Romantismo


Durante o 2° bimestre de 2014, os alunos dos segundos anos conheceram o movimento literário Romantismo. 
Textos em prosa e verso foram estudados, analisados e compreendidos nos tocante aos valores histórico e culturais...

Alguns conhecimentos levaram a incredulidade em concomitância com situações na área da saúde que comprometeu a sociedade acadêmica do período

Já outras apelos atingiram a objetividade característica do movimento: levar a emoção, ao delírios e prender o leitor através do clímax

Enfim, depois da trajetória de estudos, os alunos dos segundos anos B e D produziram textos de autoria com a finalidade de informar academicamente aos leitores deste blog o que aprenderam, o que mais lhes agradou assim como a opinião adquirida após este período de aprendizagem.

Comentários

  1. O Romantismo foi o Movimento Literario e filosófico, que teve inicio no final do seculo XVIII , até no inicio do seculo XVIIII em Portugal .
    O Movimento durou 3 décadas , os principais representantes em Portugal eram : 1 década : João de Almeida , Alexandre Herculano . Na 2 década : Camilo Castelo Branco e na 3 década : João de Deus e Julio Diniz .
    No Brasil o Romantismo surgiu em 1834 , com a publicação de Gonçalves Magalhães . Na primeira década o Romantismo brasileiro relatava o Nacionalismo e Religiosidade , um dos principais representantes foi Gonçalves Dias .
    Na geração o Romantismo brasileiro relatou o Pessimismo , o tédio , o sentimentalismo ultra Romantismo , Tuberculose , a ironia , os principais representantes desta geração eram Casimiro de Abreu . Na terceira gereçao o romantismo brasileiro relatou o poesia social e literatura , os principais representantes eram Castro Alves e Sousa Andrade .
    Neste tempo surgiu a " Prosa literaria e o desenvolvimento literário , os principais representantes da prosa eram Joaquim M. De Macedo e Manoel Bandeira .
    Um dos cenários mais importantes no Romantismo brasileiro foi no Rio de Janeiro com o teatro e a vinda da familia real no Brasil .
    Através do Romantismo foi possível aprender que naquela época em que aconteceu o Movimento , poucas mulheres tinham acesso a escola , e essa minoria que frequentava , aprendiam BA escola a como ser uma boa esposa , aprendiam os afazeres da casa.
    Dos autores estudados , Gonçalves Dias foi o qual chamou um pouco mais à atenção , pois era um poeta que relatava saudade que sentia de sua terra natal Pernambuco enquanto estudava na Europa , ficou conhecido como o " Poeta da Nostalgia ou poeta da saudade" .Algumas de suas obras foram " Se eu morresse amanha " e Canção de exílio , no qual relatava de imã forma marcante a saudade de sua terra natal.
    Foi bem interessante estudar o Romantismo esse bimestre , conhecer esses autores incríveis e suas poesias .

    Ana Clara Costa 2 ano D

    ResponderExcluir
  2. O Romantismo foi um movimento literário que teve início no século XIX, em 1825 em Portugal e em 1836 no Brasil.
    Foi considerado o oposto do Arcadismo, o amor era super valorizado, perder um amor significava perder o sentido da vida, a mulher tinha que ser pura, pessimismo em relação a sociedade, prazer em sentir-se melancólico, busca de isolamento e solidão, eram as características desse movimento literário.
    O Romantismo no Brasil começou com a publicação de Gonçalves Magalhães e Gonçalves Dias, na primeira geração de poetas na segunda geração Casemiro de Abreu, Alvares de Azevedo. As características dessa geração são a melancolia,o mal do século era a tuberculose, a solução para os problemas era a morte. A terceira geração de Castro Alves, Sousandrade.
    O representante do Romantismo na prosa aqui no Brasil foi o José de Alencar e na poesia Gonçalves Dias e Castro Alves.
    Aprendi que no Romantismo ser triste era bom, que os poetas sofriam e sentiam prazer nisso.
    Um dos poetas que eu gostei foi o Gonçalves Dias, pois ele fala do Brasil em seus poemas e mais conhecido é Canção o Exilio.
    Na minha opinião o Romantismo é muito melancolico e não gosto muito disso.


    Texto da aluna Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. O movimento Romantismo
    O romantismo foi um movimento literário que ocorreu no século XIX em 1825, em Portugal. Este foi o movimento em que se designa a maneira de pensar, agir e interpretar a realidade de modo emotivo, rebelde e melancólico.
    As características do romantismo eram a liberdade de criação, sentimentalismo supervalorização do amor, sendo que perder sua amada era motivo para loucura, morte ou suicídio. A idealização da mulher, (tais eram divinizadas, e deveriam ser puras, virgens, donzelas). Houve também o mal do século em que havia pessimismo, prazer em sentir-se melancólico e sofredor, que buscava o isolamento e solidão.
    No Brasil iniciou-se em 1836, com uma publicação de Gonçalves de Magalhães. Neste período, nosso país ainda vivia sob a euforia da euforia da independência do Brasil. Os artistas brasileiros buscavam sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do país. Valorizavam também o amor sofrido, a religiosidade cristã, e teve três gerações.
    O principal escritor da prosa aqui no Brasil foi José de Alencar, e já na poesia Gonçalves Dias e Castro Alves.
    Com este movimento literário podemos concluir que o Romantismo foi um período melancólico, com muitos suicídios de poetas jovens, pois o amor para eles (não apenas só entre homem e mulher, mas na natureza ou sociedade) era algo essencial, o amor proibido, o amor impossível.
    Conhecemos os principais escritores de prosa e poesia dessa fase que foi importante para a literatura no Brasil porque os escritores brasileiros passaram a valorizar a nossa pátria.. Além disso, o Romantismo, através de seus autores ajudou no desenvolvimento de uma linguagem própria, abordando temas ligados à natureza e às questões político-sociais, influenciando na liberdade de criação e privilegiando a emoção.

    Texto: Tainá Arantes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog