teve pontos negativos em relação à tutora. Ata: -pontos positivos: não houve nenhum problema em relação à ata, ela foi feita da maneira correta e todos assinaram ela. -pontos negativos: nós tivemos poucos encontros, portanto, ela não teve muitas folhas preenchidas



AVANÇOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS
EQUIPE: QUARTETO QUASE FANTÁSTICO
Alunos: Iago Santos, Cláudio Marinho, Vandielson e  Jonathan Argentino, 3B
Relatório: PROJETO: O vídeo documentário foi uma das atividades mais produtivas que realizamos no decorrer do ano, pois exigiu de nós uma curiosidade que por vezes nos faltava sobre assuntos importantes que muitas  vezes vinha sendo esquecido ou banalizado pelos jovens.
Outro ponto importante foi aprender a dividir as tarefas e incentivar o grupo a realizar as mesmas, explorando a capacidade da liderança. Uma análise para o papel de conscientizar se tal liderança foi efetiva ou não. O envolvimento estreito entre conteúdos, estrutura textual/visual e tecnológica, nos fez ter o contato com editores de vídeo e outros programas.
Em geral, o projeto foi feito para contribuir em uma construção como ser humano, com conhecimentos técnicos sobre softwares e até mesmo a comunicação.
TEMPO: A proposta nos foi dada no segundo bimestre, onde foi apresentado o assunto e fizemos o cartaz com o tema, levando algum tempo para ser produzido. Devido a falta de interesse de todo o grupo, não foi gasto muito tempo para a primeira versão.
Na véspera de ser entregue a última versão, houve uma dedicação maior devido ao desespero de alguns alunos, gastamos tempo para o vídeo final que foi entregue na data proposta pela professora.
TUTOR: A professora Alexandra nos orientou como tutora em todas as necessidades do grupo e nos direcionou em todos os caminhos para que tudo saísse de forma correta. Um dos fatores que ela nos proporcionou, foi a visita do Clóvis que nos influenciou bastante na gravação
ATA: A ata foi o maior problema do grupo por conta de algumas divergências entre opiniões dos membros e com isso, analisando com cautela cada detalhe, tudo foi estagnado e o grupo entrou em um acordo sobre a ata e assim foi se realizando até a data de ser entregue a ata. Professora Alexandra não muito satisfeita com a ata do grupo, pediu que fizéssemos novamente a ata e que reformulássemos tudo o que tínhamos escrito. Assim se deu, e a ata dessa vez de forma correta, foi entregue novamente.

EQUIPE: ON LINE
Alunos: Matheus Amaral, Luan Cairê e Yan Louro, 3A
Relatório: ·         Aspectos positivos e negativos do projeto
No começo o grupo não estava nem um pouco animado com o projeto do vídeo documentário que nos foi proposto, porém, com o decorrer da atividade, a realização do vídeo se mostrou um projeto legal e interessante, conseguimos aprender bastante conteúdo sobre o nosso tema e também a maneira como realizar um vídeo documentário.
·         Tempo para elaboração da apresentação
Com relação ao tempo, o grupo teve bastante dificuldade, por conta de no começo do projeto dois dos três integrantes trabalharem, e o outro integrante realizar curso técnico, portanto sobrava pouco tempo para fazer o projeto.
·         Atuação da professora enquanto mediadora
A professora buscou deixar bem claro quais eram as atividades que deviam ser feito e como faze-las, nos trouxe a sua opinião e nos apresentou várias matérias que poderiam ser usadas no vídeo documentário.
·         Com relação à elaboração da ata
A elaboração da ata de certa forma foi o que mais deu trabalho por conta de sua estrutura e a maneira de ser não serem de conhecimento dos integrantes do grupo, sua complexidade demorou a ser compreendida pelo grupo.
·         Com relação ao ensino/aprendizagem adquiridos
Depois das varias pesquisas, debates entre o grupo e conversas com pessoas relacionadas com o tema, o nível de aprendizagem foi bastante elevado para os integrantes, uma vez que se tratava de um assunto do dia-a-dia e mesmo assim não tínhamos um grande nível de conhecimento.
·         Conclusão
Apesar de ter sido um projeto trabalhoso e bastante longo, o grupo gostou das atividades, e é grato pela aprendizagem que foi passada pela professora Alexandra, mesmo que de forma implícita. Os conhecimentos adquiridos nesse projeto serão levados por toda a vida, seja em cursos superiores ou até mesmo no dia-a-dia.

Equipe: ENTERPRISE
Alunos: Damiara Lopes, Dener Bordan, Henrique Estevam, Mariana Murakami e Michele Matsumi, 3D



QUESTÕES ETNICAS E RACIAIS
Equipe: UNIDOS PELA IGUALDADE
Alunos: Thaís de Sousa, Ronald Davi, Danielle Victória, Leonardo Lopes, Vander Otávio e Gabriele Pereira, 3C

Equipe: AS PAMPA
Alunos: Guilherme Almeida, João Vitor, Douglas, Pedro e Gabriel, 3D
Relatório: Indrodução: O video documentario é um trabalho realizados por alunos da escola Matarazzo que trata sobre o tema questões étnicas raciais, onde registram todas suas pesquisas, entrevistas, analises, conclusões. Feito através filmagens, no intuito de que os alunos no transcorrer do trabalho efetuado, avaliarem e analisarem os preconceitos etnicos raciais presentes no convivio social. E mesmo nos dias atuais ainda há preconceito entre varias etnias.


Desenvolvimento: O video documentário foi um trabalho que a professora Alexandra da matéria de Português passou aos terceiros anos para serem realizados ao decorrer do ano, dividio em três etapas, onde cada uma seria entregada em uma determinada data e que na última estapa ele estaria completo, valendo nota somente no Quarto Bimestre. Cada grupo escolheria um tema especifico e a partir desde ponto os grupos fazeriam pesquisas, analises, entrevistas, conclusões e repassaria no video mostrando-o a professora e postando no site do Youtube.
Na primeira etapa o nosso grupo escolheu o tema Agropecuária e impactos ambientais, no entanto tivemos dificuldades de aprofundar no assunto e mudamos para outra tema que foi questões étnicas raciais que permaneceu até o final. No decorrer da primeira etapa, o grupo fez pesquisas,analisaram outros vídeos documentarios feitos com o mesmo o tema, procuraram advgados na delegacia Humaita (1º Distrito Policial) localizado no Centro de São José dos Campos, porém nenhum funcionario teve interesse de falar com o grupo, e entregue na data determinada, onde a professora analisava e corrigia o video, falava sobre alguma informação que faltava, erros de português, dava sugestões do que pesquisar, etc.
Na segunda etapa, houve mais tempo disponivel para a realização do video, pois era periodo de férias escolar, portanto houve mais pesquisas, analises de textos e de teses de faculdades e videos no youtube, rendimento e empenho dos integrantes do grupo, exceto a Amanda Rodrigues  (que durante o ano todo não participou, não ajudou e não se interessou em realizar o trabalho), entrevista com professor de história, o grupo teve mais informações e assim realizado a segunda parte e entregue na data determinada, onde a professora analisava e corrigia, falava sobre alguma informação que faltava, erros de português, dava sugestões do que pesquisar, etc.
Na terceira e ultima etapa com o video quase completo, atendemos todas as sugestões proposta pela professora, no entanto o grupo pela ultima vez tentou se comunicar com algum funcionario da delegacia Humaita e infelizmente teve nenhum resultado, porém preenchemos algumas informações que faltava no video, logo foi entregue na data determinada novamente e com isso completou-se o video. A professora ao examinar o video parabenizou os alunos intregrantes do grupo, por conta da dedicação e do trabalho realizado com sucesso e no prazo determinado, assim concluindo o trabalho proposto.


Conclusão: O video documentario foi um trabalho feito para que podessemos abranger informações e aprofundar sobre alguns assuntos que ha sociedade moderna e no nosso convivio social. Pelo tema escolhido pela equipe “Questões etnicas raciais”, aprendemos que mesmo hoje em dia, com a tecnologia, diversas informações espalhadas pela midia e que a sociedade está deixando de ser tão rigorosa como era há 50 anos atrás, ainda há muito preconceito, prejulgamento, discriminização, intolerância praticadas por uma minoria da sociedade contra diversas etnias presentes na sociedade.



EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA
EQUIPE: EM PODER
Alunos: Amanda Reis, Gabriela Tomaz, Jenifer Cristina, Mayara Tavares, Sophia Ribeiro e Tainara Almeida, 3B



AGROPECUÁRIA E IMPACTOS AMBIENTAIS
Equipe: PARAQUAT
Alunos: Emily Rafaela, Laura Gariani, Pamella Medeiros, Suellen Siqueira e Victor Castro, 3C
Relatório: Projeto Video documentário
Como o projeto necessita de várias pessoas é difícil conciliar o tempo disponível de cada um, o que cada pessoa deveria fazer e o que realmente fizeram. Em contrapartida aprofundamos nosso conhecimento sobre o assunto, aprendemos a administrar o tempo e trabalhar em equipe, além de lidar com os contratempos. TEMPO O tempo foi o ideal para que conseguíssemos atender todos os prazos tranquilamente. TUTORIA A professora Alexandra foi muito exigente e nos ajudou em todas as questões que tivemos dúvidas e isso nos ajudou a seguir um caminho mais coerente e a fazer o nosso melhor nesse trabalho. ATA A ata é necessária como um registro de todas as decisões do grupo e também para saber quem realmente participou e ajudou no projeto. Mas não foi devidamente utilizada no grupo, uma vez que não fizemos reuniões, e utilizamos mais o auxílio do whatsapp. Conclusão Esse projeto foi muito importante para todos os integrantes do grupo, tanto como forma de aprofundamento do conhecimento, quanto para nosso crescimento como estudante.



LIVRE MERCADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SOCIEDADE
Equipe: TEAM CAP
Alunos: João Vitor, Heitor Matesco, Matheus Antônio, Cleiton, Pedro e Daniel
Relatório: - O Projeto do vídeo documentário em conjunto com o tema abordado por nosso grupo foi totalmente satisfatório. Tivemos grande liberdade em escolher o tema, e isso nos ajudou muito quanto à pesquisa do tema e desenvoltura nos momentos de apresentação e gravações. Aprendemos muito também, na parte audiovisual, em que foi necessário que grande parte do grupo participasse, além da palestra que foi ministrada ao titular de gravações do grupo, Matheus Antonio. O baixo orçamento e a falta de material de melhor qualidade ressalta o amadorismo, apesar de todo o empenho da equipe no trabalho. Também tivemos dificuldade em encontrar especialistas no assunto que concedessem entrevista, mesmo que pequena, pela falta de agenda dos que estão em nossa região.
- O tempo para a entrega das partes do trabalho nos ajudou muito, já que tínhamos um ano para organizar todo o trabalho, entregando os vídeos em bimestres. Tivemos tempo, em todas as etapas do trabalho, para fazer reuniões, definir pautas, pesquisar e gravar com tranquilidade, isso ajudou e muito a garantir a qualidade do vídeo documentário. - A Professora Alexandra Cardoso nos ajudou muito como a mediadora do trabalho. Sempre dando suporte, mostrando bons caminhos e reafirmando as datas dos compromissos do grupo para entrega de tudo. Fazendo assim o trabalho completo como mediadora.
- A ata foi excelente para registrar as atividades de cada membro e do grupo em geral. Porém nosso grupo foi muito bem organizado, tem assim poucas reuniões e um número menor de relatórios, por isso achamos melhor não comprar um caderno novo, para utilizar apenas duas folhas, assim economizando um grande número de folhas. Mesmo pequena, nossa ata foi excelente pra registrar e nos lembrar tudo o que tínhamos decidido.
- Realizar um projeto com esse tema nos ensinou muito, principalmente por ser um tema em que brasileiros não tem muito interesse, assim tendo que romper uma barreira cultural, principalmente em nossas pesquisas de rua. O trabalhou exigiu dedicação do grupo nas pesquisas, porque falar sobre economia livre e suas influências em questões sociais não é nada fácil. Como a cultura brasileira é de não saber muito nessa área a nossa pesquisa fez com que aprendêssemos muito em várias diferentes, e principalmente quebrar paradigmas inseridos na cultura brasileira sobre esse tema. E como lição principal levamos para nossa vida que temos que pesquisar e questionar tudo.




A IMPORTÂNCIA DAS COTAS NAS UNIVERSIDADES
Equipe:  ALLIANCE
Alunos: Ana Paula Yurie,  Bárbara Mota, Marcos Vinícius e  Yan Vicente, 3A
Relatório: 1.  Introdução teórica
O trabalho de vídeo documentário foi proposto pela professora de língua portuguesa Alexandra, com o intuito de preparar os alunos do terceiro ano para elaborarem dissertações de diferentes temas.
Experimento
1.1. Objetivo
·         Criar argumentos e buscar comprovações para estes.

1.2. Procedimento experimental
O desenvolvimento do vídeo documentário foi dividido em três partes, sendo que na primeira parte o vídeo deveria ter no mínimo 5 minutos.
A primeira parte do vídeo foi realizada pelos alunos Ana Paula e Marcos, por falta de interesse e comunicação os alunos Bárbara e Yan não tiveram um bom posicionamento nesta primeira parte.
Nenhum dos alunos tiverem interesse ou disponibilidade para comparecer na palestra marcada na escola sobre técnicas de edição de vídeo.
A segunda parte do vídeo documentário não foi entregue pelo grupo.
Após a data da segunda entrega do vídeo o grupo retomou as atividades do vídeo documentário para marcar a entrevista.
Após a uma ampliação maior no tema escolhido, foi agendada a entrevista com o diretor da Unifesp e gravadas as outras tomadas necessárias no vídeo para a realização da edição do mesmo.
A terceira parte do vídeo documentário foi entregue e apresentada.

 Resultados obtidos
O grupo teve que buscar novas informações para elaboração de argumentos no vídeo, sendo assim ampliando a visão de todos no assunto.
O vídeo foi elaborado com estrutura de uma dissertação com argumentos a favor e contra e estes foram elaborados através de conhecimentos prévios do Marcos sobre o assunto e as pesquisar e argumentos discutidos em sala pelo grupo.

2.  Análises dos resultados e conclusões
A proposta do projeto em si é muito boa, mas o vídeo só terá uma boa resposta se grupo tiver uma boa comunicação o que não ocorreu em meu grupo, apesar disso o desenvolvimento em si é divertido e ainda instiga o aluno a buscar conhecimento fora da escola.
A proposta do projeto poderia ter sido explicada mais no começo do ano, pois sempre há uma divagação na expectativa do vídeo final, sendo assim fica a cargo da professora “acordar” os alunos para que o retorno seja melhor.
A professora Alexandra assim como todos os professores do Matarazzo estava sempre disposta a sanar duvidas sobre o tema do vídeo ou qualquer outra duvida.
A ata foi elaborada pelo secretario sem consultar todos os membros do grupo.
E devido à má comunicação se tivéssemos que patentear essa ata em um cartório pagaríamos mais caro nesta devido à estrutura feita
A professora deveria explicar com mais detalhes o desenvolvimento da ata mostrando exemplos em sala.
No trabalho de vídeo documentário “a importância de cotas nas universidades” pode proporcionar ao grupo um real entendimento do porquê ainda deve existir as cotas no Brasil.
Desde o contexto histórico causado pelos escravos, criação de periferias e desigualdade sócia, refletindo nos dias de hoje.
Da ignorância de alguns que não concordam com as cotas com pensamentos errôneos e elitistas que não querem ver a classe operaria ascendendo socialmente e os resultados positivos dos cotistas nas universidades e na sociedade



LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO  HUMOR
Equipe: DEIXA EU FALAR, FILHA DA #
Alunos: Izaura Mininel, André Vítor e Ana Eduarda
Relatório: O projeto
Inicialmente nos do grupo quinze achávamos que era apenas um projeto que nos faria passar de ano e talvez ir bem na redação do Enem. Mas no decorrer do tempo o projeto nos ajudou sim a enriquecer nossos conhecimentos para a redação do Enem mas também fortificou e transformou os laços dos integrantes que após a entrega do projeto sentiram não só a sensação de dever cumprido como também sentiram que os laços de simples colegas de classe se transformassem em laços de amizades. A ATA Foi bem trabalhosa de se fazer, porque tinham muitos detalhes. Mas achamos que foi útil, nos fez adquirir conhecimento sobre e também mostrar o que e quem realmente ajudou no desenvolvimento do projeto e caso ocorresse alguma desavença teria ela como prova. A tutora É indispensável afirmar, que desde o início do projeto, a ajuda de nossa mediadora foi importante, esclarecendo nossas dúvidas, nos guiando para o caminho certo, corrigindo e exigindo, com objetivo de agregar nosso conhecimento. O tempo O tempo para uns é inimigo pois a cada dia que passa menos tempo você tem, para nós do grupo quinze ele foi nosso maior aliado pois do mesmo jeito que nos apressava pois a data limite estava chegando mais instigava a procurar coisas novas para enriquecer o trabalho Depois de um longo caminho de aprendizado, com mudanças na linha de pensamento de todos os integrantes do grupo, no qual começamos com uma tese e depois mudamos, devido ao conhecimento que adquirimos ao decorrer dos meses produzindo o projeto, concluímos que é preciso um equilibrio entre a liberdade de expressão e o humor, buscando respeito de ambas partes, para que não seja afetado os direitos de todos. Conclusão Depois de um longo caminho de aprendizado, com mudanças na linha de pensamento de todos os integrantes do grupo, no qual começamos com uma tese e depois mudamos, devido ao conhecimento que adquirimos ao decorrer dos meses produzindo o projeto, concluímos que é preciso um equilibrio entre a liberdade de expressão e o humor, buscando respeito de ambas partes, para que não seja afetado os direitos de todos.



CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE NO TRÂNSITO
Equipe: DIA INFORMAÇÕES
Alunos: Daniel, Isabela e Ana Karolina, 3D



A CULTURA DO ESTUPRO
Equipe: GIRL POWER
Alunos: Giulia Carisio, Brenda Louise, Isabella Nunes e Sara Silva, 3B
Relatório: Pontos positivos:
Ampliou a discussão entre as integrantes sobre o tema abordado pelo projeto Forçou a busca por produzir uma linha de raciocínio lógica e clara ao longo do vídeo para, ao fim do processo, obter um conteúdo coerente, em que todas as partes do vídeo dialogam entre si Proporcionou um processo de autoconhecimento. Descobrimos até onde estamos dispostas a lutar para alcançar nossos objetivos e quais são nossas principais capacidades O trabalho em equipe foi fundamental para o desenvolvimento do projeto, que não dependia somente do conhecimento individual das integrantes sobre o assunto. Cada integrante, com diferentes qualidades, doou ao projeto sua maior capacidade/talento, sendo que não foi preciso estabelecer, entre nós, uma única líder, pois todas tinham a mesma autoridade destro do grupo. Pontos negativos: Ao terceiro ano do ensino médio as integrantes tinham como foco principal os estudos para o vestibular no fim do ano, portanto, o projeto tomou nosso tempo e esforço. Apenas duas versões comentadas não foram suficientes para realizar as mudanças necessárias no vídeo, já que a terceira versão não é analisada pela professora e não pode ser alterada. Seria melhor se houvessem 4 versões, sendo as 3 primeiras comentadas pela professora e a última a oficial Sugestões: Seria interessante podermos ter contato com grupos que escolheram temas semelhantes aos nossos para podermos trocar ideias e sugestões A professora poderia, no início do projeto, indicar documentários relacionados ao tema escolhido pelo grupo, para facilitar o processo de criação.


DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Equipe: Powerfull
Alunas: Ana Beatriz, Daniela Rodrigues
Relatório: Esse projeto fez com que os alunos se empenhassem a pesquisar e aprender mais sobre os assuntos expostos pela professora, criamos um vídeo para informar aos colegas sobre algum tema, assim saindo do senso comum. Fazer com que esse projeto aconteça requer muita dedicação e responsabilidade de todos os componentes do grupo, sabendo resolver os conflitos que acontecem durante o trabalho.
Elaboração e apresentação: o tempo solicitado foi o suficiente para que completasse o trabalho, porém meu grupo ficou desfocado por conta de alguns imprevistos, e acabamos entregando fora do prazo. Mesmo assim conseguimos finalizar o projeto com sucesso. Elaboração da Ata :uma Ata requer atenção ao assunto dado, dedicação ao trabalho, informações sobre cada individuo que compõe o grupo, ajuda a ter um controle do trabalho em geral.Ajuda a demonstrar a nota que cada um merece, sem injustiças pois tudo que é colocado na ata é como cada individuo ajudou.Elaborar uma ata pede muita atenção de uma pessoa para todo o grupo.Cada acontecimento sendo negativo ou positivo tem que ser anotado, e com isso colegas de grupo podem, com as anotações, acabar com uma nota menor. Atuação quanto mediadora: Acreditamos que o trabalho foi bem exposto e entendido pelas pessoas que o viram. Aprendizagem adquirida: Com esse projeto, aprendemos sobre a discriminação racial e como ela afeta a vida das pessoas. Conseguimos tirar algumas dúvidas e aprender um pouco mais sobre esse assunto que ocorre no cotidiano de tantas pessoas, podendo entender o que é e como combater esse crime. Diante dos videos de outros grupos conseguimos adquirir conhecimento, buscando entender e agir de forma melhor em nossas vidas.

Comentários

  1. Vou caçar mais de um milhão
    De vagalumes por aí
    Pra te ver sorrir
    Eu posso colorir o céu de outra cor
    Eu só quero amar você
    E quando amanhecer
    Eu quero acordar
    Do seu lado
    Vou escrever mais de um milhão de canções
    Pra você ouvir
    Que meu amor é teu
    Teu sorriso me faz sorrir
    Vou de Marte até a Lua
    Cê sabe já tô na tua
    Não cabe tanta saudade
    Essa verdade nua e crua
    Eu sei o que eu faço
    Nosso caminho eu traço
    Um casal fora da lei
    Ocupando o mesmo espaço
    Se eu tô contigo não ligo
    Se o sol não aparecer
    É que não faz sentido caminhar
    Sem dar a mão pra você
    Teu sonho impossível vai ser realidade
    Sei que o mundo tá terrível
    Mas não vai ser a maldade que
    Vai me tirar de você eu faço você ver
    Pra tu sorrir eu faço o mundo inteiro saber que eu
    Vou caçar mais de um milhão
    De vagalumes por aí
    Pra te ver sorrir
    Eu posso colorir o céu de outra cor
    Eu só quero amar você
    E quando amanhecer
    Eu quero acordar
    Do seu lado
    Pra ter o teu sorriso descubro o paraíso
    É só eu ver sua boca
    Que eu perco o juízo por inteiro
    Sentimento verdadeiro
    Eu e você ao som de Janelle Monáe
    Vem, deixa acontecer
    E me abraça que o tempo não passa
    Quando cê tá perto
    Dá a mão e vem comigo
    Que eu vejo como eu tô certo
    Eu digo que te amo
    Cê pede algo impossível
    Levanta da sua cama hoje o céu está incrível
    Vou caçar mais de um milhão
    De vagalumes por aí
    E pra te ver sorrir
    Eu posso colorir o céu de outra cor
    Eu só quero amar você
    E quando amanhecer
    Eu quero acordar
    Do seu lado
    Faço dos teus braços um lugar mais seguro
    Procurei paz em outro abraço não achei eu juro
    Saio do compasso, passo apuros que vier
    Abro a janela pra que você possa ver
    Vou caçar mais de um milhão
    De vagalumes por aí
    E pra te ver sorrir
    Eu posso colorir o céu de outra cor
    Eu só quero amar você
    E quando amanhecer
    Eu quero acordar
    Do seu lado / preciso separar apenas as palavras no sentido conotativo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog