CONTOS MACHADIANOS




A Cartomante
Entre Santos
Uns Braços
Um Homem Célebre
A Desejada das Gentes
A Causa Secreta
Trio em Lá Menor
Adão e Eva
O Enfermeiro
O Diplomático
Mariana
Conto de Escola
Um Apólogo
D. Paula
Viver
O Cônego ou a Metafísica do Estilo


Atenção:
Nos comentários abaixo, insiram o trio e o nome do conto escolhido para ser lido.

Comentários

  1. Fernanda Boschetti Nº 12
    Maria Eduarda Nº 27
    Vitoria Amaro Nº 39

    Conto: Adão e Eva

    ResponderExcluir
  2. Julia de Souza Nº23
    Ana Beatriz Nº03
    Monica Ferreira Nº30

    conto: Mariana

    ResponderExcluir
  3. A causa secreta
    Renan 32
    Matheus 28
    David 11

    ResponderExcluir
  4. A história do Romantismo


    O Romantismo foi um Movimento Literário que foi iníciado no séulo XiX,estava sempre presente nos livros dos autores,sempre falando em conflitos nas histórias de amor.No Brasil se iníciou em 1836.
    As características do Romantismo eram o sentimentalismo,histórias dramáticas e melancosas,que está relacionado em um modo de agir e de pensar.
    O Romantismo ocorreu no Brasil com a Família Real que morava no Rio de Janeiro,foi um período marcado por gerações.A primeira por Gonçalves Dias e Gonçalves Magalhães,que fala sobre o amor,pátria,índio e mulher.Na segunda geração,Casimiro de Abreu,Junqueira Freire,Álvares de Azevedo e Fernandes Varela. E na terceira geração por Castro Alves e Sousandrade.
    Os representantes do Romantismo no Brasil são Castro Alves,Gonçalves Dias,Álvares de Azevedo e Gonçalves Magalhães.
    Aprendi que antigamente o Romantismo era mais melancoso e triste,alguns poemas falavam sobre o erotismo,só que não tinha ''muito'' haver haver com o Romantismo.
    Gonçalves Dias,um homem que estudou fora do Brasil,que um de seus poemas está em um livro brasileiro.Em um poema feito por ele,pede para Deus não deixar ele morrer antes de voltar para o Brasil.
    Eu adoro romantismo,mas parece que o romantismo antigamente era mais dramático do que o de hoje.
    Ter romantismo é muito bom,eu acho que faz bem para o casal,pena que as pessoas de hoje em dia esquecem e serem romanticos.


    Alessandra Lúcia Lopes-n°01-2°ano D

    ResponderExcluir
  5. Raissa Silva Augusto n29 2D
    O Romantismo

    O Romantismo foi um movimento literário do século XVIII, onde as narrativas eram mais ou menos longas e os personagens se envolviam em uma complexa sério de ações repletas de emoção. Esse movimento teve fortes nomes no Brasil e em Portugal.

    O Romantismo teve como marco a ideia ligada ao termo amor, com mocinhas e mocinhos. Em literatura as narrativas eram praticamente todas com triângulos amorosos onde o fim de um personagem era a morte. Além disso, é marcado por três gerações conhecidas como nacionalista, mal do século e luta por igualdade e a transição do Romantismo para o Realismo.

    Durante o movimento, surgiu a prosa literária, que teve como grandes nomes Joaquim Manoel de Macedo, Manoel Antônio de Almeida e José de Alencar, enquanto na poesia tivemos Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias e Castro Alves, ambos mortos pelo conhecido mal do século (tuberculose).

    Através do estudo desse movimento literário, foi possível aprender que devido ao mal do século, a morte estava presente em muitos dos poemas desses grandes poetas; a forma de pensar e agir perante a sociedade era completamente diferente do que estamos acostumados.

    Por exemplo, antes de um casamento ser realizado, o noivo deveria ser um rapaz de boa índole, de família respeitada e antes de qualquer ação com a moça, deveria falar com a família de sua amada, passando pela aprovação dos pais da garota, só então, depois de alguns dotes entregues a família da noiva, é que o casamento era realizado.

    Dos autores estudados, Álvares de Azevedo é o que mais me chama atenção, pois o poeta, sabendo que morreria jovem, usa em seus poemas a forte presença da morte, além de ter sido uns dos poetas a praticar necrofilia, por não poder ter relações sexuais com uma moça devido a tuberculose. O poema “Se eu morresse amanhã” é um exemplo de poema com grande intensidade de morte.

    ResponderExcluir
  6. O movimento Romantismo
    O romantismo foi um movimento literário que ocorreu no século XIX em 1825, em Portugal. Este foi o movimento em que se designa a maneira de pensar, agir e interpretar a realidade de modo emotivo, rebelde e melancólico.
    As características do romantismo eram a liberdade de criação, sentimentalismo supervalorização do amor, sendo que perder sua amada era motivo para loucura, morte ou suicídio. A idealização da mulher, (tais eram divinizadas, e deveriam ser puras, virgens, donzelas). Houve também o mal do século em que havia pessimismo, prazer em sentir-se melancólico e sofredor, que buscava o isolamento e solidão.
    No Brasil iniciou-se em 1836, com uma publicação de Gonçalves de Magalhães. Neste período, nosso país ainda vivia sob a euforia da euforia da independência do Brasil. Os artistas brasileiros buscavam sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do país. Valorizavam também o amor sofrido, a religiosidade cristã, e teve três gerações.
    O principal escritor da prosa aqui no Brasil foi José de Alencar, e já na poesia Gonçalves Dias e Castro Alves.
    Com este movimento literário podemos concluir que o Romantismo foi um período melancólico, com muitos suicídios de poetas jovens, pois o amor para eles (não apenas só entre homem e mulher, mas na natureza ou sociedade) era algo essencial, o amor proibido, o amor impossível.
    Conhecemos os principais escritores de prosa e poesia dessa fase que foi importante para a literatura no Brasil porque os escritores brasileiros passaram a valorizar a nossa pátria.. Além disso, o Romantismo, através de seus autores ajudou no desenvolvimento de uma linguagem própria, abordando temas ligados à natureza e às questões político-sociais, influenciando na liberdade de criação e privilegiando a emoção.

    Tainá Arantes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog