LEIAM COM MUITÍSSIMA ATENÇÃO 
O ARTIGO PUBLICADO PELO JORNAL OVALE 
EM 23 DE MARÇO E EM SEGUIDA 
                            ARGUMENTEM: 


NOSSA REGIÃO
March 23, 2012 - 03:01

Pais vão à Justiça após filhos serem

 ‘expulsos’ do Vale Sul

       Policía Militar faz blitz contra o funk na Zona Sul de São José, próximo ao Vale Sul
Claudio Capucho
Famílias questionam abordagem a menores e acusam constrangimento; shopping nega e diz que se trata de campanha
Simone Siqueira
São José dos Campos

Um grupo de pais vai encaminhar ação por danos morais à Justiça contra o Vale Sul Shopping após os filhos terem sido supostamente abordados de forma inadequada e retirados do centro de compras na zona sul de São José dos Campos.
Eles alegam que os seguranças do shopping estariam agindo de forma discriminatória contra os filhos adolescentes.
Entre as denúncias feitas pelos pais estão o fato de os menores serem obrigados a apresentar o RG antes de entrar no shopping, além de supostas intimidações que ocorreriam na área interna.
O problema ocorreria principalmente aos finais de semana. Na última sexta-feira, por volta de 21h30, O VALE flagrou um grupo de pelo menos 40 adolescentes perfilados e encostados à grade externa do shopping para suposta identificação antes de entrar no local. Policiais militares faziam blitz no local armados com escopetas de balas de borracha.
O shopping negou que acione a Polícia Militar e disse que a abordagem feita na área interna visa a segurança dos próprios menores. Já a PM informou que realiza blitze de rotina nas proximidades do Vale Sul (leia texto nesta página).

Denúncias. A técnica de enfermagem L.A.T., 40 anos, mãe de I.T., 13, diz que a situação se repete desde dezembro. Ela é uma das que pretende processar o shopping e contou que, há algumas semanas, o filho e os amigos, todos de 13 anos, formaram fila do lado de fora do shopping, debaixo de chuva forte, para serem identificados antes de entrar no local.
“Eles nunca vão sozinhos, mas em turma, e dizem que os seguranças ficam andando do lado deles, nos corredores, pedindo para eles não falarem alto e sempre com o rádio na mão. E se eles sentam no sofá, pedem para eles levantarem.”
Ela contesta o procedimento e diz que o certo é que os pais sejam avisados. “Se existe algo errado, os seguranças devem levar os meninos para a administração e ligar para os pais. Isso é certo, e não uma situação vexatória”, disse.
O advogado Antônio Guimarães Andrade disse que já está finalizando a ação que envolve a denúncia de quatro pais para ser encaminhada à Justiça na semana que vem.
“Esse tipo de procedimento do shopping fere a dignidade desses meninos, por isso pediremos indenização por danos morais. Um dia estive no shopping e os vi em fila, na parte de fora”, afirmou ele.

Revolta. O comerciante R.R., 43 anos, é outro que vai acionar a Justiça. Ele é pai de M.R., 13 anos. “Meu filho me ligou para ir buscá-lo encharcado (chovia no dia) em frente ao shopping. Fui falar com o segurança e ele me disse que o menino estava fazendo bagunça, o que não justifica a expulsão daquela forma”, disse ele.
A dona de casa M.S., 47 anos, que também acionou o advogado, disse que o filho foi expulso do local em janeiro.
“Meu filho também foi expulso de lá em janeiro. Não deixaram ele ficar nem na parte externa do shopping, o que foi um absurdo”, disse a mãe de H.S., 13 anos.

Lei. O juiz da Vara da Infância e Juventude de São José, Marco César Vasconcelos e Souza, disse que o shopping não pode proibir a entrada dos adolescentes. “Crianças a partir dos 12 anos já podem andar sozinhas na rua, e também frequentar os shoppings”, disse.

Shopping nega impedir acesso e diz que ação visa segurança
São José dos Campos

Por meio de nota, o Vale Sul informou ontem que realiza, às sextas-feiras, uma campanha com os adolescentes que têm acesso pela entrada de pedestres e que tanto a identificação pedida quanto a abordagem são feitas de forma educada e por pessoal treinado.
Ainda segundo o shopping, a medida não possui qualquer parceria com a Polícia Militar e visa a própria segurança dos adolescentes, que são orientados sobre uma conduta segura. A nota diz ainda que o objetivo é prevenir o uso de drogas e álcool por menores de 18 anos.
O Vale Sul diz que a ação não impede que os adolescentes tenham acesso ao local e que está dentro da lei por se tratar de local privado, e ainda amparada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
A nota do shopping diz que a ação é praticada na via de pedestres, onde crianças e adolescentes em várias ocasiões chegam sozinhos, sem os pais ou responsáveis.
“Já os que têm acesso ao Vale Sul pelas portarias de carro, entende-se que estão acompanhados por responsáveis acima de 18 anos, já que estes dirigem o veículo que traz a criança ou o adolescente”, informou o comunicado.

Segurança. O shopping também destacou que sempre foca suas ações para garantir o ambiente para o qual é destinado --local de compras e lazer, mas com conforto e segurança.
“O Vale Sul não foi notificado oficialmente sobre processo envolvendo adolescentes e, quando for necessário, dará todas as informações às autoridades”, diz a nota.

ENTENDA O CASO

justiça
Grupo de pais vai acionar a Justiça contra o Vale Sul Shopping por danos morais após os filhos terem sido abordados

MOTIVOEles alegam que os seguranças do shopping estariam
agindo de forma discriminatória contra os filhos adolescentes que frequentam o local

DENÚNCIASEles destacam o fato de os menores terem que apresentar o RG antes de entrar no local, além de supostas intimidações dentro do estabelecimento, como impedir que eles sentem nos sofás ou ainda o seu acompanhamento por seguranças nos corredores

Demais shoppings avaliam a situação
Outros shoppings da cidade já tiveram problemas envolvendo grupos de jovens que se aglomeravam nos locais. O Shopping Colinas informou ontem que atualmente não passa mais por situações do tipo e, por isso, não usa nenhuma estratégia de abordagem. O CenterVale informou em nota que qualquer situação que saia da rotina é avaliada.
Psicóloga condena forma de abordar
Na avaliação da psicóloga comportamental Letícia Oliveira, de São José, a maneira como o shopping está agindo expõe os adolescentes a um constrangimento que pode resultar em revolta e agressividade. “Isso é preconceito, já que o shopping é um local público. Nesses casos, eles estão se expondo a uma situação de rejeição, o que é ruim”, afirmou.

PM diz que age em caso de denúncias
O tenente Gustavo Cadeiraro, do 46º Batalhão da Polícia Militar, disse que as equipes realizam rondas rotineiramente na região do shopping. Segundo ele, quando há ligações e denúncias, eles vão ao local. “Já houve muita confusão registrada ali em função de bagunça. Nos casos em que for preciso, a PM pode abordar esses adolescentes”, afirmou.
 por SIQUEIRA, Simone. disponível em www.ovale.com.br, acessado em 25/03/12.

HÁ UMA DISPUTA JUDICIAL A SER TRAVADA ENTRE SOCIEDADE E PODER PÚBLICO, 
ENTRETANTO, 
É POSSÍVEL QUE O CONFLITO SEJA EVITADO E
 TANTO SOCIEDADE QUANTO AS PESSOAS QUE FAZEM COM QUE A LEI SEJA CUMPRIDA 
ENTREM NUM ACORDO QUE BENEFICIE A TODOS?   


REFLITAM SOBRE A QUESTÃO E
APONTEM SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, CONTUDO, 
  NÃO CONSIDEREM  CASOS PARTICULARES 
E SIM TODA A SOCIEDADE.

ESTA RESPOSTA, SE CORRETA, VALERÁ 
UM PONTO NA MÉDIA.


Comentários

  1. jardel 9ªD
    eu acho que elez deveriam deixar os jovens entrar no shopping,porque acho que isso provaca revolta nos adolescentes e eles acabam tendo atitudes violentas de vandalismo.
    Se eles deixassem ia ser melhor tanto pra sociedade quanto para eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jardel, mesmo usando um ambiente virtual, é esperado que um aluno de 9o. ano use inicial maiúscula.

      Tua resposta foi deferida, entretanto é preciso que você passe a dar nome aos sujeitos e assim criar maior poder de argumentação.

      Excluir
  2. Sim professora,eu tenho certeza se a lei for cumprida e agir corretamente conforme a afirmação de cada um,isso será justo,porque shopping é público,desde quando jovens tem que ser barrados na entrada,serem abordados,ficarem na chuva e ainda não entrarem no shopping?se alguém deles fizeram bagunça conforme a afirmação da PM que já ouve muita confusão registrada ali em função da mesma,nem por isso,proibirem a entrada de jovens.Minha resposta é que,devem ser punido sim,o shopping,para mostrar a sociedade que o shopping foi punido,e ele não cometer mais esse erro,e liberarem a entrada FRANCA dos jovens.Isso causaria uma boa impressão na sociedade,para que não houvesse mais revolta contra o shopping nesse caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, teu argumento foi deferido, entretanto observo que há necessidade de corrigir expressões como o caso do verbo houve, e não ouve como você utilizou. Outro ponto, sempre inicie período com letra maiúscula pois este erro é inadimissível a um aluno de nono ano.

      Excluir
  3. Mônica F. Greg. 9ºA
    Eu acho que os pais, o dono do shopping e os seguranças poderiam entrar num acordo, sem que o caso precisasse ir parar na justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei disso, Moniquinha. Entretanto, qual e como será o acordo?? Tua resposta me lembra uma frase redundante que diz: Chover no molhado. Isto é fato, os pais judicialmente buscarão o acordo e minha pergunta é como evitar mais problemas? Como evitar mais confusões? Certamente existe uma justificativa do shopping, da PM e dos lojistas. Não podemos olhar somente pelos jovens, como eu já disse em sala. Devemos criar um olhar imparcial e ver a situação num contexto social. Certo????!!!

      Excluir
  4. Apesar deu ser uma adolescente, e frequentar o Vale Sul na sexta a noite as vezes, acho a atitude do shopping correta em termos... Pois muitos adolescentes vão ao shopping e dizem para os pais que estão indo para passear com os amigos, e acabam fazendo coisas erradas.
    Por outro lado, acaba sendo um preconceito com os menores de idade essa atitude do shopping, e expulsa-los TODOS acaba sendo um absurdo, pois nem todos vão para fazer coisas erradas.
    Atitudes a serem tomadas em relação a isso, é o conselho tutelar ficarem atentos nos locais com mais publico jovem para que eles possam tomar as atitudes corretas e necessárias, pois estes atos que andam ocorrendo se chama VANDALISMO.
    O shopping é um local pra se divertir, mas diversão não é sinônimo de liberdade para fazer tudo que vem na cabeça, como os adolescentes estão fazendo hoje em dia.

    beijitos :*
    Vitória de Oliveira, 9°D :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argumento deferido. Muito bem, Vitória. Você atendeu ao esperado.

      Excluir
  5. luciano 9°D
    eu acho é simples. só deixar os jovens entrarem no shopping e fazer a segurança interna que não ia ter confusão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, como eu já explanei na sala, é preciso considerar não apenas o lado dos jovens como também de toda a sociedade. Reveja teu comentário, caso contrário eu o invalidarei por não atender ao solicitado.

      Excluir
  6. proibir não é o correto,mas todos deveriam rever suas atitudes, pois já presenciei atitudes dos jovens que atrapalham as demais pessoas, eles tem que entender que todos tem o mesmo direito, inclusive o adulto que vai para as compras.Cada local tem sua finalidade e o shoping é um local de compras com algumas outras distrações, mas os donos de lojas precisam dos que vão não para somente se encontrar,mas para comprar.Enfim,todos tem seus direitos e deveres.sugestão: que os pais estejam por perto para ver a atitudes dos filhos, pelo menos de vez em quando.
    9 B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argumento deferido.


      Jean, introduza qualquer período sempre com letra maiúscula.

      Excluir
  7. Eu acho que o shopping deviria sim ter segurança, mais na minha opiniao os seguranças não precisavam agir dessa forma com os adolecentes não é só porque é jovem que vai fazer baderna muitos jovens vão para o shopping para se divertir ir ao cinema ou passear com os amigos ,mas se no caso tiver adolecentes fazendo uma bagunça dai nesse caso os seguranças poderiam ter uma conversa com eles avisarem as consequencias e se eles continuarem dai eles poderiam informar aos pais dos adolecentes e explicarem porque eles estão expulsando.

    Pamella de Mello 9B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com a Pamella pois, muitos seguranças são muito mal educados e grossos com os jovens, muitos adolescentes vão ao shopping só para se diverti e curti com os amigos mas tem outros que vão só para baderna os seguranças deviam avisa as consequências e se o adolescente não melhor seu comportamento ir e chama seus pais pois eles sao menores quem responde por seu atos sao seu pais!
      sabrina ferreira 9D

      Excluir
  8. Eu acho que devia proibir a entrada de jovens a partir das 6 horas da noite todos os dias da semana.
    Só teria a entrada liberada se tivesse junto com seus pais ou algum responsavel.
    Porque se esses jovens tivessem junto com seus pais aposto que não iriam bagunçar,beber ou até mesmo fumar.

    Gustavo Maldonado 9A

    ResponderExcluir
  9. Felipe Leão 9ºD

    Eu discordo do Gustavo Maldonado
    quem estuda de tarde não podera ir ao Shopping?
    Acho que deveria reforçar o policiamento no lado interno do shopping
    Bebabos bebem até cair e depois vão dirigir
    isso é digno de reclamacão!

    ResponderExcluir
  10. acha que os policiais estao certos o shopping e um lugar para se divertir nao para bagonsar

    ResponderExcluir
  11. eu acho que os polisiais estao certos pois o shoppyng nao e lugar de bagonsa e sim de se divertir

    heron
    flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora como e que se escreve bagunçar;


      É bagunçar ou bagonsar?

      Excluir
    2. João, escreve-se bagunçar. Parece bizarro, mas é verdade: os dois comentários acima não foram feitos por mim, e sim por dois alunos no dia em que fomos para a Sala de Informática.

      Excluir
    3. Indefirido. Não há argumento.

      Excluir
  12. Andreza Simplicio 9;c

    Descordo plenamente de Gustavo maldonado pois enrtao se o adolecente vai ao shoping com a mae depois das 6 nao podera entra isso nao ira adiantar isso ira dar mais polemica para sao Jose !!
    Shoping nao e é lugar de bagunça e lugar de se divertir nao os jovens ir e ficar bebados!

    ResponderExcluir
  13. Sara Coutinho 9°A
    Eu acho que os jovens não devem ser barrados na porta do shopping, mas se fizerem bagunças dentro do shopping ai sim os guardar devem chamar a atenção deles, e se necessário serem levados a segurança do shopping e os pais serem avisados.

    ResponderExcluir
  14. Maria Clara 9° D,
    Na minha opinião deviam parar os adolescentes somente se eles estiverem fazendo escândalo, e não parar cada adolescente que entrar no shopping porque fica até feio esse ato.

    ResponderExcluir
  15. Matheus vinícius 9ºB
    na minha opnião,os seguranças dos shopping só deviam fazer a abordagem se o jovem estiver incomodando as outras pessoas do shopping ( falando alto, bagunçando ou algo do tipo) porque apesar de serem jovens assim como eu, alguns só vão pra se divertir, fazer compras,passear com a namorada ou amigos, etc... portanto nao acho justo essa abordagem ser feita sempre e em qualquer jovem. e os jovens que estiverem incomodando o ambiente deve ser chamado a atençao e se persistir comunicar aos pais.eu acho que nao importa o que o jovem esteja fazendo acho injusto ele passar por tal humilhaçao, isso deve ser tratado em casa entre pais e filhos.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que não deviam barrar os jovens, pois muitos jovens vão para se divertir, mas se algum jovem der problema ele sim deve ser barrado, pois o shopping é um lugar para se divertir e não arranjar problemas...
    Mariana Andrade 9ºA

    ResponderExcluir
  17. Eu penso assim,eles deviam autorizar a entrada normalmente dos jovens,caso tenha problemas com algum jovens em particular os responsáveis deveriam estar ciente,pois acho que já houve um certo preconceito em que pensam que os jovens estão indo ao shopping só pra bagunçar.
    Guilherme Casimiro 9ºA

    ResponderExcluir
  18. Geovanni Amaral 9ºA
    A solução é treinar os seguranças para que eles sejam totalmente capacitados para lidar com adolescentes, e também para que tenham mais respeito para com o próximo. Sendo assim ele terá que saber conduzir a situação e tentar resolver os problemas de formas civilizadas e não agindo dessa forma espulsando-os do Shopping. Neste caso ele teria que conduzir os adolescentes e entrar em contato com a familia para expor o acontecido,e então a familia terá que tomar suas providências . Porque não é publica que se pode fazer arruaças e bagunças e respeitar as normas do Shopping.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. solução e informar mas os seguransas para nunca mas fazeren isso. vicente 9:c

      Excluir
  19. Bianca Albuquerque 9°C
    Bom eu acho que isso é errado. Eles devem barrar quem esta fora do shopping não quem esta dentro do local e sim so barrar que em esta fazendo algo que é desnecessario. E nada como espusar os pais tem que sempre estar ciente, e a mostra do RG não adianta nada. A pessoa mostra o RG entra e faz bagunça dentro do local do mesmo jeito. E as pessoas de fora bebem usa vários tipos de droga ou qualquer outra coisa e vai em borra dirigindo. Entao o que eles estão fazendo é uma perca de tempo. E precisa sim tem seguranças dentro e fora do shopping no entanto devia ser mais delicados com os adolescentes. Porque nem todos os adolescentes saem para beber...Têm vários adolescentes que vai para passear, cinema, compra... E não fazem nada que é errado.

    ResponderExcluir
  20. Ana Beatriz da Silva Faria, numero 3, 9 ano A

    Em minha opinião, já que o shopping é um local publico não pode restringir o acesso.Para que ocorra um acordo em ambas as partes eu proponho que uma trate a outra com o devido respeito e dignidade.

    Punição:
    Caso aconteça de falha em um dos lados poderiam recorrer a policia fazendo um boletim de ocorrência(BO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maylon Gurski de Souza, numero 29, 9 ano D

      Eu concordo com a Ana Beatriz, sobretudo acho que caso ocorra muitos boletins de ocorrência (BO) os pais deveriam pagar uma multa de um valor estimulado pelo juiz do caso.

      Excluir
  21. Andressa 9°D
    Eu acho que amba das parte deveriam entrar em um acordo,pois o shopping é um lugar publico todos tem direito de frequentar.
    E muitos jovens vai lá para se diverti,e em caso de correr algum problema a segurança do shopping deve tomar providencias que possam ser resolvidas amigalvélmente.

    ResponderExcluir
  22. Tainá Saldanha 9ºC

    Eu acho que como o shopping é um lugar público, não se deve fazer esta diferença de somente os jovens não poder entrar no mesmo. Tem jovens que vão e levam bebidas alcoólicas e estes sim devem ser barrados na entrada do shopping, caso contrário a entrada deve sim ser liberada. Muitas vezes acontece de os adolescentes reagirem à esta proibição de forma violenta, e em muitos casos, eles tem razão de agir da forma que agem... Bom é um caso que pode ser resolvido sem precisar de justiça ou algo do tipo. Esta é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  23. Acho que os policiais militares estam certos,em fazer essa fiscalização, pra que os jovens nao entrem com drogas e bebidas alcolicas dentro do shopping por que alem de ser um ambiente de trabalho de algumas pessoas,e tambem um espaço de lazer para familias e amigos.
    Porém não concordo com a atitude do shopping de querer espulsar jovens de la de dentro porque não existe nenhuma lei que determine que os jovens não possam ficar ate mais tarde na rua,e tambem por que nada foi avisado aos pais ou em redes sociais como na televisão e jornais.
    essa e minha opiniao sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  24. Em parte, as autoridades estão certas, pois boa parte dos adolescentes estão envolvidos com bebidas, drogas e violências.
    Os pais tem que ficar mais atentos, saber onde vão, com quem vão, e o que vão fazer, até mesmo nos shoppings, porque há atos de vandalismo e bullying lá dentro. Porém, dentro desta norma do shopping, há abuso de autoridade sim, onde eles constrangem, intimidam e humilham alguns adolescentes.
    Neste caso, o que deve ser feito é permitir que os adolescentes entrem sem abordagem na porta dos shoppings, porém, com mais segurança la dentro, para que os adolescentes mantenham uma boa disciplina.


    Fernanda, 9°ano C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com a Fernanda, e caso isso não dê certo, eles poderiam conversar entre sí,é dever dos pais saber onde seus filhos estão,então caso os adolescentes não tivessem disciplina,seus pais levariam uma multa ou algo do tipo,pois assim além de os pais prestarem mais atenção em seus filhos,ninguém precisaria fazer o que estão fazendo agora.

      Gustavo Souza De Melo, 9º Ano C Nº 17

      Excluir
  25. Professora Alexandra,concordo com a fiscalização dentro do shopping mas,como diz o meu amigo João Marinho que não há nenhuma lei que diga que os jovens possam ficar até tarde na rua isso é verdade mas,á uma lei que diz que a partir do horario da tarde sera sim preciso o uso do RG para os jovens,mas acho também que a entrada de jovens no shopping só deve ser liberada com a autorização dos pais com telefone endereço etc...Com isso acho que pode melhora o dia-a-dia tanto dos trabalhadores,como o dos visitante que no caso são:famílias,amigos.Para que possam preservar o local de lazer concordo plenamente com o uso do Rg na entrada do shopping para os jovens.
    Muito Obrigada pela atenção.
    Barbara Alves Nº38 9ºD

    ResponderExcluir
  26. Guilherme de Az. Alves 9ºA

    Professora eu acho q não precisa etrar na justiça só se for um caso grave como briga dentro do shooping ou roubo. Caso o adolecente tiver fazendo bagunça la dentro e chamar os pais eo certo seria dar uma multa para os pais pagar.

    ResponderExcluir
  27. Professora, a solução para mim seria que os pais,adolescentes,administração do shopping se reun e com muita conversa e explica o lado de cada um.
    Mostrando o lado de todos eles vão der noção de uma nova solução.
    Essa solução seria que na parte dos jovens eles vão ao shopping somente para passear e não para fazer bagunça e usar drogas ou alcool.
    E o lado dos pais seria ter a informação de com quem os seu filho vai e o que realmente ele vai fazer no shoppign.
    Agora ja a administração do shopping eles devem autorizar os jovens entrarem normalmente e só momente se ouver situações fora do normal,os seguranças pessa para que eles se retirem.
    E para a PM a solução seria eles fazerem rondas normalmente e usarem armas só no caso de extrema emergência.
    Assim todos entrão em acordo e fucão em PAZ.
    Icaro N.Dias 9série:A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só voltei para corrigir um erro na minha ESCRITA,eu escrivi no final FUCÃO,entretanto o certo é FICÃO

      Excluir
  28. Luciano 9ºD

    No meu ponto de vista acho que é importante a fiscalização para manter a segurança e a ordem do local seja esse um shopping ou qualquer outro lugar Publico,mas tem que ser feito de uma forma que não seja descriminatória ou constrangedora aos adolescentes.
    Acho que a solução seria fazer um cadastro com todos os dados e a assinatura do responsável desses jovens que frequentam o shopping sozinhos para que qualquer situação ou comportamento inadequado os responsável sejam chamados ate o local para tomar as devidas providencia.
    Assim o shopping teria um controle para um eventual problema com os adolescentes e os pais não fugiriam a sua responsabilidade com os filhos.
    A Policia Militar tem que fazer a patrulhamento para evitar as drogas,bebidas alcoólicas e os atos de vandalismo o que é muito comum quando o jovem se juntam.

    ResponderExcluir
  29. Concordo com a Fernanda,o melhor é eles nao abordarem os jovens la fora,ficarem de olho la dentro e nao humilhar tbm.

    Weslley 9ºC

    ResponderExcluir
  30. Professora, eu acho que para resolver esse problema, é preciso uma negociação e a colaboração de todos os participantes da discussão.O shopping, os adolecentes e sus pais, devem entrar em acordo no princípio de visar o conforto e a segurança de todos. O shopping deve continuar com a segurança normalmente, porém deve agir com cautela pois os adolecentes também merecem respeito, e da parte dos adolecentes também, pois à partir do momento que eles entram em um lugar público eles devem respeitar as regras de convivência.Os pais devem fiscalizar seus filhos, observando com quem eles vão ao shopping, se estão utilizando drogas ilícitas etc. E a polícia, tem o total direito de revistar os jovens nas vias públicas, pois só está fazendo o seu trabalho, contribuindo para a segurança. Expondo tudo isso, o shopping deve, quando observado a presença de algo suspeito, realizar a abordagem e se preciso solicitar a Polícia local. Tenho a certeza que com essas dicas, podemos resolver essa questão sem precisar da decisão judiciária, mas devo reforçar, se após essa negociação, as partes não aderirem ao definido, será preciso nesse momento acionar a justiça, para que uma decisão definitiva seja regulamentada sobre o caso.

    Matheus Augusto Pinto 9ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com voce Matheus, porem ao revistarem os adolescentes eles nao o ponham em situacao de constrangimento e desrespeito para que nao haja mais reclamacoes de ambas as partes.
      Camila de Sousa Holanda 9A.
      OBS:PROFESSORA TEM ALGUNS ERROS DE PONTUACAO, POIS MEU TECLADO ESTA COM PROBLEMA.
      Beijos!

      Excluir
    2. Também acho um desrespeito,pois também somos pessoas e não devemos ser tratados dessa maneira. Não concordo com a maneira que estes adolescentes foram tratados,entretanto,os policiais poderiam ter agido diferente, com mais educação e respeito. Acho que se os adolescentes derem problemas no shopping os responsáveis devem ser convocados, e de maneira alguma maltratarem as pessoas desta forma.
      Se todos agirem com respeito e educação tenho certeza que este problema será resolvido.
      Giovana Keila Alves 9º A

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Jonas Brumatti 9°A.
    Professora na minha opinião os pais dos abordados estão absolutamente certos, pois o shopping não tem o direito de fazer isto deste modo, este tipo de ação causa constrangimento e ao ler a notícia me senti no lugar deles e vi que não me sentiria bem, isso porque alguns ainda ficaram na chuva que é uma absurdo e na minha opinião os pais tende de acionar sim a justiça. para mim os políciais estão certos porque estão fazendo o seu trabalho, eles devem abordar sim um individuo suspeito pois isso é para segurança de todos, mas sempre lembrando de fazer isso com cautela porque todos somos cidadãos e merecemos respeito.
    Pensei em uma forma de acabar com o problema fazendo igual aos estádios brasileiros de futebol, o shopping teria que bolar algo como: cada cidadão tem que ter um cadastro com foto e número de identidade, e claro o shopping deve melhorar a questão de segurança implantando mais câmeras.
    qualquer imprudência dos adolescentes os pais devem ser chamados,e se for algo de mais grave como depredação de patriônio público os autores devem ser encaminhados para a delegacia para resolver o assunto.
    Caso tudo isso não funcione deve ser proibida a entrada de menores sem os pais no shpping.
    Sempre lembrando que a polícia deve sim abordar individuos suspeitos, pois isso é para nossa segurança...

    ResponderExcluir
  33. acho que eles tinham que leva pelo menos uma pessoa de maior com eles para evitar conflitos, e segurancas que saiba lidar com os adolecentes,mas tem bastante adolescente que sabe que nessas partes alguns shopping's sao bem rigorosos e eles podiam evitar,e tambem respeitar a area e conserteza la nao e o lugar apropriado para 'zuar'.Deviam entrar na justica quando o assunto for muito grave.

    beijos :)

    Carol U. Ferreira 9D

    ResponderExcluir
  34. Eu acho uma injustiça o seguranças colocarem os jovens para fora do shopping as vezes nos não fazemos nada e levamos a culpa dos outro que bagunção.

    ResponderExcluir
  35. Na minha opnião acho que o shopping Vale Sul está fazendo a coisa certa em alguns pontos,mais em outros não como diz a noticia não permitir que alguns adolescentes sentem no sofá do shopping acho isso errado.
    A maioria dos adolescentes vão ao shopping para apenas passear ou encontrar com os amigos,
    mas também tem alguns que vão para usar drogas ou consumir bebida alcoolica.
    por isso eles estão tomando medidas drasticas como chamar a policia!

    Barbara T. Albuquerque.9ºB

    ResponderExcluir
  36. Os adolescentes quando são obrigados a ficar horas em uma fila para serem revistados, e ainda percebem que os seguranças agem com estupidez se sentem humilhados , o que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pois o shopping é um local público e por isso, qualquer pessoa tem direito ao livre acesso, sem discriminação.
    Contudo, em algumas situações a administração do shopping tem tomado providências que julga necessárias, devido a alguns incidentes já ocorridos no interior do shopping como badernas causadas por grupos de jovens. Porém não é correto generalizar, pois há jovens que vão apenas para se divertir com os amigos, comer algo, namorar, olhar vitrines, fazer compras.
    Essa situação acaba causando constrangimento e revolta, o que em minha opinião agrava mais o problema.
    Acredito que atitudes conscientes para uma boa convivência social podem mudar essa situação. Os jovens precisam ter em mente que esse espaço pode ser compartilhado por todos, daí a importância de agir com respeito, sem causar tumultos.
    Os pais, devem estar sempre atentos, dialogar com seus filhos e orientá-los no cumprimento de seus deveres como cidadão para que seus direitos sejam respeitados.
    Quanto a PM e a segurança privada do shopping, quando acharem necessário intervir nas atitudes de alguns adolescentes, devem agir sem abuso de poder, comunicando seus responsáveis o ocorrido para que providências sejam tomadas.
    Respeito e consciência são atitudes fundamentais para uma boa convivência social !

    João Ferraz, 9º ano A

    ResponderExcluir
  37. Professora Alexandra.

    Em minha opinião, os seguranças não deviam agir da forma como eles agiram naquela noite. Não deixarem os jovens sentarem nos sofás, ficarem acompanhando-os nos corredores, impedir de entrar no shopping sem um responsável (como relata os jovens). Maiores de 12 anos tem o direito de frequentar lugares públicos sozinhos.No entanto, o problema está na bagunça.
    Se os jovens levam bebidas alcoólicas, drogas ou fazem baderna no shopping, os seguranças não devem expulsá-los do recinto como está acontecendo. Mas sim, levá-los à administração do shopping, ligarem para os pais e serem comunicados pelo ocorrido.
    Os seguranças deviam pensar um pouco que nem todos os jovens vão ao shopping para fazer bagunça, uns vão para fazer compras, ir ao cinema, comer, passear e se divertir.
    Pais e filhos têm que dialogar, conversar. Para ser respeitados há de ter respeito também. Shopping é um lugar público, portanto tem que mostrar a sua educação e não atitudes inconvenientes que possa ser constrangido no meio de todos.
    Se os seguranças do shopping continuarem agindo desta forma, os pais estão plenamente certos em envolver a justiça neste caso. Aliás, todos nós temos nossos direitos de frequentar lugares públicos sem sermos tratados irracionalmente.
    Observo o seguinte. Ir a um lugar público e ter um responsável para me deixar entrar, acho errado. Todavia, levar o RG não acho (diferente da opinião dos jovens), pois o RG é um Registro Geral de nós e é dever e obrigação de todos carregá-lo sempre quando sairmos de casa para ir a qualquer que for o lugar.

    Leonardo Augusto Moraes 9°A

    ResponderExcluir
  38. Professora Alexandra

    Em minha opinião, o shopping é um lugar publico para TODAS as idades, mas por sua vez tem que haver disciplinas e ordens. Por esse motivo existem os seguranças. Porém, foi errado o modo como eles agiram naquela noite. Esta atitude dos mesmos acabam revoltando e constrangendo os adolescentes de uma forma que os pais também se revoltam causando tumultos e escândalos que agravam o problema.

    Simara Vitória Barboza da Rocha 9° ano A

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Eu acho este acontecimento, uma sacanagem, porque certos adolescentes fazem bagunça, ai outro jovem que não teve nada a ver com a história acaba sendo expulso, na maioria dos casos a chutes, a empurrões, palavreados, e minha opinião para que não aconteça mais, é que eliminem a fila que o shopping esta fazendo, para anotar RG idade e assinatura do jovem, nós não somos obrigados a dar nossos dados assim. Essa é minha opinião!
    Helder Eduardo dos Santos, 9°C, n°18

    ResponderExcluir
  41. Foram deferidos os comentários dos alunos que apresentaram não somente a opinião como também o argumento sobre qual posição seria melhor para a sociedade vista num todo.
    É certo que este exercício foi inicial, ou seja, no correr do ano letivo serão desenvolvidas técnicas que auxiliarão na ampliação de ideias assim como fortalecimento de posicionamentos.

    Alunos:
    9A - Gustavo M, Mariana, Guilherme D, Geovanni, Sara, Guilherme A, Icaro, Matheus, Camila, Giovanna K, Jonas, Joao Vitor, Leonardo A, Simara.

    9B - Jean, Pamela, Matheus V, Bárbara A

    9C - Bianca A, Andreza S, Fernanda, Gustavo C, Helder

    9 D - Jardel, Vitória, Sabrina, Felipe L, Maria Clara, Barbara A, Luciano, Carolina U.

    e os alunos que não colocaram série: Carlos Mendes e João Marinho.



    Umas observações pertinentes:

    Tende não existe e não é um verbo. O correto é tem de, ou seja, o verbo ter usado como VTI, Ex. Ele tem de ir ao shopping.


    BLOG também é um espaço público, portanto, a escrita deve ser preservada conforme as regras de sintaxe e ortografia. Sem esquecer que toda expressão cria um valor semântico, ou seja, devo acatar as regras e criar sentido compreensível no que digo e escrevo.

    A escola tem de desenvolver este papel na vida do aluno, entretanto o aluno deve por em prática o que a escola vem lhe mostrando.... vendo estes posicionamentos feitos por vocês notei muito período introduzido por inicial minúscula, sujeito sem identificação, ausência de pontos e vírgulas.

    Boa parte dos alunos que tiveram a atividade indefirida observarão que além de não argumentarem não tiveram cuidado ao expressar, ou seja, não teve o zelo com o "eu produtor de opinião". Espero que nas próximas atividades possamos nos defrontar com realidades diferentes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog