Vocé já plagiou alguém

Quando um professor pede uma pesquisa, como você a faz?
Usa a internet?
Procura em livros?


Independente da ferramenta que usa, a pergunta incial ainda é a mesma, você já plagiou alguém?

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

 No Brasil o plágio é considerado crime e sua principal referência é a lei 9.610. Todavia, a lei 9.610 é voltada para a proteção de obras comerciais. Segundo essa lei seria possível copias "pequenos trechos", o que é inadmissível em um trabalho acadêmico
Em suma, plagiar é
fazer uso indevido das pesquisas ou criatividade de alguém. Como evitar que na escola o plágio seja realizado? Justifique tua resposta.. .

Comentários

  1. Matheus Vinicius 9ºB
    professora eu acho que na escola o plagio pode ser evitado pela propria pessoa que esta sendo plageada. nao deixando que o colega copie, evitando emprestar caderno para os colegas copiarem as resposta e esse tipo de coisa. e ter tambem uma ajuda dos professores observando esse tipo de coisa. afinal ninguem consegue tomar conta de tudo. cada um tem que se analizar e pensar " se eu dar as resposta prontas o meu colega vai aprender algo?" . as pessoas que nao dao valor ao seu proprio pensamento intelectual e ficam dando ideias que sao delas para outros copiarem nao estao ajudando ao colega nen a si mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, achei teu posicionamento válido, principalmente quando abordou que se eu permito que alguém reproduza meu conhecimento, não estou ajudando em nada. Tua preocupação com o outro é mérito.

      Excluir
  2. Mônica F. Greg. 9ºA
    Professora, eu acho que a única forma de evitar que plágio seja realizado na escola é ensinar aos alunos que plágio é crime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Beatriz da Silva Faria,9 ano A.

      Mônica, a escola ensina sobre o plágio, sobretudo continua acontecendo, então, todavia pesso a você que reveja a sua resposta e pense como melhora-la.
      No meu ponto de vista, os professores deveriam pedir a nós alunos que ponhamos o nome do autor e o veiculo de publicação e não aceitar trabalhos sem esses dois icones.

      Excluir
    2. Verdade, colocar nome do autor e veículo de publicação é uma boa alternativa

      Excluir
    3. Na minha opinião você está certa em relação ao seu comentário porque os professores não tem obrigação nenhuma de educar os aluno nessa parte,porque isso tende vir de casa e da própria conciência da pessoa .O que eles podem fazer é a sua opinião que você colocou, e até citei ela no meu comentário.
      Para bens pela resposta!!!!!!! ;)

      Excluir
    4. MÔNICA, ESTE ESPAÇO É UMA OPORTUNIDADE PARA FAZÊ-LOS REFLETIR SOBRE ISTO, PRINCIPALMENTE PORQUE HÁ MUITAS PESSOAS, INDEPENDENTE DE SEREM ALUNOS OU NÃO, QUE VEEM O PLÁGIO COMO UMA NORMOSE. A VIDA NÃO É E NEM PODE SER LEVADA ASSIM.

      BOM, AGORA VOCÊS FORAM INFORMADOS, QUE FAREMOS? COMO FAREMOS?

      Excluir
  3. Carlos H.Mendes/9-D
    Professora,eu acho que essa explicação sobre o PLÁGIO tem que vim de casa,da escola,porque quase ninguém sabe o que é isso,e mal sabem que isso é crime.Mas,por outro lado as pessoas conhecem isso como PIRATARIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARLOS, COMO VOCÊ DISSE, GENERALIZANDO O FATO, A PESSOAS NÃO RECONHECEM O TERMO PLÁGIO, MAS RECONHECEM PIRATARIA. VEJO QUE O RUIM DISTO É AS PESSOAS AGIREM POR MÁ FÉ, DEMONSTRANDO UMA ÍNDOLE QUESTIONÁVEL... MESMO O MAL VINDO DE CASA, COMO VOCÊ DISSE, É NA ESCOLA QUE ELE APARECE.
      E AGORA, QUE FAZER?

      Excluir
    2. Simara 9°A
      Professora... o exemplo tem que vim de casa, os pais tem que aconselhar e está ciente com o que acontece com seus filhos mediante a trabalhos e o caderno... Isso pode se evitado a partir que o colega da um exemplo e não deixe que o outro copie para que ele veja que está errado... Na minha opinião os trabalhos deveriam ser explicados oralmente para que não haja plagio e que venhamos a entender melhor também!!

      Excluir
  4. jardel 9ªD
    Eu acho que isso não tem como ser evitado,
    porque as vezes até as professoras "pedem" pros alunos farem isso.(trabalhos,atividades...)e os alunos nem sabem que isso é crime..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naiara Nataly 9ºD
      - Concordo com o jardel,que é meio dificiul evitar isso.
      possa ser que a professora peça provas que o Autor seja o proprio aluno,porem nem sempre ira ter a certeza. Mas acho que isso nao pode ser evitado.
      _concordo com o comentario do Jardel .

      Excluir
    2. Jardel, quando as professoras pedem trabalhos, não é para se dar Ctrl C + Ctrl V, e sim ler, entender do que se trata o assunto e depois se fazer uma adaptação com suas próprias palavras, ou seja, nao é PLÁGIO. Mas, se for para colocar algum trecho, deve-se obviamente citar o Autor do texto. Quanto ao fato de ser crime, é uma questão de informação, pois plágio, hoje em dia, está, de fato, na boca do povo.

      Excluir
    3. ENTÀO,JARDEL. AGORA VOCÊ JÁ SABE QUE É CRIME E MESMO ASSIM VAI DIZER QUE A CULPA É DO PROFESSOR PORQUE É ELE QUEM PEDE TRABALHO?
      O PROFESSOR PEDE PESQUISA, ELE NÃO PEDE PARA O ALUNO COPIAR O ARQUIVO INTEIRO E DIZER QUE FOI FEITO POR ELE.
      FIQUE ATENTO A ESTE DETALHE E REFLITA SOBRE TEU POSICIONAMENTO COMO ALUNO.

      Excluir
    4. NAIARA, EU ACHO VÁLIDO O TEU POSICIONAMENTO, ENTRETANTO NÃO HOUVE ARGUMENTO SUFICIENTE PARA ME CONVENCER DA TUA OPINIÃO.
      RELEIA A TUA COLOCAÇÃO, REFAÇA-A COMO SE FOSSE PARA ALGUÉM QUE NÃO TEM NOÇÃO DO QUE SE TRATA.

      Excluir
  5. luciano gustavo 9D
    fácil acabar com o plagio na escola é só pedir para que os alunos coloquem a referencia de sua fontes de pesquisa.

    ex: o livro que usamos na sala de aula.temos que colocar o nome do livro e o altor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS, LUCIANO. A DICA É REALMENTE VÁLIDA.
      EU ME PREOCUPO APENAS COM O FATO DE OS ALUNOS COLOCAREM A FONTE E AINDA CONTINUAREM COM A PRÁTICA DO RECORTA, COPIA E COLA - ALIÁS, UMA FERRAMENTA DISPONÍVEL NA NET.

      Excluir
  6. Gustavo Henrique 9B

    Nem todos sabe o que é Plagio . Isso não é ensinado na escola e nem em casa . Plagio é crime tem gente que pratica mais não sabe que está praticando .

    Como proprio Matheus Vinicius 9ºB disse na escola mesmo a gente pratica isso pegando o caderno do colega e copiando a resposta

    Enfim Plagio é crime nem todos sabem e a pessoa que pratica Pagio como na escola pegando caderno do colega SAI SEM APRENDER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GUSTAVO, AGORA QUE VOCÊ DESCOBRIU QUE É CRIME, AINDA PERMITIRÁ QUE UM COLEGA COPIE AS TUAS RESPOSTAS, SEJAM ELAS EM PROVAS OU EXERCÍCIOS?

      POR QUE NÃO BASTA SABER QUE É PLÁGIO, O IMPORTANTE É NÃO PRATICÁ-LO MAIS, NÃO É VERDADE?

      Excluir
  7. Victoria Ribeiro 9ºD
    Nem todos sabem o que é o plagio,mas para evitar isso nas escolas os professores deveriam pedir aos alunos para colocar o nome do autor e o nome do livro ou site em que foi publicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Victoria,muitas pessoas não sabem o que é plagio,para isso acabar é só os alunos colocar o nome do autor ou da sua fonte de pesquisa.

      Excluir
    2. VICTÓRIA E ALEKSANDRA, VOCÊS REALMENTE ACHAM QUE PARA ACABAR COM O PLÁGIO BASTA SÓ COLOCAR O NOME DO AUTOR? E A PRÁTICA DO RECORTA,COPIA E COLA, ESSA AINDA CONTINUARÁ?

      A REFLEXÃO DE VOCÊS PRECISA DE AMPLITUDE. ESPERO ISTO DE TODOS OS MEUS ALUNOS.

      Excluir
  8. Gustavo Maldonado 9°A
    Eu acho que para acabar o plagio é preciso acabar com os trabalhos.
    Para substituir o trabalho poderia fazer avaliações orais, sobre o tema que seria o trabalho.
    Porque o aluno teria que estudar realmente.
    Outra coisa é só permitir a escrita á mão.Faria a pessoa fazer um resumo do texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo Melo 9ºC

      Eu concordo com o Gustavo, entretanto a escrita a mão não adiantaria, os alunos poderiam entrar na internet e copiar do mesmo jeito o que está lá. Ou então vocês professores poderiam também passar o site da pesquisa, por exemplo: "amanhã terá pesquisa sobre tal assunto e a fonte dele será em tal site", pois desse jeito teria como saber se o que está escrito no trabalho do aluno é plagio ou não.

      Excluir
    2. Gustavo Maldonado
      Mas com a escrita a mão faria com que o aluno fizesse um resumo do site com suas próprias palavras
      Já seria um bom começo.

      Excluir
    3. Ícaro N. Dias 9 séria:A
      Eu concordo com o Gustavo,entretando mesmo sendo um resumo também da para tirar da internet.Então uma solução é que a partir da pesquisa o aluno pode fazer sua pesquisa,isso faz que ele não pratica o pragio e acaba colocando sua opinião e ele ainda usa outra fonte,porém para usar como um apoio para desenvolver outar pesquisa,sua própria pesquisa.Isso faz que o aluno não pratica o pragio e acabe opiniando sobre o trabalho e sendo o autor de sua propria pesquisa.

      Excluir
    4. Professora é PLAGIO não pragio cmo eu escrevi

      Excluir
    5. Giovana.K 9ºa

      Concordo. Eu acho q se não tivesse trabalhos e sim provas orais não teria como ninguém plagiar, e faria com que os alunos estudassem mais.

      Excluir
    6. A DISCUSSÃO A PARTIR DA COLOCAÇÃO DO GUSTAVO MALDONADO FOI MUITO BOA. VOCÊS DEMONSTRARAM NÃO SÓ PREOCUPAÇÃO COMO O ATO DE PLAGIAR COMO DERAM BOAS DICAS.
      PARABÉNS. ESTE GRUPINHO ATENDEU AO MEU OBJETIVO.

      PS........... O RESUMO É UMA PRÁTICA MUITO BEM VISTA, ENTRETANTO DEVE SER FEITA PELO ALUNO.

      Excluir
  9. Tainá Saldanha 9ºC
    Concordo com o Gustavo, eu acho que as pessoas tem que fazer os trabalhos a mão, fazer resumos de um livro e não usar nenhum conteúdo da internet. Os professores deveriam pedir os sites de onde foi tirado os trabalhos e verificar se foi cópia ou não.

    ResponderExcluir
  10. Não existe como evitar isso professora, isso vai do caráter de cada aluno, pois a uma imensidão de fontes na internet para plagiar, e não há como ver todas elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PROBLEMA ESTÁ NA VIGILÂNCIA, ISAAC???? SE OS ALUNOS APRENDEREM A AGIR CONSCIENTES DE SEUS ATOS CERTAMENTE TEREMOS CIDADÃOS IDÔNEOS, NÃO ACHA?

      Excluir
  11. O plagio demonstra a incapacidade da pessoa de expressar seu próprio conhecimento.Na escola,infelizmente, é comum isso acontecer, principalmente em relação a trabalhos.Isso só será corrigido com a conscientização dos alunos.A gente tem que ser o que realmente é.

    9 ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JEAN, E COMO "A GENTE É"? NOTE QUE VOCÊ INDICA UMA TESE E A QUEBRA COM "A GENTE É O QUE É" ,,,, COMO ASSIM??? VOCÊ NÃO ACREDITA SER A ESCOLA UM AMBIENTE CAPAZ DE LEVAR PESSOAS A OBTEREM CONHECIMENTOS E HÁBITOS?

      Excluir
  12. Professora eu acho que para evitar o plagio na escola, os professores deveriam prestar bem a atenção nos trabalhos de alunos que podem copiar de outros alunos e assinarem por cima também que os professores fizessem chamada oral e que dessem provas diferentes para os alunos para evitar que eles colem um do outro. Também o plagio demonstra que muitas pessoas não são honestas ou não são capazes de aprender.

    9ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ARTHUR, VALEU TUA DICA. AGORA VOCÊ FECHA TEU ARGUMENTO COM UM POSICIONAMENTO POLÊMICO. COMO LIDAR COM A DESONESTIDADE DAS PESSOAS? E COM AQUELES QUE NÃO CONSEGUEM APRENDER NO MESMO RITMO???

      Excluir
  13. Paloma 9°B
    Eu acho que os alunos tem capacidade de resumir de um livrou,revista e jornais.Não precisa copia da internet e si copia coloca em baixo o nome do site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAMBÉM ACREDITO QUE OS ALUNOS SÃO CAPAZES DE PRODUZIR OS PRÓPRIOS TEXTOS ASSIM COMO RESUMOS.

      Excluir
  14. Ícaro N. Dias 9 série:A
    Eu concordo com o Gustavo,entretando qdo se faz um resumo tambem pode se tirar da internet e continua praticando o pragio.
    Uma soluçao é que a partir do tema do trabalho é criar outro tema e comentar sobre o assunto e fazendo sua propria pesquisa e se o copiar o tema da internet,livros ou fontes assim e só usar essas fontes para em cima dela criar sua propria pesquisa.Isso faz que o pragio não aconteça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REALMENTE, ICARO, VEJO QUE VOCÊ REFLETIU SOBRE A QUESTÃO E TROUXE ALGUMAS SUGESTÕES. PARABÉNS.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Para mim os professores deveriam pedir para os alunos para que pesquisem e estude sobre o assunto dado,e depois façam o trabalho a mão em horario de aula,sem trazer nenhuma cola ou qualquer coisa do tipo.Assim o aluno não poderia plágiar pois não lembraria com as palavras do autor a pesquisa que fez,e faria com suas proprias palavras.

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GUILHERME, A TUA DICA É REALMENTE VALIOSA. GOSTEI MUITO E JÁ VOU COMENTAR INCLUSIVE COM OS DEMAIS PROFESSORES. PARABÉNS POR TUA CRIATIVIDADE???

      Excluir
  17. Alice 9ºA
    Professora, acho que nos dias de hoje é complicado acabar com o plagio, pois a maioria da população não tem vontade de crescer intelectualmente com o próprio esforço e preferem o uso indevido do esforço alheio.
    A maioria das opiniões citadas acima são relevantes.
    Agregandos as ideias dos demais alunos, poderia ser criado, pelos autores das obras, um código ou marca d'agua que apareceria nas impressões ou gravações sem que houvesse nenhuma maneira de ser apagado.
    Mas é claro que qualquer pessoa pode simplesmente copiar á caneta em uma folha de papel sem que ninguém perceba e se passar pelo autor.
    Portanto, até que não haja uma solução concreta tudo isso vai depender do caráter e da indole de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALICE, NÃO QUERO TE DESILUDIR, MAS ESTE NÃO É UM PROBLEMA ATUAL. VEJA, POR EXEMPLO, A SITUAÇÃO DO PAÍS.... SE AQUI A PREOCUPAÇÃO MOR FOSSE O CRESCIMENTO INTELECTUAL SERIAMOS UMA NAÇÃO DE PRIMEIRO MUNDO, NÃO É VERDADE.

      GOSTEI DA TUA IDEIA, MAS SE COLOCARMOS UMA MARCA DÁGUA, EVITARIA O PLÁGIO ENTRE ESTUDANTES? SERIA ESTA UMA PRÁTICA CAPAZ DE CONSCIENTIZAR PESSOAS A AGIREM PELO BEM COMUM E RESPEITAR AO PRÓXIMO?

