MOVIMENTOS LITERÁRIOS NO BRASIL
Dos movimentos estudados em 2013, 1o.ano, retomamos o Barroco que abaixo revisaremos alguns aspectos tidos como essenciais
BARROCO
As características e o momento histórico que marcaram o Barroco podem ser vistos no vídeo indicado abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=F7FEbj9jmts
Poesias estudadas em sala de aula:
A Jesus Cristo Nosso Senhor
Pequei, Senhor; mas não por que hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido:
Porque, quanto mais tenho delinqüido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado
Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado
Se uma ovelha perdida, e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história:
Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada;
Cobrai-a ; e não queirais, pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
As características e o momento histórico que marcaram o Barroco podem ser vistos no vídeo indicado abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=F7FEbj9jmts
Poesias estudadas em sala de aula:
A Jesus Cristo Nosso Senhor
Da vossa alta clemência me despido:
Porque, quanto mais tenho delinqüido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado
Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado
Se uma ovelha perdida, e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história:
Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada;
Cobrai-a ; e não queirais, pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
Gregório de Matos
“À mesma D.
Ângela”
Anjo no nome,
Angélica na cara,
Isso é ser flor, e
Anjo juntamente,
Ser Angélica flor,
e anjo florente,
Em quem, senão em
vós se uniformara?
Quem veria uma
flor, que a não cortara
De verde pé, de
rama florescente?
E quem um Anjo vira
tão luzente,
Que por seu Deus, o
não idolatrara?
Se como Anjo sois
dos meus altares,
Fôreis o meu
custódio, e minha guarda
Livrara eu de
diabólicos azares.
Mas vejo, que tão
bela e tão galharda,
Posto que os Anjos
nunca dão pesares,
Sois Anjo, Que me
tenta, e não me guarda.
Gregório de Matos
Analise da Poesia
Bom esse poema como muitos dos outros de Gregório
desenvolve se por meio do jogo de palavras que é sempre transcrito nos poemas
Líricos, e por meios de imagens, que neste caso é: “Ângela” = “Angélica” =
“Anjo”, “flor” = “florente”. Na qual Gregório segue a tradição explorada por
Camões ao comparar a beleza da mulher à natureza.
O esquema rimático é: ABBA / ABBA / CDC / DCD. O seu tema
central é a contradição do poeta pela mulher “Ângela” que no poema ele colocar
ao lugar da flor “metáfora da beleza” ,e objeto do desejo, em Anjo “metáfora de
pureza” e símbolo da elevação espiritual, e que ocorre o uso de vários
trocadilhos, Angélica (pura como um anjo e que ao mesmo tempo o nome de uma flor
que inspira sensualidade) trata de uma mulher que tem uma feição angelical e tão
bela e amorosa que passa a idéia de uma flor ,e que muito delicada, uma imagem
de mulher construída a parti de duas palavras, que associa ao seu nome, e ao seu
rosto: flor “Ângélica na cara” e Anjo “Anjo no nome”, aqui podemos perceber a
presença de uma contradição, já que a mulher a mulher amada é anjo (plano
espiritual) e flor (plano material).
A sua imagem é a de um Anjo, mas que tenta, e não guarda,
e vem ai um grande toque barroco aparece no jogo de contradição revelado, se
essa mulher é um anjo, como é possível que, em lugar de garantir proteção, causa
apenas tentação ao lírico. A contradição entre o amar e o quere desemboca no
paradoxo dos versos finais “Sois anjos que me tenta e não me guarda”. Assim a
louvação a exaltação de uma beleza angelical termina com uma tentação demoníaca
e que gera a imagem angelical feminina, e a tentação da carne que atormenta o
espírito
Filmes indicados:
A menina do brinco de pérola
Martinho Lutero
Abaixo segue uma quadro onde estão dispostas todas as escolas literárias desde o descobrimento do Brasil.
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