      Excluir
  18. Geovanni Amral 9ºA
    Acabar com o plagio professora é meio difícil agora pois pela internet podemos copiar alguns textos ou algo parecido e falar que eu que fiz agora nós podemos tentar amenizar a situação fazendo projetos contra o plagio

    ResponderExcluir
  19. professora só voltei pra me corrigir PLÁGIO tem nada vê com pirataria eu errei,perdoa-me.
    9-D
    Carlos H.Mendes

    ResponderExcluir
  20. Maria Clara 9°D
    Eu acho que o modo de evitar isso é a própria pessoa ter conciencia que é errado fazer isso e mostrar para os outros que isso é errado e induzir as outras pessoas a não fazerem mais.
    Eu concordo com você Jardel,pois os próprios professores pedem isso mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARIA CLARA, COMO ASSIM?? OS PROFESSORES PEDEM PARA OS ALUNOS PLAGIAREM???

      Excluir
  21. Icaro 9 série:A
    Eu concordo com a Maria,os alunos tem que saber se ele praticar o paligo é certo.Ele deve ser CIDADÂO

    ResponderExcluir
  22. Só corrigindo a frase anterior é PLAGIO não paligo.
    ME DESCUBE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Camila 9ºA
    Professora, eu já plagiei.
    É difícil,mas não impossível. Os professores podem mostrar as conseguências que o plágio gera, podem também proibir pesquisas ou trabalhos xerocopiados e vistar as respostas dos alunos para conferir se esta igual.
    É isso professora. Tchau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATÉ TU, CAMILA???
      VOCÊ APONTOU UM LADO NÃO CITADO ATÉ AGORA, APONTAR CONSEQUÊNCIAS. MUITO BOM!

      Excluir
  24. Para evitar o plágio basta o aluno colocar a fonte na sua pesquisa, pois plagiar é se apropriar da ideia de alguém sem respeitar os seus direitos. Agora para não haver plágio nas escolas é quase impossível pois ela pode retirar informações de qualquer site.
    SILVA 9°A ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PLAGIAR É SE APROPRIAR DA INTELECTUALIDADE ALHEIA, ISTO INDICA QUE NÃO É SÓ COLOCAR A FONTE, SILVA. É COPIAR O QUE O OUTRO ESCREVEU TAMBÉM.

      Excluir
  25. Jonas F. Brumatti 9°A.
    Professora eu ja cometi plágio sim, e na minha opinião a pessoa que diz que nunca cometeu está mentindo porque até sem querer a pessoa ja fez isso.
    Na minha opinião para evitar o plágio, os pais tende orientar seus filhos em casa para que eles saibam que isso só atrapalha na vida de estudante dele, porque se o professor mandar fazer algo parecido sem pesquisa o aluno não saberá fazer sozinho. Para mim os professores não tem obriação nenhuma de ensinar isso aos alunos, a única coisa que eles tenque fazer é usar a opcão da Ana Beatriz do 9°A "os professores deveriam pedir a nós alunos que ponhamos o nome do autor e o veiculo de publicação e não aceitar trabalhos sem esses dois icones". Isso sim é o certo para evitar o plágio.
    Essa é minha opinião para evitar o plágio!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VIXI, AGORA TODOS VÃO ASSUMIR.... JÁ É UM COMEÇO, NÃO É MESMO?

      SIM, REALMENTE PRECISAMOS COBRAR DOS ALUNOS OS DIREITOS AUTORAIS E ENSINÁ-LOS A REGISTRAR A FONTE E ESTA É OBRIGAÇÃO DA ESCOLA E NÃO DA FAMÍLIA.
      JÁ A FAMÍLIA DEVE COBRAR HONESTIDADE DOS FILHOS.



      PS.... QUE VER É ESTE, "TENDE"?

      Excluir
  26. Matheus Augusto 9ªA
    Professora para mim, não há maneira eficiente de se combater o plágio. Pois com a internet o compartilhamento de arquivos se tornou uma praga, pois hoje não se pode saber mais quem verdadeiramente produziu a obra, texto, ou artigo pois quando algo é postado, mundialmente ele está sendo compartilhado, assim todos podem de maneira incorreta renomear uma obra que não foi produzida por ela. Se alguém tiver o bom-senso de colocar a fonte de onde copiou, estará sendo honesto, mas senão fizer isso paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Icaro 9bsérie:A
      Eu concordo com o Matheus,o aluno tem que colocar a fonte é não assinar em seu nome ou se não ele tem que ser verdadeiro e fazer com suas próprias palavras.

      Excluir
    2. REALMENTE COMBATER NÃO, MAS REDUZIR SIM. ACREDITO NISTO.

      A INTERNET NOS FAVORECE, MAS A SOCIEDADE COBRA E RAPIDINHO DESCOBRE QUEM TEM CONHECIMENTO, QUEM SABE UTILIZAR OS CONHECIMENTOS E QUEM SE APROVEITA DO CONHECIMENTO ALHEIO. E AQUI NESTE PONTO ENTRA NOSSA DISCUSSÃO....

      Excluir
  27. Guilherme De Az. Alves 9°A

    Professora, todas as pessoas pessoa ja cometeu plágio inclusive eu...
    eu quando vou fazer algum trabalho eu vou no site e copio as informações, dependendo do tamanho eu faço o resumo. Agora que eu sei o que é plágio não vou mais o cometer não;Acho que é so isso professora e que as pessoa nao cometao mais plágio em qualquer lugar pois você não aprendera nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAIS UM ASSUMINDO.... QUE BOM!!!

      SE VOCÊ RESUMIR, GUILHERME, NÃO ESTARÁ PLAGIANDO. ENTRETANTO, TEM QUE BUSCAR VÁRIAS FONTES, FAZER VÁRIAS LEITURAS E A PARTIR DO QUE LEU PRODUZIR O PRÓPRIO TEXTO, ISTO TEM O NOME DE PESQUISA E NÃO DE PLÁGIO. COMPREENDE A DIFERENÇA?

      Excluir
  28. Claro todos já cometeram plágio,quando um professoer pede uma pesquisa nóis temos que pesquisar e muitas vezes plágiamos as respostas.'Andressa 9°D

    ResponderExcluir
  29. GUSTAVO PAIVA-9º B

    PODERIAM ENTREGAR PROVAS DIFERENTES PARA OS ALUNOS QUE ESTÃO AO LADO.
    ASSIM, OS ALUNOS NÃO TERIAM COMO "COLAR" NAS MESMAS.

    ResponderExcluir
  30. Sarah Coutinho 9°A
    Eu concordo com o Matheus Augusto, não ha muito o que fazer mas um geito de evitar é apenas dar uma olhada na internet e fazer os trabalhos e lições na sala de aula assim o aluno não plagia.

    ResponderExcluir
  31. Professora, o plágio é uma coisa muito difícil de se controlar nos dias de hoje, devido às várias fontes da internet existentes. Não há uma maneira eficiente e concreta de se evitar o plágio.
    A maneira mais eficiente de se controlar o plágio é informando as pessoas, por meio de campanhas na escola, professores informando em sala de aula mesmo (isso, obviamente não é obrigado) e pode até mesmo acontecer em casa, pelo pais alertando os filhos.
    Outra forma é o aluno colocando a fonte de onde se extraiu aquela informação e pondo o nome do autor.

    João Ferraz, 9A

    ResponderExcluir
  32. ALUNOS, TIVEMOS NESTE FÓRUM 31 ALUNOS PARTICIPANDO E MAIS UMA VEZ O 9A ADERIU COM MAIOR EMPENHO. PARABÉNS.
    HOUVE UM MOMENTO DE DISCUSSÃO, EMBORA SEM CONFRONTOS.... GOSTEI DISTO.

    FAREMOS AGORA UMA ABORDAGEM SOBRE AS REFERÊNCIAS. USAREI UM FÓRUM PARA MOSTRAR-LHES COMO FAZÊ-LA, AFINAL, NÃO BASTA EU DIZER O QUE É PLÁGIO E NÃO MOSTRAR COMO ELE DEVE SER LEGALIZADO.

    VALEU, PESSOAL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog